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Teoria da Educação 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A disciplina de Teoria da Educação visa introduzir o estudante na problemática epistemológica e heurística das ciências educacionais. São objetivos desta UC:
- contextualizar, no plano sócio-histórico, a emergência de uma abordagem científica dos fenómenos educativos;
- identificar a problemática da unidade e diversidade disciplinar das ciências da educação;
- analisar e caracterizar a pluralidade dos contributos disciplinares para o estudo e pesquisa dos fenómenos educativos;
- compreender a importância da dimensão filosófica na reflexão pedagógica.
Pretende-se que os estudantes, após a frequência desta unidade curricular, possam:
- conhecer a problemática epistemológica das Ciências da Educação;
- desenvolver um sentido crítico e reflexivo na abordagem dos fenómenos educacionais;
- identificar as grandes temáticas de investigação pedagógica;
- compreender o fenómeno educativo na sua dimensão teleológica;
- equacionar as grandes antinomias da educação;

Pré-Requisitos Recomendados

Sem pré-requisitos.

Método de Ensino

As aulas presenciais baseiam-se, fundamentalmente, na exposição dos conteúdos do programa e na leitura e interpretação de textos. As exposições teóricas serão complementadas com a apresentação de trabalhos e resumos feitos pelos alunos , com base em bibliografia indicada pelo docente.
A avaliação contínua será feita através de um ponto escrito de frequência e da apresentação de trabalhos orais.

Conteúdos Programáticos

1.Do conceito de educação à cientificidade do seu estudo.
1.1 A construção sócio-histórica da noção de infância e a reflexão de Rousseau.
1.2 Da pedagogia filosófica à constituição de uma pedagogia científica.
2. A problemática epistemológica das Ciências da Educação.
2.1 Unidade e pluridisciplinaridade das Ciências da Educação.
2.2 Dimensão teórica e dimensão prática da pedagogia.
3. Caraterização das situações educativas. Componentes estruturais e dinâmicas.
3.1 Agentes e contextos como fatores determinantes da dimensão educacional.
3.2 Determinação dos objectivos e das estratégias da acção educativa.
4. A construção social das práticas educativas.
4.1 Contextos formais e informais de educação.
4.2 De uma intervenção educativa centrada na escola à construção de uma sociedade cognitiva.
5. Concepções filosóficas e teleológicas da Educação.
5.1 Das correntes essencialistas das às correntes existencialistas.
5.2 Os novos desafios axiológico-éticos da educação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Boavida, J. &A. Garcia del Dujo (2007). Teoria da Educação. Contributos Ibéricos. Coimbra: Imprensa da Universidade.

Boavida, .J. Matos & Amado, J. (2008). Ciências da Educação:epistemología, identidade e perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Cabanas, J. Q. (1998). Teoria de la educación – concepción antinómica de educación. Madrid: Dyckinson..

Formosinho, M. D., (2006). Desafios a uma teoria da educação na pós- modernidade. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40-2, 225-236.


Formosinho, M. , Boavida, J. & Damião, M. H. (2013). Educação : Perspetivas e desafios. Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra.


Savater, F.; Moreno Castillo, R; Crato, N. & Damião, H. (2010). O valor de educar, o valor de instruir. Lisboa: Porto Editora/Fundação Francisco Manual dos Santos.

Bibliografia Complementar

Formosinho, M., Reis, C. y Jesus, P. Renato (2013). Education sciences: towards a theoretical rebirth beyond reductionisms. Teoría de la Educación, Vol. 25, 1, enero 2013, 47-62.

Planificação Semanal

A apresentar posteriormente.

Coerência do programa para com os objetivos

Os objectivos propostos em termos de conhecimentos e competências compaginam-se com os conteúdos programáticos enunciados, na medida em que estes permitem fomentar no aluno conhecimentos e competências reflexivas necessárias à compreensão do fenómeno educativo e das questões epistemológicas atinentes ao seu estudo científico.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino acima propostas (aulas expositivas com apresentação de trabalhos) vão ao encontro dos objectivos postulados, e que pressupõem a aquisição de competências específicas e transversais que se prendem com o incremento de competências reflexivo-hermenêuticas e expositivo-argumentativas, para além de conhecimentos relativos à problemática epistemológica das Ciências da Educação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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