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Projeto 2017/2018

  • 50 ECTS
  • Lecionada em Português

Objetivos

Objetivos de aprendizagem
A UC tem como objetivo geral implementar um projeto de intervenção num contexto educativo formal ou comunitário. Em particular, o estudante deverá ser capaz de elaborar e defender um Relatório final que pressupõe a capacitação para:
a) proceder a uma análise diagnóstica das necessidades educativas e formativas de um dado grupo ou população, com explicitação das grelhas concetuais de leitura e dos instrumentos metodológicos utilizados para recolha e análise de dados;
b) planificar, implementar e avaliar um projeto de intervenção educativa e/ou de investigação-ação;
c) desenvolver trabalho de campo que corresponda à implementação do projeto de intervenção ou pesquisa-ação;
d) elaborar um Relatório final do Projeto.
O estudante também deve desenvolver e demonstrar competências ao nível da comunicação oral, para apresentação e defesa do Relatório.

Pré-Requisitos Recomendados

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Método de Ensino

Métodos de ensino (incluindo avaliação)
Um conjunto de sessões semanais para supervisão tutorial individual será devidamente planificado e agendado entre o Orientador e o estudante no início de cada semestre, de forma a totalizar as 60h de contacto, repartidas de forma equivalente pelos dois semestres.
A avaliação do Projeto é o resultado da média ponderada dos seguintes elementos: a) Relatório Preliminar de Projeto (30%), a atribuir pelo orientador; b) Relatório Final de Projeto (40%), a atribuir por um júri; c) Defesa Oral (30%), a atribuir por um júri.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos principais desta UC dizem respeito às diferentes tarefas de elaboração de um Projeto de intervenção educativa, nomeadamente: análise da literatura, processo de coleta de dados, técnicas de seleção da amostra e outros procedimentos metodológicos a serem aplicados.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

APA (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA.
Bryman, A., & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Oeiras: Celta Editora.
Charmaz, K. (2006). Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis. Thousand Oaks, CA: Sage.
Cone, J.D., & Foster, S.L. (2006). Dissertations and theses from start to finish. Washington: APA.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds. (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: Sage.
Eye, A. (1999). Statistical methods in longitudinal research. Boston: Academic Press.
Marôco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics. Pero Pinheiro: Report Number.
Martella, R.C., Nelson, J.R., Morgan, R.L, & Marchand-Martella, N.E. (2013). Understanding and interpreting educational research. NY: Guilford

A bibliografia temática será recomendada de acordo com cada projeto de intervenção,

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos principais desta UC dizem respeito às diferentes tarefas de elaboração de um Projeto de intervenção educativa, nomeadamente: análise da literatura, processo de coleta de dados, técnicas de seleção da amostra e outros procedimentos metodológicos a serem aplicados.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias que apelam a várias modalidades de treino do estudante adaptam-se aos objetivos desta unidade curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade negocial  
Trabalho em contexto internacional  
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