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Seminário de Orientação 2017/2018

  • 10 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Esta unidade curricular tem como principal objetivo assegurar um acompanhamento adequado dos estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento e concretização da Dissertação / Estágio / Projeto. O Seminário de Orientação, direcionado de acordo com cada projeto, visa garantir a adequada aquisição e aplicação de competências, que possibilitem a realização de uma investigação científica apresentada sob a forma de Dissertação, ou um Estágio em contexto profissional, ou um Projeto de intervenção, eticamente corretos, metodologicamente rigorosos e exequíveis dentro do tempo previsto.

Pré-Requisitos Recomendados

Ter realizado unidades do 1º ano curricular.

Método de Ensino

Os Seminários de Orientação são concebidos para enquadrar e complementar a orientação tutorial. Utilizam-se metodologias diversificadas, congruentes com o modelo de Seminário e com o alargamento dos debates a elementos externos à comunidade académica. Os Seminários tornam-se importantes para desenvolver nos estudantes competências de cooperação entre pares e supervisores e ainda para interagirem com membros da comunidade alargada.
As sessões de seminário serão agendadas no início do ano letivo e sujeitas a uma avaliação pela participação demonstrada através da realização de sínteses de leitura, trabalhos temáticos, relatórios de participação em conferências, organização de eventos científicos, relatórios de progressão do trabalho de pesquisa individual.

Conteúdos Programáticos

nteúdos programáticos
1.Problemáticas emergentes na pesquisa em Ciências da Educação
2.Formulação de questões, objetivos e hipóteses de investigação em CE
3.Enquadramento teórico das pesquisas e procedimentos de “Revisão da literatura”
4.Questões aprofundadas de Metodologia em CE
4.1.Tipologia de planos de investigação
4.2.Seleção e construção de instrumentos
4.3.Técnicas de análise de dados
4.4.Ética da investigação em CE
5.Comunicação científica em CE: posters, papers e relatórios de investigação
6.Elaboração de Pré-projetos de pesquisa

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

7.Bibliografia / References
Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação. Porto: Ed ASA.
APA (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA.
Boavida, J., & Amado, J. (2008). Ciências da Educação: Epistemologia, identidade e perspetivas. Coimbra: Imprensa da UC.
Bryman, A., & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Oeiras: Celta Editora.
Cone, J.D., & Foster, S.L. (2006). Dissertations and theses from start to finish. Washington: APA.
Martella, R.C., Nelson, J.R., Morgan, R.L, & Marchand-Martella, N.E. (2013). Understanding and interpreting educational research. NY: Guilford.
Mertens, D. M. (2014). Research and evaluation in education and psychology. Los Angeles: Sage.
Santos, B. S. (Org.) (2003). Conhecimento prudente para uma vida decente: “Um discurso sobre as ciências” revisitado. Porto: Afrontamento.
NB: A bibliografia temática será selecionada de acordo com os tópicos específicos aos pro

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

As sessões de seminário serão agendadas no início do ano letivo e sujeitas a uma avaliação pela participação demonstrada através da realização de sínteses de leitura, trabalhos temáticos, relatórios de participação em conferências, organização de eventos científicos, relatórios de progressão do trabalho de pesquisa individual.Neste sentido, observa-se coerência entre os conteúdos selecionados e os objetivos da unidade curricular.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Adota-se o modelo de Seminário para potenciar a co-construção e o treino colaborativo de competências, estimulando o trabalho em equipa e a monitorização permanente das aprendizagens. O Seminário envolve atividades individuais e grupais de planificação de um pré-projeto de investigação, segundo as várias etapas, enunciadas nos Objetivos de Aprendizagem. Os estudantes progridem no seu processo de planificação mediante supervisão científica dos docentes e discussão colegial contínua, no interior do grupo-turma.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de decisão  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Liderança  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Trabalho em contexto internacional  
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