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Gestão de Destinos Turísticos 2017/2018

Objetivos

1.Compreender a influência da dinamização do ciclo de valor da viagem na promoção de destinos turísticos;
2.Compreender a importância da sustentabilidade do desenvolvimento urbano, do desenvolvimento económico
e da coesão sócio territorial, no processo de qualificação de destinos turísticos.

Pré-Requisitos Recomendados

N/A.

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão leccionadas através de métodos expositivo e método ensino/aprendizagem, demonstráveis na apresentação formal de conceitos com posterior aplicação prática através da análise documental de planos setoriais, em contexto urbano, que influenciam e são influenciados pelo turismo.

Conteúdos Programáticos

Área 1| Promoção e dinamização na perspetiva da qualificação e da gestão de destinos turísticos;
Área 2 | O papel dos DMO’s - Destination Management Organizations na promoção e dinamização de destinos
turísticos;
Área 3 | Estratégias e ações de dinamização do ciclo de valor da viagem na promoção dos destinos com
potencial turístico;
Área 4 | Qualificação dos destinos turísticos: reabilitação urbana, reforço da atratividade económica, melhoria
da mobilidade e melhoria do ambiente urbano.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Morrison, A., (2013). Marketing and managing tourism destinations. Publicação: New York: Routledge.

Bibliografia Complementar

Material fornecido pela docente.

Planificação Semanal

a definir.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos das Áreas 1 e 2 concretizam o enquadramento organizacional e a as bases necessárias para compreensão do enunciado nos Objetivos 1 e 2. Os conteúdos da Área 3 concretizam a exposição da matéria relativa ao Objetivo 1 e os conteúdos da Área 4 a exposição da matéria relativa ao Objetivo 2.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Para ambos os objetivos, as 67,5 horas de contacto teórico-prático desta Unidade Curricular envolvem várias metodologias: método expositivo (enquadramento dos conceitos, modelos e teorias); e método ensino/aprendizagem, na aplicação prática (análise crítica dos planos setoriais que serão abordados).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a qualidade  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacionalSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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