How to find us
|
Contacts

Markets and Products in Tourism 2016/2017

  • 4 ECTS
  • Taught in Portuguese
  • Continuous Assessment

Objectives

The objectives of the course are closely linked with the syllabus, with the teaching methodologies and evaluation methods. It is intended, therefore, that the students are able to:
1. Describe and apply the process of development of tourism products.
2. Distinguish in a structured and informed way the most relevant tourism products, both in Portugal and worldwide.
3. Identify the main elements of supply that are on the basis of each tourism product.
4. Discuss the characteristics of tourism markets/ demand associated to different products.
5. Identify and explain special needs of specific market segments, such as the senior and young.
6. Assess the problematic, trends and future challenges of the different tourism markets and products.

Recommended Prerequisites

Not applicable.

Teaching Metodology

Será utilizado o método expositivo interativo, através da exposição formal de conceitos, teorias e modelos, combinado com outros métodos para estimular a participação dos alunos, recorrendo, nomeadamente ao brainstorming, debate, análise de case studies e discussão dos temas lecionados.
Será ainda aplicado o método de realização de um projeto, em grupo, o qual será acompanhado pelo docente em sessões de orientação, apoio e feedback. Este método será complementando com a organização de sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.
Pretende-se ainda a consolidação de conhecimentos através da realização de visitas técnicas e de palestras com oradores convidados.

Body of Work

Topic 1 – Creation and development of tourism products
1.1 Components of tourism products
1.2 The development process
1.3. Tourism products in the National Strategic Plan (PENT)

Topic 2 - Tourism products
2.1. Business Tourism
2.2. Ecotourism / Nature Tourism
2.3. Wellness Tourism
2.4. Sports Tourism
2.5. Adventure Tourism
2.6. Wine and Food Tourism
2.7. Coastal Tourism
2.8. Nautical and Cruise Tourism
2.9. Cycle Tourism

Topic 3 – Tourism markets
3.1. Senior
3.2. Young
3.3. Social

Recommended Bibliography

Buckley, R. (2010). Adventure Tourism Management. Boston: Elsevier.
Costa, C., Brandão, F., Costa, R. & Breda, Z. (eds.) (2014). Turismo nos países lusófonos: Conhecimento, estratégia e territórios - VolI, Lisboa: Escolar Editora.
Costa, C., Brandão, F., Costa, R. & Breda, Z. (eds.) (2014). Produtos e Competitividade do turismo na lusofonia - Vol II, Lisboa: Escolar Editora.
Fennel, D. (1999). Ecotourism: An introduction. London: Routledge
Henriques, C. (2003). Turismo, Cidade e Cultura - Planeamento e Gestão Sustentável. Lisboa: Edições Sílabo.
THR / Turismo de Portugal (2006). 10 produtos estratégicos para o desenvolvimento do turismo em Portugal (relatórios disponíveis em www.turismodeportugal.pt).

Complementary Bibliography

Hjalager, A.-M., & Richards, G. (Eds.). (2001). Tourism and Gastronomy. London and New York: Routledge.
Law, E. (1996). Tourism in major cities. London: International Thomson Business Press. . (Existe na Biblioteca)
Veal, A. (2010) Leisure, sport and tourism, politics, policy and planning, Oxfordshire: Cabi. (Existe na Biblioteca)
WTO (2004). Rural Tourism in Europe: Experiences, Development and Perspectives. Madrid: WTO.

Weekly Planning

Week 1
Presentation of the course
Topic 1 – Tourism products
1.1 Creation and development of products in tourism

Week 2
1.1.1 Components of tourism products
1.1.2 Development process
Supervision of students' projects

Week 3
2.1. Business Tourism
Supervision of projects

Week 4
2.2. Ecotourism and Nature Tourism
Supervision of students' projects

Week 5
2.3. Wellness Tourism
Supervision of students' projects

Week 6
2.4. Sports Tourism
Supervision of students' projects

Week 7
1st written teste
Supervision of students' projects

Week 8
2.5. Adventure Tourism
Supervision of students' projects

Week 9
2.6. Wine and Food Tourism
Supervision of students' projects

Week 10
2.7. Coastal Tourism
Supervision of students' projects

Week 11
2.8. Nautical and Cruise Tourism
Supervision of students' projects

Week 12
2.9. Cycle Tourism
Supervision of students' projects

Week 13
Topic 2 – Tourism markets
Supervision of students' projects

Week 14
Topic 2 – Tourism markets
2nd written test

Week 15
Presentation of students' projects

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar os alunos de conhecimentos técnicos e teóricos e ferramentas fundamentais relacionados com os diferentes mercados e produtos turísticos, nomeadamente os que possuem maior expressividade em Portugal.
O objetivo 1 - Descrever e aplicar o processo de desenvolvimento de produtos em turismo será concretizado através da lecionação dos conteúdos 1.1 - Componentes dos produtos turísticos e 1.2 - Processo de desenvolvimento de produtos. Para que os alunos diferenciem, de forma aprofundada e estruturada, os produtos turísticos com maior expressão e representatividade em Portugal e no mundo (objetivo 2), serão lecionados os conteúdos 2.1- Produtos turísticos estratégicos para Portugal: recursos, distribuição espacial e fases de desenvolvimento e 2.2 - Caraterização, identificação dos elementos da oferta e dos mercados, análise das tendências de evolução dos produtos definidos.

Demonstration of the teaching methodologies coherence with the curricular unit's objectives

A abordagem expositiva interativa será útil ao nível de todos os objetivos (do 1 ao 6), especialmente no que concerne às questões conceptuais associadas aos mercados e produtos em Turismo, sempre no sentido de fornecer aos discentes as ferramentas necessárias para a consolidação dos conteúdos e a sua aplicação prática. Adicionalmente, de acordo com a especificidade de cada objetivo, este método será complementado com outros que potenciem o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Para concretizar o objetivo 1, que visa a descrição e aplicação do processo de desenvolvimento de produtos em turismo, será utilizado o brainstorming como método complementar ao expositivo interativo.
A realização de um projeto (trabalho de grupo), integrando sessões de orientação e feedback e de apresentação e debate dos trabalhos será um dos métodos privilegiados ao nível dos objetivos de aprendizagem 2 (Diferenciar, de forma aprofundada e estruturada, os produtos turísticos com maior expressão e representatividade em Portugal e no mundo), 3 (Identificar os principais elementos da oferta que estão na base de cada produto), 4 (Discutir as características dos mercados/ procura associados aos diferentes produtos) e 6 (Avaliar as problemáticas, tendências de evolução e desafios futuros associados aos mercados e produtos turísticos). Para além destes métodos, será utilizada a discussão dos temas abordados e a análise de case studies no âmbito dos objetivos 2, 3, 4 e 5 (Identificar e explicar necessidades especiais de segmentos de mercado específicos, tais como o sénior, jovem e o social).

relevant generic skillimproved?assessed?
Achieving practical application of theoretical knowledgeYesYes
Analytical and synthetic skillsYesYes
Commitment to qualityYesYes
CreativityYes 
Cultural awarenessYesYes
Ethical and responsible behaviourYesYes
Event organization, planning and managementYesYes
Foreign language proficiency  
IT and technology proficiency  
Problem Analysis and AssessmentYes 
Relating to othersYes 
Research skillsYesYes
Self-assessmentYes 
TeamworkYesYes
Understanding multiculturalism and valuing diversityYes 
Written and verbal communications skills Yes
This website uses cookies to provide better functionality and for performance measurements (European Union Directive 2009/136/EC)