Como chegar
|
Contactos

Coaching e Mentoring: Fundamentos e Modelos 2017/2018

Objetivos

Ao final do curso os alumnus devem:
- Conhecer os principais modelos psicológicos (nomeadamente Psicodinâmico, Behaviorista, Humanista, Cognitivo-Comportamental, Ecológico-Sistémico e Construtivista) que permitem sustentar programas de intervenção em Coaching e Mentoring;
- Avaliar, de forma crítica e comparativa, os pressupostos teóricos dos vários modelos e as suas implicações práticas;
- Saber fundamentar e distinguir os objetivos de Psicoterapia, Counseling e Coaching/Mentoring.
- Identificar e reconhecer os princípios do Coaching e do Mentoring
- Aplicar o Coaching e Mentoring
- Potenciar a aplicação do Coaching na vida pessoal e profissional

Pré-Requisitos Recomendados

-

Método de Ensino

- Análise crítica e discussão sobre os modelos teóricos em estudo.
- Estudo de casos.
- Reflexão e exposição de ideias pessoais acerca dos conteúdos em estudo.
- individuais e em grupo
- Atividades de pesquisa teórica orientada pelos docentes.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: Definição de "Coaching/Mentoring"
2. Fundamentos Psicológicos:
2.1. Modelos Psicodinâmicos
2.2. Modelos Behavioristas
2.3. Modelos Humanistas
2.4. Modelos Cognitivo-comportamentais
2.5. Modelos Ecológico-Sistémicos
2.6. Modelos Construtivistas
3. Relação interpessoal em Coaching/Mentoring
4. Perspetiva do Desenvolvimento Positivo em Coaching/Mentoring
5. Comparação e Avaliação de Modelos
6. Princípios e aplicações do Coaching e do Mentoring
7. Autoconhecimento e liderança
8.Valores e Crenças
9. O método

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

-Thornton, Ch. (2016). Group and Team Coaching. The Secret Life of Groups, London/New York: Routledge.

Hackman, J. R. (2011). Collaborative intelligence. Using teams to solve hard problems, San Francisco: Berrett-Koehler.

Arola, E., Piqueras, C. (2014). Coaching de Equipos. Una guía completa. BRESCA PROFIT EDITORIAL.

Whitmore, J. (2016). Coaching. el método para mejorar el rendimiento de las personas: los principios y la práctica del coaching y del liderazgo por el cofundador y principal experto en la materia: Paidós ibérica.

Bibliografia Complementar

-

Planificação Semanal

-

Coerência do programa para com os objetivos

-

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

-

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)