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Estudo do Consumidor e Tendências do Consumo 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Perceber e valorizar a importância do conhecimento do Comportamento do Consumidor para o Marketing e para o desenvolvimento e gestão dos negócios digitais;
- Analisar os principais factores externos e internos que influenciam o comportamento de consumo;
- Conhecer e avaliar metodologias de investigação do comportamento do consumidor em meio digital no sentido do conhecimento do consumidor, da resolução de possíveis problemas e da criação de soluções criativas;
- Compreender e saber utilizar os processos de organização da informação, de forma a favorecer a caracterização e compreensão dos processos e mecanismos subjacentes à
dinâmica do consumo, nomeadamente os envolvidos na construção das imagens, sensações, emoções, decisões e comportamentos;
Analisar e avaliar o impacto do marketing digital no comportamento do consumidor:
- Analisar e compreender os processos associados a novos segmentos de consumidores e a novas e futuras tendências de consumo.

Pré-Requisitos Recomendados

- Conhecimentos de Marketing, Gestão, meios digitais.

Método de Ensino

Nas aulas irá utilizar-se, sobretudo, o método expositivo-activo, com recurso a exemplos práticos associados a situações reais;
Pretende-se que os alunos tenham uma participação pro-activa e de reflexão devendo desenvolver um projecto integrado que inclua a recolha e análise de informação sobre o consumidor em ambiente digital, de forma a permitir a articulação e aplicação conceptual a situações reais;
Recorreremos ao método laboratorial em que serão analisadas e avaliadas impactos e
reacções a exposições de consumo em ambiente digital;
Na globalidade as metodologias a utilizar visam ajudar os alunos a desenvolver competências que permitam compreender o consumidor em ambiente digital e consequentemente tomar decisões no sentido de inovar, desenvolver e gerir os seus
negócios digitais.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao comportamento do consumidor
1.1 Importância do Comportamento do Consumidor para o Marketing
1.2 Importância do comportamento do Consumidor para a criação, o desenvolvimento e a gestão dos negócios digitais
2. Factores de influência no Comportamento do Consumidor:
2.2. Factores Psicológicos e Situacionais
3. O Consumidor e os ambientes Virtuais e digitais
3.1 O impacto das novas tecnologias nos consumidores
3.2 O papel e evolução das marcas nos meios digitais
3.3 O efeito do ambiente digital no comportamento do consumidor
3.4 A resposta dos consumidores ao marketing digital
4. Metodologias de avaliação do Comportamento do Consumidor
5. Metodologias de avaliação do impacto do Marketing digital no comportamento do consumidor
5.1 Neuromarketing
6. As tendências no consumo
6.1 Os Novos Consumidores
6.2 “Mindfullness”
6.3 O Consumidor LOHAS
6.4 O Consumidor como um Iceberg
6.5 O Consumidor como Co-Criador de produtos e serviços inovadores
6.6. Consumo Digi

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

-Brasel,S. (2016) Marketing interfaces: consumer behavior in the evolving digital environment.
Marketing Science Institute. http://www.msi.org
-Costa, M.; Ferrão-Filipe & Mercado, M. (2016). “A NeuroMarketing Exploratory Study: Beer Brands Influence on College Students Consumer Behavior.” Paper apresentado na 5Th
Conference on Business, Economics and Management – WCBEM – 16. Kemer, Antalya, Turquia, 12 a 14 de Maio de 2016.
-Filipe, Hugo; Filipe, Ferrão, “Perception of the Client with the Flight on Airplanes Without Windows” or “Would You Fly in a Windowless Airplane? A Neuro Psychology Study”. 2nd
World Conference on Psychology Sciences, University of Chicago, Agosto de 2015. Aguarda publicação no Universal Journal of Psychology (ISSN: 2332-3485)
-Labrecque,L.; Esche,J.; Mathwick,C.; Novak,T. & Hofacker,C. (2013). Consumer power:evolution in the digital age. Journal of Interactive Marketing, 27 (2013)257-269.

Bibliografia Complementar

-Faizi, Z. A. & Szucs, D. M. (2010). The Cognitive Neuroscientific Foundations of Brand Memory: Unravelling Non-Declaritive Brand Memory. Copenhagen Business School.
(http://www.studenttheses.cbs.dk/xmlui/bitstream/handle/10417/1226/ahmad_zaki_faizi_og_michell_daniel_szucs.pdf?sequence=1 10-07-12, 16:04).
- Ferrão Filipe (2005). Treino em Neurofeedback e Processos Neurofisiológicos Relevantes em ADHD. Pós-Doutoramento. Faculdade de Bioloxia, Universidade de Vigo, Espanha.
- Ferrão Filipe (2008). Neuromarketing. Comunicação apresentada no VI Seminário Internacional de Marketing. FEPAM, Fevereiro de 2008. Recife – Pernambuco, Brasil.
-Holbrook, M.; Beatty, S.; Raghubir, P. & Woodside, A. (2008). Consumer Behavior: How Humans Think, Feel, and Act in the Marketplace. Open Mentis Publishing Company. Cincinnati, E.U.A.
-Pinho, Nuno; Filipe, Ferrão, "O Comportamento Visual Enquanto Ferramenta de Medição doBrand Placement nos Videojogos".

Planificação Semanal

- Aulas Teórico-Práticas com apresentação de casos reais

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos desenvolvidos nesta UC permitem o desenvolvimento de competências para a análise, avaliação e compreensão dos diversos factores envolvidos na explicação do comportamento do consumidor, assim como, na antecipação de futuras tendências de consumo e consequente desenvolvimento de novos modelos de interacção com o Consumidor;
Serão trabalhadas novas ferramentas e técnicas de investigação privilegiando a relação do consumidor com o meio digital;
Realização de trabalhos práticos, permitindo a consolidação de competências de suporte à criação e desenvolvimento de negócios digitais.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

No final do semestre, pretende-se que os alunos percebam as tendências de consumo e o comportamento do consumidor que utiliza os meios e negócios digitais.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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