Como chegar
|
Contactos

Neuropsicologia 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

• Abordar a neuropsicologia como disciplina que estuda a relação entre o comportamento e as funções cerebrais na vertente normal e patológica, e, como contributo decisivo para a compreensão do desenvolvimento humano e o seu papel no diagnóstico diferencial entre a semiologia orgânica e a psicopatologia.
• A disciplina de Neuropsicologia tem como objetivos específicos a aprendizagem dos conceitos que definem esta área da Psicologia, suas metodologias de análise e intervenção, abrangências etárias, enquadramento histórico, abordagem das várias vertentes do comportamento humano na óptica neuropsicológica (atividade nervosa complexa, conduta, emoções e personalidade) e seus correlatos neuroanátomo-funcionais.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de funcionamento do sistema nervoso e de neuroanatomia.

Método de Ensino

Combinação de aula expositiva com método socrático. As aulas alternam entre aulas expositivas, e aulas práticas, utilizando materiais audiovisuais.

Conteúdos Programáticos

Tema 1: Introdução à neuropsicologia. Definição, métodos e relação com outras disciplinas. Fundamentos históricos da neuropsicologia.
Tema 2: Especialização Hemisférica. Princípios da assimetria cerebral. Variações na assimetria cerebral. Síndromes disconectivos.
Tema 3: Neuropsicologia das funções motoras e perturbações associadas: Apraxias
Tema 4: Neuropsicologia das funções perceptivas e transtornos relacionados: Agnosias
Tema 5: Neuropsicologia e alterações da memória.
Tema 6: Neuropsicologia da linguagem: Afasias, alexias e agrafias.
Tema 7: Síndromes préfrontais.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Ardila, A. & Rosselli M. (2007). Neuropsicologia clinica. México : Editorial El Manual Moderno.

Gil, R. (2007). Neuropsicología. Barcelona: Elssiever-Masson.

Gil, R. (2010). Neuropsicologia. Brasil: Editora Santos

Tirapu Ustarroz, J. Ríos Lago, M., Maestú Unturbe, F. (2012). Manual de Neuropsicologia. Viguera ed.

Bibliografia Complementar

Damasio, A. R. (1990). O sentimento de si: o corpo, a emoção e a neurobiologia da consciencia. Mem Martins: Publicações Europa-América

Elias, l.; Saucier, D. (2013). Neuropsychology: Clinical and experimental foundations. Pearson ed.

Goldstein, N.H.; McNeil, J.E. (2012). Clinical neuropsychology: A practical guide to assesment and management for clinicians. John Wiley and Sons ed.

Gurd, J., Kischka, U. & Marshall, J. (2010). The Handbook of Clinical Neuropsychology. 2nd edition. Oxford University Press.

Heilman, M. K. & Valenstein, E. (2012). Clinical Neuropsychology. 5th Edition. Oxford University Press.

Israël, L. (1995). Cérebro direito, cérebro esquerdo: culturas e civilizações. Lisboa: Instituto Piaget.

Jáuregui, J. A. (1997). Cérebro e emoções : o computador emocional. Lisboa: Dinalivro.

Junqué, C. & Barroso, J. (2001). Neuropsicología. Madrid: Síntesis.

Lezak, M.D.; Howieson, D. B.; Bigler, E.D.; Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assesment. OUP USA Ed

Planificação Semanal

Semana 1
Apresentação do programa, do método de avaliação e bibliografia recomendada.
Semana 2
Introdução à neuropsicologia. Definição, métodos e relação com outras disciplinas. Fundamentos históricos da neuropsicologia.
Semana 3
Especialização Hemisférica. Princípios da assimetria cerebral. Variações na assimetria cerebral. Síndromes disconectivos.
Semana 4
Especialização Hemisférica. Princípios da assimetria cerebral. Variações na assimetria cerebral. Síndromes disconectivos.
Semana 5
Neuropsicologia das funções motoras e perturbações associadas: Apraxias
Semana 6
Neuropsicologia das funções motoras e perturbações associadas: Apraxias
Semana 7
Neuropsicologia das funções perceptivas e transtornos relacionados: Agnosias
Semana 8
Neuropsicologia das funções perceptivas e transtornos relacionados: Agnosias
Semana 9
Neuropsicologia e alterações da memória.
Semana 10
Neuropsicologia e alterações da memória.
Semana 11
Neuropsicologia da linguagem: Afasias, alexias e agrafias.
Semana 12
Neuropsicologia da linguagem: Afasias, alexias e agrafias.
Semana 13
Síndromes préfrontais.
Semana 14
Síndromes préfrontais.
Semana 15
Revisões da matéria lecionada ao longo do semestre

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos permitem ao estudante conhecer a relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento em situação normal e patológica.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas expositivas e o método socrático, permitirão ao estudante conhecer os modelos teóricos subjacentes aos processos cognitivos, perceptivos, motores e emocionais, assim como os métodos e técnicas de avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Através de meios audiovisuais poderão visualizar e conhecer as diferentes técnicas e instrumentos de avaliação e reabilitação neuropsicológica.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSim 
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSim 
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.