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Espanhol II 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Espanhol
  • Avaliação Mista

Objetivos

Esta unidade curricular está desenvolvida para os alunos utilizarem e compreenderem a língua espanhola de forma oral e escrita em situações relevantes tendo como referência as competências definidas para o nível A2.
1. Aplicar e compreender corretamente regras gramaticais básicas da língua espanhola em situações comunicativas significativas de forma oral e escrita.
2. Utilizar e interpretar de forma certa vocabulário, fórmulas e expressões fundamentais da língua espanhola em situações comunicativas orais e escritas.
3. Conhecer aspetos culturais fundamentais da cultura e sociedade de países de língua espanhola.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimento e utilização oral e escrito de uma língua de raiz latina.

Método de Ensino

A metodologia será ativa e participativa. Será fomentada uma aprendizagem significativa baseada nos interesses, experiências e conhecimentos prévios dos alunos. Os métodos dedutivo, indutivo e comparativo serão utilizados nas aulas em função dos conteúdos assim como métodos expositivos, interrogativos e demonstrativos. A forma de organização e de trabalho nas aulas será em grupo, pares e individual. Serão utilizados vários recursos materiais: documentos escritos, imagens, gravações...

Conteúdos Programáticos

1. Conteúdos gramaticais:
1.1. Pronomes, artigos, conjunções, preposições, complementos, plural e apócopes
1.2. Nexos
1.3. Tempos verbais: presente de indicativo e ‘subjuntivo’, verbos pronominais e tipo ‘gustar’,
pretérito perfeito composto, imperfeito e indefinido, futuro, condicional simples e imperativo
1.4. Perífrases verbais
2. Conteúdos léxicos:
2.1. Vocabulário geral
2.2. Vocabulário específico próprio da área da gestão hospitalar
2.3. Fórmulas e expressões comunicativas
3. Conteúdos sociais culturais
3.1. Relacionamento e atendimento
3.2. Manifestações culturais
3.3. Lugares

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

ÁLVAREZ, M.A et al. (2006) Sueña 1. Madrid: Editorial Anaya. GÓMEZ L. (1997) Gramática didáctica del español. Barcelona: Editorial SM.
GONZÁLEZ, M. y MARTÍN F. (2007) Socios 1, curso de español orientado al mundo del trabajo. Barcelona: Editorial Difusión.
MARTÍN, E. y SANS, N. (2005) Gente 1, curso de español para extranjeros. Barcelona: Editorial Difusión.
RODRÍGUEZ, J.R. y GARCÍA, M.A., (2012) Meta ELE A2, curso de español de supervivencia. Madrid: Editorial Edelsa.
www.infopedia.pt
www.cervantes.es
www.rae.es

Bibliografia Complementar

Fontes de informação digital (exemplos):
www.rtve.es
www.elpais.com
www.elmundo.es

Planificação Semanal

1. As pessoas
2. A vida cotidiana
3. Eventos e reuniões
4. Lugares: a cidade e a natureza
5. Atividades
6. Atendimento
7. A gastronomia
8. Primeiro momento avaliação
9. Lazer e tempos livres
10. As viagens
11. O trabalho
12. As gestões
13. Os estudos
14. Situações comunicativas de revisão
15. Segundo momento de avaliação

Coerência do programa para com os objetivos

Para atingir o objetivo 1 de compreender e utilizar aspetos fundamentais da gramática espanhola será preciso conhecer os elementos correspondentes ao grupo de conteúdos número 1. O objetivo 2 será abrangido a través dos conteúdos estabelecidos no apartado 2. Para dar cumprimento ao objetivo 3, serão trabalhados os conteúdos da seção 3, relativos a elementos sociais e culturais.
Os conteúdos da disciplina (gramática, funções comunicativas, vocabulário...) foram escolhidos e sequenciados para atingir os objetivos da disciplina e estão interligados entre si.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Considerando que os objetivos 1, 2 e 3 da disciplina estão baseados na aprendizagem a nível básico de uma língua estrangeira e aspetos socioculturais, orientados especialmente a parte comunicativa, é conveniente a utilização de métodos pedagógicos que fomentem a participação ativa dos alunos e uma mistura de métodos e técnicas para desenvolver os objetivos 1, 2 e 3.
Para conseguir utilizar e compreender de forma correta as regras gramaticais e o léxico (objetivos 1 e 2), os métodos dedutivo, indutivo e comparativo serão tidos especialmente em conta, assim como técnicas pedagógicas próprias dos métodos expositivos, interrogativos e demonstrativos.
O atingimento do objetivo número 3, será desenvolvido com uma combinação de metodologia interactiva e expositiva e a través do descobrimento.
No mesmo sentido, a natureza e a diversidade dos recursos materiais a utilizar como apoio da metodologia correspondem fundamentalmente aos objetivos 1 e 2 que fazem referência a aspetos comunicativos

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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