Como chegar
|
Contactos

Psicologia da Cognição 1 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Compreender e analisar criticamente os contributos da psicologia cognitiva nos domínios da percepção, da atenção e da memória humanas;

- Dominar a metodologia experimental;
- Desenvolver a capacidade de trabalho laboratorial no âmbito da Psicologia Cognitiva.

Pré-Requisitos Recomendados

Não tem

Método de Ensino

-Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos.
- Participação em experiências no âmbito da psicologia experimental e respectiva análise e discussão dos resultados obtidos.

Conteúdos Programáticos

I. Introdução à Psicologia Cognitiva
1. A Psicologia Cognitiva como ciência
2.Ciência Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva

II. Percepção
1.Teorias da percepção.
2.Métodos psicofísicos e teoria da detecção do sinal.
3.Organização perceptiva.
4.Percepção do tamanho e da profundidade
5.Percepção da cor
6.Sistemas neurofisiológicos da percepção

III. Atenção
1.Tipos de atenção: focada (auditiva e visual) e dividida.
2.Modelos de atenção
3.Limites da capacidade de atenção
4.Provas de atenção

IV. Memória
1.Estruturas da memória
2.Processos de memória
3.Teorias do esquecimento
4.Teorias de recordação e reconhecimento

V. Funções Executivas
1.Estruturas das funções executivas
2. Componentes das funções executivas
3.Modelos das funções executivas

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baddeley, A.D. (2009). Memory. London: Psychology Press.
Baddeley, A. D. (2002). Human memory: Theory and practice. Revised Edition. Hove, UK: Psychology Press.
Eysenck, M., & Keane, M. T. (2005). Cognitive Psychology: a student´s handbook (5ª Ed.). Reino Unido: Psychology Press.

Bibliografia Complementar

Goldstein, E.B. (2006). Sensación y percepción (6ª ed.). Madrid: Thomson Editores.
Pinto, A. C. (1991). Psicologia experimental: Temas e experiências. Porto: Edição do autor.
Pinto, A.C. (2011). Psicologia da Aprendizagem e da memória. Porto: LivPsic.

Planificação Semanal

1 – Apresentação dos conteúdos programáticos, bibliografia e metodologia de avaliação
2 - Introdução à Psicologia Cognitiva: A Psicologia Cognitiva como ciência; Ciência Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva.

3 – Percepção: Teorias da percepção. Métodos psicofísicos e teoria da detecção do sinal. Organização perceptiva.
4 – Perceção: Percepção do tamanho e da profundidade. Percepção da cor. Sistemas neurofisiológicos da percepção.
5 – Prática laboratorial
6 – Prática laboratorial
7 – Atenção: Tipos de atenção: focada (auditiva e visual) e dividida. Modelos de atenção. Limites da capacidade de atenção. Provas de atenção
8 – Prática laboratorial
9 – Prática laboratorial
10 – Memória: Estruturas da memória; Processos de memória.
11 – Memória: Teorias do esquecimento.Teorias de recordação e reconhecimento
12 - Prática laboratorial
13 - Prática laboratorial
14 – Revisões da prática laboratorial
15 – Revisões da matéria leccionada ao longo do semestre

Coerência do programa para com os objetivos

Uma vez que os objectivos da unidade curricular passam pela compreensão e análise crítica dos contributos da psicologia cognitiva nos domínios da percepção, da atenção e da memória humanas, revisitando as experiências clássicas, desenvolvendo a capacidade de condução de experiências com recurso à metodologia experimental, os conteúdos programáticos exploram as diferentes contribuições teóricas e as experiências que lhe dão suporte.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objectivos da unidade curricular de compreensão e análise crítica dos contributos da psicologia cognitiva nos domínios da percepção, da atenção e da memória humanas, revisitando as experiências clássicas, são concretizados através da exposição oral do docente e debate em grupo turma. Por outro lado, o objectivo do desenvolvimento da capacidade de condução de experiências com recurso à metodologia experimental é concretizada pela participação em experiências no âmbito da psicologia experimental e respectiva análise e discussão dos resultados obtidos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.