Como chegar
|
Contactos

Desenvolvimento e Operacionalização de Projetos Turísticos 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Identificar um problema concreto que seja a base de um projeto de desenvolvimento sustentável;
Desenvolver uma reflexão rigorosa e científica com base num problema concreto para o qual se pretendem obter respostas ou melhorias;
Refletir sobre as necessidades (lacunas) existentes em torno de um determinado problema;
Aplicar métodos de análise e pesquisa de forma a responder aos objetivos de ação, passíveis de estudo;
Elaborar um plano de ação de trabalho de campo que verifique dados concretos de análise.
Analisar dados recolhidos e apresentar propostas de melhoria/novas estratégias.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Aulas teórico-práticas desenvolvidas sobre a forma de orientação para o estudo e apoio do mesmo, pesquisa, investigação e orientação para a concretização prática dos materiais de avaliação.
A disseminação do conhecimento será realizada através de aula expositiva; exploração da leitura; sebentas; seminários; exercícios de conhecimento; desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento; Tutorias. A aplicação do conhecimento terá como forte componente uma metodologia com base em projetos de investigação; trabalho de grupo; reflexão; brainstorming; esquemas conceptuais; resolução de problemas. De forma a facilitar o desenvolvimento do aluno será desenvolvido, também, feedback; contrato de aprendizagem; autoavaliação; traçar perfis.

Conteúdos Programáticos

1. Desenvolvimento do plano de projeto: identificar um problema e objetivos.
2. Noção de projeto de desenvolvimento sustentável. Conceito de projeto sustentável.
3. Leitura e pesquisa do estado da arte. Reflexão rigorosa e científica com base no problema identificado e nas suas possibilidades de resposta;
4. Identificação de lacunas: metodologia de identificação de lacunas;
5. O processo metodológico de resposta aos objetivos;
6. Elaborar um plano de ação e de trabalho de campo de acordo com metodologia de projeto;
7. Análise de dados e propostas estratégicas e de melhorias, de acordo com metodologias selecionadas para cada caso.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

García-Rosell, J. C. & Haanpää, M. (2017). Developing practice and theory together: Reflecting on a tourism development and research project in Finnish Lapland, Loisir et Société. Society and Leisure, 40 (2), 284-301. DOI: 10.1080/07053436.2017.1328864.

Gomes, J. & Romão; M. (2016). Improving Project Success: A Case Study Using Benefits and Project Management. Procedia Computer Science,100, 489-497

Stolk, J. P & Lyons, K. D. & Young, T. (2017). Building capacity in a regional business community through engaged scholarship: A case study of the Tourism Monitor project in the Hunter Region of New South Wales, Australia, Loisir et Société. Society and Leisure,
40:1, 151-165, DOI: 10.1080/07053436.2017.1282192

Milena, F. (2019). Perspectives of Innovations, Economics & Business, (1), 57-59.

Bibliografia Complementar

A indicar.

Planificação Semanal

Semana 1, 2 e 3: O desenvolvimento do plano de projeto contendo a identificar um problema, objetivos; Projeto de desenvolvimento sustentável: conceito de projeto sustentável
Semana 4, 5 e 6: Leitura e pesquisa do estado da arte de forma a desenvolver uma reflexão rigorosa e científica com base no problema identificado e nas suas possibilidades de resposta;
Semana 7: Identificação de lacunas: metodologia de identificação de lacunas;

Apresentação parte 1 do trabalho

Semana 8, 9, 10, 11: Responder aos objetivos: metodologias e trabalho de campo; Elaborar um plano de ação de trabalho de campo que é possível verifique dados concretos de análise;
Semana 12,13 e 14. Análise de dados e propostas estratégicas e de melhorias;

Semana 15: apresentação de trabalhos e entrega do mesmo

Coerência do programa para com os objetivos

De forma a identificar um problema concreto que seja a base para a criação de um projeto de desenvolvimento sustentável, são fundamentais os conteúdos relativos ao desenvolvimento do plano de projeto: identificar um problema e objetivos, bem como as noções de projeto de desenvolvimento sustentável. Para desenvolver uma reflexão científica de forma a obter respostas e a refletir sobre as lacunas em torno dos temas e problemas, a leitura e análise do estado da arte são orientadores fundamentais. Assim procede-se à dentificação de lacunas seguindo critérios metodológicos e de resposta aos objetivos. Por fim, de forma a aplicar métodos de análise e pesquisa, elaborar um plano de ação de trabalho de campo, analisar dados recolhidos e apresentar propostas de melhoria, os temas relacionados com o apoio e aplicação de metodologia de elaboração um plano de ação de trabalho de campo bem como de análise de dados e propostas estratégicas e de melhorias são os apoios entendidos como necessários.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para identificar um problema concreto, criar um projeto de desenvolvimento sustentável e desenvolver uma reflexão em torno do mesmo, identificando lacunas e problemas, são fundamentais aulas teórico-práticas desenvolvidas sobre a forma de orientação para o estudo e apoio do mesmo, pesquisa, investigação e orientação para a concretização prática dos materiais de avaliação. Nesta primeira fase de disseminação de matérias e reflexão em torno das mesmas, as aulas expositivas, a exploração da leitura, as sebentas, seminários, exercícios de conhecimento, desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento, assim como tutorias de acompanhamento ao aluno pretendem apoiar e encaminhar a aprendizagem em sala de aula e os momentos de estudo. No que concerne à aplicação do conhecimento que terá como forte componente a exploração de uma metodologia de projeto, trabalho de grupo, reflexão, brainstorming, esquemas conceptuais e de resolução de problemas pretendem-se alcançar objetivos de aplicação mais prática como elaboração de planos de ação, trabalho de campo que permitirão a recolha e análise de dados bem como apresentar propostas de melhoria. De forma a facilitar o desenvolvimento do estudante será desenvolvido, também, feedback; contrato de aprendizagem; autoavaliação; traçar perfis que auxiliem o estudante a compreender a aplicação dos métodos de pesquisa, análise, recolha de dados e análise dos mesmos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)