Como chegar
|
Contactos

Turismo de Negócios 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
Compreender a evolução das viagens de negócios ao longo dos tempos;
Conhecer o conceito de Turismo de Negócios;
Analisar os diferentes segmentos do Turismo de Negócios;
Estudar a estrutura e funcionamento dos Convention & Visitors Bureaux

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão lecionadas através do método expositivo complementadas com a análise e debate de estudos-caso. Será feita orientação tutorial para o apoio prático do percurso letivo dos alunos, particularmente na realização de trabalhos de grupo e individuais que serão posteriormente apresentados oralmente em contexto de aula, de forma a estimular a reflexão, a capacidade crítica e a interação nos alunos.

Método de avaliação:
Realização do 1º trabalho prático e apresentação em aula: 35%
Realização do 2º trabalho prático e apresentação em aula: 35%
Participação nas atividades do DTPC (seminários; aulas abertas; palestras, etc.) – com entrega de relatório sobre a participação nessas atividades: 30%

Conteúdos Programáticos

1.A evolução das viagens de negócios ao longo dos tempos
a.A evolução das deslocações motivadas pelos negócios
b.O efeito da globalização
c.Tendências e perspetivas de futuro no Turismo de Negócios
d.O desenvolvimento da TIC e o seu impacto no Turismo de Negócios

2.O conceito de Turismo de Negócios
a.Definições de Turismo de Negócios
b.Definição de Meetings Industry
c.Espaços vocacionados para o Turismo de Negócios (venues)
d.Turismo de Negócios descricionário vs não discricionário
e.O perfil do Turista de Negócios

3.Os diferentes segmentos do Turismo de Negócios
a.Viagens de Negócios individuais
b.Reuniões empresariais ou corporativas
c.Reuniões associativas
d.Feiras e Exposições
e.Viagens de incentivo
f.Hospitalidade corporativa

4.Estrutura e funcionamento dos Convention & Visitors Bureaux
a.Relação entre Turismo de Negócios e Turismo de Lazer
b.O modelo de funcionamento dos Convention & Visitors Bureaux

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Marques,J. & Santos,N.(2017),Business Tourism Development:A Portuguese Perspective,Cuadernos de Turismo,nº.40,pp.423-437

Marques,J.&Santos,N.(2017),Tourism Development Strategies for Business Tourism Destinations: case study in the Central Region of Portugal, Tourism: An International Interdisciplinary Journal,Vol.65,Nº4,pp.437-449

Marques,J.&Santos,N.(2016),Developing business tourism beyond major urban centres: the perspective of local stakeholders, Tourism and Hospitality Management,Vol.22,No.1,pp.1-15

Marques,J.&Santos,N.(2013),O Centro Litoral de Portugal como destino de Turismo de Negócios. Análise à oferta de alojamento e de espaços para reuniões, in Cravidão, F. & Santos,N. (coord.),Turismo e Cultura. Destinos e Competitividade,IUC, Coimbra,pp.75-110

Marques,J.(2013),A valorização turística do território como fator de dinamização do produto Turismo de Negócios,in Fernandes,J.,Cunha,L.&Chamusca,P.(coord.),Geografia & Política, Políticas e

Bibliografia Complementar

DAVIDSON, R. e COPE, B. (2003). Business Travel. Conferences, Incentive Travel, Exhibitions, Corporate Hospitality and Corporate Travel. Harlow, Pearson Education Limited.

SWARBROOKE , J. e HORNER, S. (2001). Business Travel and Tourism. Oxford: Butterworth-Heinemann.

Planificação Semanal

Semana 1:
1.A evolução das viagens de negócios ao longo dos tempos
a.A evolução das deslocações motivadas pelos negócios
Semana 2:
b.O efeito da globalização
c.Tendências e perspetivas de futuro no Turismo de Negócios
d.O desenvolvimento da TIC e o seu impacto no Turismo de Negócios
Semana 3:
2.O conceito de Turismo de Negócios
a.Definições de Turismo de Negócios
Semana 4:
b.Definição de Meetings Industry
Semana 5:
c.Espaços vocacionados para o Turismo de Negócios (venues)
Semana 6:
d.Turismo de Negócios descricionário vs não discricionário; apresentação dos trabalhos de grupo para avaliação contínua.
Semana 7:
O perfil do Turista de Negócios
Semana 8:
3.Os diferentes segmentos do Turismo de Negócios
a.Viagens de Negócios individuais
Semana 9:
b.Reuniões empresariais ou corporativas
c.Reuniões associativas
Semana 10:
d.Feiras e Exposições
e.Viagens de incentivo
Semana 11:
f.Hospitalidade corporativa
Semana 12:
4.Estrutura e funcionamento dos Convention & Visitors Bureaux
a.Relação entre Turismo de Negócios e Turismo de Lazer
Semana 13:
b.O modelo de funcionamento dos Convention & Visitors Bureaux; apresentação dos trabalhos de grupo para avaliação contínua.
Semana 14: Visitas de estudo
Semana 15: Revisões e conclusões dos conteúdos apreendidos

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de compreender a evolução das viagens de negócios reflete-se através da evolução das deslocações motivadas pelos negócios, do efeito da globalização, tendências e perspetivas de futuro no Turismo de Negócios (TN) e do desenvolvimento da TIC e o seu impacto no Turismo de Negócios; O objetivo de conhecer o conceito de TN reflete-se através das definições de TN e da Meetings Industry, dos diferentes espaços vocacionados para o TN (venues), das diferenças existentes entre TN descricionário e não discricionário e do perfil do Turista de Negócios; O objetivo referente à análise dos diferentes segmentos do TN reflete-se através dos conceitos e fenómenos associados às viagens de negócios individuais, reuniões empresariais ou corporativas, reuniões associativas, feiras e exposições, viagens de incentivo e hospitalidade corporativa; O objetivo de estudar a estrutura e funcionamento dos CVB reflete-se através da relação entre TN e Turismo de Lazer e do modelo de funcionamento dos CVB.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino utilizadas para atingir os objetivos de compreender a evolução das viagens de negócios ao longo dos tempos, conhecer o conceito de Turismo de Negócios, analisar os diferentes segmentos do Turismo de Negócios e estudar a estrutura e funcionamento dos Convention & Visitors Bureaux serão a aula expositiva, a exploração da leitura de textos aplicados a cada contexto, análise de estudos de caso e de desenvolvimento de trabalhos de grupo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)