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Dissertação 2017/2018

  • 50 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Final

Objetivos

A UC tem como objetivo geral desenvolver competências de pesquisa, tendo em vista a redação e defesa final de uma dissertação de mestrado. Em particular, o estudante deverá ser capaz de elaborar e defender um trabalho final de tese que pressupõe a capacitação para:
a) definir um problema heurístico a partir de um enquadramento teórico, referindo-se ao estado da arte sobre um tema selecionado;
b) executar tarefas de recolha e análise de dados, cumprindo com requisitos metodológicos e éticos;
c) estabelecer um confronto entre os resultados obtidos e os de outras investigações relevantes no domínio; d) elaborar uma síntese conclusiva da pesquisa com sugestões heurísticas para futuras investigações no domínio.
O estudante também deve desenvolver e demonstrar competências ao nível da comunicação oral, para apresentação e defesa da dissertação, e publicação científica dos resultados da pesquisa pessoal nos meios
da comunidade académica.

Pré-Requisitos Recomendados

1º ano curricular do Mestrado

Método de Ensino

A metodologia é tutorial, apoiando e orientando continuamente o trabalho autónomo do estudante de forma a proceder à elaboração de um trabalho final sujeito a uma avaliação que implica a apresentação e discussão de uma Dissertação, no final do 2º ano do ciclo de estudos, perante um júri composto por dois elementos da UPT e um arguente externo. Na orientação tutorial, estão previstas modalidades de ensino/orientação à distância, utilizando os recursos digitais disponíveis na UPT.
A metodologia de orientação da dissertação será diversificada, acompanhando o trabalho de pesquisa do estudante e procurando inseri-lo em debates da especialidade promovidos na UPT e na comunidade científica de referência.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos principais desta UC dizem respeito às diferentes tarefas de elaboração de uma Dissertação. Um conjunto de sessões para supervisão científica será devidamente planificado entre o supervisor e o estudante no início do processo, proporcionando assim um apoio adequado para a análise da literatura, o processo de coleta de dados, as técnicas de seleção da amostra e os procedimentos metodológicos a serem aplicados na recolha e análise dos dados, bem como para os meios mais adequados para a apresentação e defesa do trabalho final e divulgação dos resultados junto da comunidade científica.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação. Porto: Ed ASA.
APA (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA. Bryman, A., & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Oeiras: Celta Editora.
Charmaz, K. (2006). Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis. Thousand
Oaks, CA: Sage.
Cone, J.D., & Foster, S.L. (2006). Dissertations and theses from start to finish. Washington: APA.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds. (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: Sage.
Eye, A. (1999). Statistical methods in longitudinal research. Boston: Academic Press.
Foddy, W. (2002). Como perguntar: perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta. Marôco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics. Pero Pinheiro: Report Number.
Martella, R.C., Nelson, J.R., Morgan, R.L, & Marchand-Martella, N.E. (2013). Understanding and interpreting
educational research. NY

Bibliografia Complementar

Recomendada de acordo com a temática selecionada pelo mestrando.

Planificação Semanal

Esta planificação é estabelecida de acordo com a progressão dos trabalhos remetidos pelos estudantes.

Coerência do programa para com os objetivos

As sessões de Orientação são concebidas para enquadrar a orientação tutorial. Utilizam-se metodologias diversificadas, congruentes com as distintas tarefas implicadas na elaboração de uma dissertação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias utilizadas pressupõe uma autonomização das atividades do mestrando que deverão regularmente seguidas pelo Orientador.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor Sim
Capacidade de investigação  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita Sim
Gestão da informação e da aprendizagem Sim
Preocupação com a eficácia Sim
Preocupação com a qualidade Sim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir Sim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipa  
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