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Sistemas Multimédia 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Inglês
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O aluno deverá poder identificar e desenvolver aplicações multimédia, na indústria, comércio, lazer, e noutros
âmbitos da sociedade.
Conhecer os componentes que formam os conteúdos multimédia, com especial relevância na multimédia interactiva.
Dotar o aluno de noções práticas de desenvolvimento de projectos de multimédia, tal como videojogos
e outras Apps Multimédia para plataformas PC, online e mobile.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos práticos de programação em Javascript, C++, C# ou Java.

Método de Ensino

Expositivo nas aulas teóricas e Demonstrativo nas aulas práticas.

Conteúdos Programáticos

1 - Introdução ao multimédia
2 - Interactividade
3 - Linearidade e não linearidade
4 - Fases de um projecto multimédia e a equipa de desenvolvimento
5 - Texto em multimédia
6 - Hipermédia e hipertexto

7 – Côr
7.1 – Física da côr
7.2 – Cores aditivas e subtractivas
7.3 – Modelos de côr

8 – Imagem 2D
8.1 – Imagens e fotografia
8.2 - Mapas de bits
8.3 - Vectoriais
8.4 - Compressão e formatos

9 – Vídeo
9.1 - Vídeo analógico
9.2 - Vídeo digital
5.3 - Compressão e formatos

10 – Som
10.1 - Som analógico
10.2 - Som digital
10.3 - Compressão e formatos

11 – Animação
11.1 - Princípios de animação
11.2 – Animação 2D e 3D
11.3 – Técnicas de animação

12 – Imagem 3D
12.1 – Primitivas
12.2 – Perspectivas
12.3 – Modelação de objectos
12.4 – Texturas e cores
12.5 – Luzes e sombras
12.6 - Rendering

13 – Interacção
13.1 – Videojogos
13.2 – Realidade Virtual
13.3 – Realidade Aumentada

Modelação, Animação e programação em 2D (Flash AS3 + Unity)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Multimédia e Tecnologias Interactivas, de Nuno Ribeiro, FCA, 2007. ISBN 978-972-722-574-3
Multimedia - Making it work (6a Edição), de Tay Vaughan, Mc Graw-Hill, Nov. 2003, EUA
ISBN: 0072230002.
http://www.flashwebtraining.com
http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/item?siteID=123112&id=12754609&linkID=9241175
http://www.blender.org/education-help/tutorials/
http://unity3d.com/support/documentation/

Bibliografia Complementar

Dictionary of Multimedia, 3rd Ed, Peter Collin Pub., 2003, EUA, ISBN: 1901659518.

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSim 
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSim 
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Liderança  
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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