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Comportamento do Consumidor 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Torna-se fundamental analisar o comportamento do consumidor/cliente, antes, durante e após a aquisição de um produto ou serviço turístico e avaliar o grau de influência entre stakeholders. O “novo” consumidor de turismo, influenciado pelos recursos, características e necessidades da nova economia, tem mostrado evidentes mudanças de comportamento que geram modificações diretas na oferta turística. Assiste-se cada vez mais à transformação das empresas de um modelo estruturado para um modelo mais fluido, com foco nas suas core competências. Qualquer profissional de turismo precisa estar atento aos movimentos do mercado e às tendências do sector, aproveitando as oportunidades que se perfilem na sua envolvente. Elas norteiam os empreendedores apontando as direções a serem seguidas e fornecem insights para os empresários ampliarem os seus negócios. Neste enquadramento torna-se crucial estudar o comportamento dos consumidores na indústria da hospitalidade.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de Marketing, Gestão, Hospitalidade

Método de Ensino

Nas aulas irá utilizar-se, sobretudo, o método expositivo-activo, com recurso a exemplos
práticos associados a situações reais;
Pretende-se que os alunos tenham uma participação pro-activa e de reflexão devendo desenvolver um projecto integrado que inclua a recolha e análise de informação sobre o
consumidor, de forma a permitir a articulação e aplicação conceptual a situações reais;
2. Avaliação Contínua
A avaliação será composta por três momentos:
a) realização de um projecto de trabalho em grupo (40%)
b) realização de um caso prático individual (40%)
c) Participação em sala (20%)

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao comportamento do consumidor
1.1 Importância do Comportamento do Consumidor
2. Comportamento Turístico e Mercados Turísticos
3. Comportamento do Consumidor:
3.1 Factores de Influência
3.1.1 Factores Socio-Culturais
- Cultura, Subculturas e Grupos de Referência
231.2 Factores Psicológicos e Situacionais
- Percepção
- Motivação
- Emoções
- Aprendizagem
- Memória
- Crenças e Atitudes;
3.2 Economia Comportamental
4. O Processo de Tomada de Decisão de Compra
5. Metodologias de avaliação do Comportamento do Consumidor
5.1 Metodologias Quantitativas e Qualitativas
5.2 NeuroMarketing
6. As tendências no consumo
6.1 Os Novos Consumidores

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Cohen, S. A.; Prayag, G. & Moital, M. (2013). “Consumer behaviour in tourism: Concepts, influences and opportunities”. http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/13683500.2013.850064?needAccess=true
http://epubs.surrey.ac.uk/806891/15/Cohen%2C%20Prayag%20%26%20Moital%202014%20CIT.pdf
Costa, M.; Ferrão-Filipe & Mercado, M. (2016). “A NeuroMarketing Exploratory Study: Beer Brands Influence on College Students Consumer Behavior.” Paper apresentado na 5Th Conference on Business, Economics and Management – WCBEM – 16. Kemer, Antalya, Turquia, 12 a 14 de Maio de 2016.
Dinis, G.; Costa, C.; Pacheco, O. (2013). “Nós Googlamos! Utilização da ferramenta Google Trends para compreender o interesse do público pelo Turismo no Algarve”. Cohen, S. A.; Prayag, G. & Moital, M. (2013). “Consumer behaviour in tourism: Concepts, influences and opportunities”. http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/13683500.2013.850064?needAccess=true
http://epubs.surrey.ac.uk/806891/15/Cohen%2C%20Praya

Bibliografia Complementar

http://blog.yourviews.com.br/tendencias-do-comportamento-do-consumidor-mostradas-pelo-facebook/
http://go.euromonitor.com/consumer-trends-2016.html
https://www.linkedin.com/pulse/quatro-tend%C3%AAncias-de-consumo-que-mudar%C3%A3o-os-neg%C3%B3cios-em-let%C3%ADcia
http://www.mintel.com/european-consumer-trends/
https://prezi.com/l1283wy5p7p6/comportamento-do-consumidor-novas-tendencias/
http://www.trendwatching.com

Planificação Semanal

- Aulas Teórico-Práticas com apresentação de casos reais

Coerência do programa para com os objetivos

Atendendo que os objetivos propostos equilibram as teorias fundamentais do Comportamento do Consumidor associados a organizações de turismo e a aplicação prática dos conteúdos no domínio dos conceitos, a metodologia adotada cumpre esses fins. Transversal a todo o momento de ensino é a abordagem de investigação, patente no projeto de grupo a construir ao longo do percurso letivo, que se entende venha a constituir competência fundamental do futuro licenciado em Hospitalidade.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

No final do semestre, pretende-se que os alunos percebam as tendências de consumo e o comportamento do consumidor e turista .

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipa  
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