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Psicopatologia 1 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
1) Identificar o objeto de estudo da psicopatologia, demonstrando a relevância das trajetórias de desenvolvimento humano, fatores de risco e de proteção, na sua etiologia
2) Caraterizar e comparar os modelos de classificação de psicopatologia categoriais e dimensionais
3) Caraterizar perturbações psicopatológicas da infância e da adolescência, descrevendo os principais sintomas, e refletindo sobre o diagnóstico diferencial

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos no âmbito da biologia humana, da psicologia da motivação, da psicologia do desenvolvimento, da psicofisiologia, da avaliação psicológica e da metodologia de investigação.

Método de Ensino

Nesta unidade curricular será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos. Serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura, exercícios de conhecimento, estudos de caso,trabalhos práticos e provas de avaliação de conhecimento. Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis. A avaliação da uc será contínua, fichas de avaliação do conhecimento agendados ao longo do semestre e um trabalho de grupo.

Conteúdos Programáticos

1. Psicopatologia
1.1. Fundamentos e definições
1.2. Trajetórias de desenvolvimento humano
1.3. Risco e resiliência
1.4. A investigação científica na área

2. Sistemas de classificação da psicopatologia
2.1. Modelos categóricos e dimensionais: descrição e comparação

3. Classificação de perturbações psicopatológicas na infância e adolescência
3.1. Perturbações neurodesenvolvimentais
3.2. Perturbações do sono
3.3. Perturbações de ansiedade
3.4. Perturbações depressivas
3.5. Perturbações de eliminação
3.6. Perturbações de trauma e associadas a stressores
3.7. Perturbações do comportamento
3.8. Perturbações do comportamento alimentar

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Associação Americana de Psiquiatria (2014). DSM-5. Lisboa: Climepsi Editores.

Carr, A. (2011). The handbook of child and adolescent clinical psychology. Routledge: London.

Lewis, M., & Rudolph, K. D. (Eds.) (2014). Handbook of developmental psychopathology (3rd Ed.). NY: Springer.

Mazet, P., & Stoleru, S. (2003). Psicopatologia do lactente e da criança pequena. Lisboa: Climepsi Editores.

Mash, E.J. & Barkley, R. (2014). Child Psychopathology. Guilford, New York.

Soares, I. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Coimbra: Quarteto Editores.

Bibliografia Complementar

Beauchaine, T., & Lindshaw, S. (2013). Child and adolescent psychopathology. London:Wiley.

Cicchetti, D. & Cohen, D. (2006). Developmental psychopathology: Theory and method (vols. 1-2). New Jersey: Wiley.

Correia, D.T. (Coord.) (2014). Manual de Psicopatologia, 2ª edição. Lisboa: LIDEL

Craighead, W., Miklowitz, D., & Craighead, L. (2013). Psychopathology: history, diagnosis, and empirical foundations (2nd edition). London: Wiley.

Monteiro, P. (Coord.). (2014). Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Lisboa: Lidel.

Planificação Semanal

S 1 – Apresentação da unidade curricular. Definição dos momentos de avaliação. Organização dos trabalhos de grupo; Fundamentos e definições da psicopatologia:

S2 – A psicopatologia do desenvolvimento: conceito, objeto e contextos. Trajetórias de desenvolvimento. Risco e resiliência na psicopatologia. Investigação científica na área da psicopatologia.

S3 – Classificação psicopatológica dimensional vs categorial: vantagens e desvantagens; Mini-teste 1

S 4 – Introdução à classificação de perturbações psicopatológicas na infância e adolescência; Perturbações neurodesenvolvimentais.

S 5 - Perturbações do sono.

S 6 – Perturbações de ansiedade.

S7 – Perturbações depressivas; Mini-teste 2

S 8 - Perturbações depressivas; Perturbações de eliminação.

S 9 - Perturbações de eliminação. Perturbações de trauma e associadas a stressores;

S 10 – Perturbações de trauma e associadas a stressores; Perturbações do comportamento;

S 11 – Mini-teste 3; Perturbações do comportamento.

S12 - Perturbações do comportamento.

S13 – Perturbações do comportamento alimentar.

S 14 – Mini-teste 4; Trabalhos de grupo

S 15 – Trabalhos de grupo; Consolidação da matéria lecionada ao longo do semestre.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos estabelecidos no módulo subordinado ao tema psicopatologia permitirão o alcance do objetivo “Identificar o objeto de estudo da psicopatologia, demonstrando a relevância das trajetórias de desenvolvimento humano, fatores de risco e de proteção, na sua etiologia”. Os conteúdos inerentes ao módulo subordinado aos sistemas de classificação da psicopatologia permitirão aos estudantes “Caraterizar e comparar os modelos de classificação de psicopatologia categoriais e dimensionais”. Por último, através dos conteúdos lecionados no módulo referente à classificação de perturbações psicopatológicas na infância e adolescência, os estudantes serão capazes de “Caraterizar perturbações psicopatológicas da infância e da adolescência, descrevendo os principais sintomas, e refletindo sobre o diagnóstico diferencial”.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

No âmbito dos objetivos “Identificar o objeto de estudo da psicopatologia, demonstrando a relevância das trajetórias de desenvolvimento humano, fatores de risco e de proteção, na sua etiologia” e “Caraterizar perturbações psicopatológicas da infância e da adolescência, descrevendo os principais sintomas, e refletindo sobre o diagnóstico diferencial” serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura e exercícios de conhecimento. No mesmo sentido, aulas expositivas, atividades de exploração de leitura e exercícios de conhecimento serão realizados relativamente ao objetivo “Caraterizar e comparar os modelos de classificação de psicopatologia categoriais e dimensionais”. As provas de avaliação de conhecimento (testes de avaliação e trabalho de grupo) concernem a todos os objetivos da aprendizagem uma vez que serão realizadas integrando todos os conteúdos programáticos da unidade curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSim 
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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