Como chegar
|
Contactos

Alojamento e Hospitalidade 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
Compreender a evolução dos conceitos de hospitalidade e alojamento ao longo dos tempos;
Conhecer a evolução do alojamento turístico em Portugal e as respetivas tendências;
Analisar os diferentes contextos na gestão e operacionalização do alojamento turístico;
Estudar a importância da qualidade e da certificação no alojamento turístico.

Pré-Requisitos Recomendados

N/A.

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão lecionadas através do método expositivo complementadas com a análise e debate de estudos-caso. Será feita orientação tutorial para o apoio prático do percurso letivo dos alunos, particularmente na realização de trabalhos de grupo e individuais que serão posteriormente apresentados oralmente em contexto de aula, de forma a estimular a reflexão, a capacidade crítica e a interação nos alunos.

Método de avaliação:
Realização do 1º trabalho prático e apresentação em aula: 35%
Realização do 2º trabalho prático e apresentação em aula: 35%
Participação nas atividades do DTPC (seminários; aulas abertas; palestras, etc.) – com entrega de relatório sobre a participação nessas atividades: 30%

Conteúdos Programáticos

I.Hospitalidade e o alojamento turístico
a.Conceito de hospitalidade
b.Conceito de alojamento turístico
c.Tipologias existentes de alojamento turístico

II.Evolução do alojamento turístico
a.Evolução em Portugal
b.O surgimento do alojamento local
c.Novas tendências no alojamento turístico

III.Gestão e operacionalização do alojamento turístico
a.A comercialização do alojamento turístico
b.Formas de exploração do alojamento turístico
c.As principais operações envolvidas no setor do alojamento

IV.A qualidade e certificação nos alojamentos turísticos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

CHOO,S.,K.LEE,J.PARK (2017) Development of rural accommodation selection criteria:The case of South Korea. European Journal of Tourism Research 17,pp.246-260

PROYRUNGROJ,R.(2017) Host-guest relationship in the context of volunteer tourism.European Journal of Tourism Research 16,pp.177-200

PAKDIL,F.,F.KURTULMUSOGLU,(2017) Using quality function deployment for environmentally sustainable hotels:a combined analysis of customer and point of view. European Journal of Tourism Research 16 pp. 252-275

MARQUES,J. & SANTOS,N.(2013),O Centro Litoral de Portugal como destino de Turismo de Negócios.Análise à oferta de alojamento e de espaços para reuniões,in Cravidão,F.&Santos,N.(coord.),Turismo e Cultura.Destinos e Competitividade, IUC, Coimbra,pp.75-110

MARQUES,J.& SANTOS,N.(2012),Espaços turísticos e novas formas de alojamento, GOT/Journal of Geography and Spatial, n.º 1(Junho),Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, pp.103-126

Bibliografia Complementar

CHON, K. & SPARROWE, R. (2003), Hospitalidade: Conceitos e Aplicações, Thomson: São Paulo.

CHEN, C. & CHEN, W. (2008), Hotelaria: Fundamentos Teóricos e Gestão, Elsevier: São Paulo.

Material fornecido pelo docente.

Planificação Semanal

Semana 1:I.Hospitalidade e o alojamento turístico
Semana 2: a.Conceito de hospitalidade
Semana 3: b.Conceito de alojamento turístico
Semana 4: c.Tipologias existentes de alojamento turístico
Semana 5: II.Evolução do alojamento turístico
Semana 6: a.Evolução em Portugal
Semana 7: b. O surgimento do alojamento local; Apresentação de trabalhos em aula para avaliação contínua
Semana 8: c. Novas tendências no alojamento turístico
Semana 9: III.Gestão e operacionalização do alojamento turístico
Semana 10: a.A comercialização do alojamento turístico
Semana 11: b.Formas de exploração do alojamento turístico
Semana 12: c.As principais operações envolvidas no setor do alojamento
Semana 13: IV.A qualidade e certificação nos alojamentos turísticos; Apresentação de trabalhos em aula para avaliação contínua.
Semana 14: Visitas de estudo
Semana 15: Revisões e conclusões dos conteúdos apreendidos

Coerência do programa para com os objetivos

O objetivo de compreender a evolução dos conceitos de hospitalidade reflete-se através do desenvolvimento do conceito de hospitalidade, do conceito de alojamento turístico e do conhecimento das diferentes tipologias de alojamento turístico atualmente existentes; O objetivo de conhecer a evolução do alojamento turístico em Portugal e as respetivas tendências reflete-se através do desenvolvimento da aprendizagem sobre a evolução do alojamento turístico em Portugal, do fenómeno do surgimento do alojamento local e das novas tendências no alojamento turístico; o objetivo de analisar os diferentes contextos na gestão e operacionalização do alojamento turístico reflete-se no desenvolvimento de conhecimentos sobre a comercialização do alojamento turístico em Portugal, as diferentes formas de exploração do alojamento turístico e as principais operações envolvidas no setor do alojamento; O objetivo de estudar a importância da qualidade e da certificação nos alojamentos turísticos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino utilizadas para atingir os objetivos de compreensão da evolução dos conceitos de hospitalidade e alojamento ao longo dos tempos, de conhecimento da evolução do alojamento turístico em Portugal e respetivas tendências, de análise aos diferentes contextos na gestão e operacionalização do alojamento turístico e de estudo da importância da qualidade e da certificação no alojamento turístico, serão a aula expositiva, a exploração da leitura de textos aplicados a cada contexto, análise de estudos de caso e de desenvolvimento de trabalhos de grupo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)