Como chegar
|
Contactos

História da Psicologia 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O1: Descrever a formação histórica da psicologia para compreender a sua identidade em conexão com as suas raízes filosóficas e fisiológicas.
O2: Conhecer a vida e obra dos autores que marcaram a história da psicologia, bem como os respetivos sistemas de pensamento e contextos de formação.
O3: Compreender a natureza sequencial dos pressupostos teóricos e/ou ideológicos das escolas psicológicas mais significativas ao longo da história.
O4: Reconhecer o contexto histórico global que instigou o desenvolvimento sequencial escolas psicológicas mais significativas.
O5: Articular uma visão englobante e integradora da psicologia como ciência e como profissão na sociedade contemporânea, no que se refere à sua área de estudo, métodos, técnicas e objetivos científicos e sociais.

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica.

Método de Ensino

As aulas serão de natureza teórico-prática, alternando-se entre o enquadramento conceptual das temáticas e a sua aplicação prática, recorrendo à análise de materiais ou artigos relacionados com os conteúdos programáticos. Será sempre privilegiada a discussão orientada, a reflexão crítica e criativa e a aprendizagem cooperativa, a partir da análise de textos fundamentais à exploração e compreensão da história da psicologia. Será disponibilizada aos alunos a recomendação de bibliografia especifica aos conteúdos de cada aula.
O método de avaliação da UC será de natureza contínua.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao estudo da história da psicologia
2. Raízes filosóficas da psicologia
2.1. Grécia e Roma antiga
2.2. O renascimento
2.3. O racionalismo
2.4. O existencialismo
3. Raízes fisiológicas da psicologia
4. História da psicologia como ciência aplicada
4.1. Funcionalismo
4.2. Comportamentalismo
4.3. Psicologia Gestalt
4.4. Psicanalise
4.5. Psicologia humanista
5. Avanços recentes em psicologia
5.1. Revolução cognitiva
5.2. Psicologia cognitiva
5.3. Psicologia focada na aceitação e compromisso
5.4. Psicologia focada na compaixão
6. O papel da psicologia na sociedade contemporânea
6.1. Novos desafios à formação
6.2. Novos desafios à investigação
6.3. Novos desafios à aplicação

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Benjaming, L.T. (Ed.) (2009). A history of psychology: Original sources and contemporary research. Oxford: Blackwell.
- Hergenhahn, B.R. & Henley T.B. (2014). An introduction to the History of Psychology (7th ed.). New York: Wadsworth Publishing.
- Kind, B., Viney, W., & Woody, W. (2009). A history of psychology: Ideas and context. Boston: Pearson.
Schultz, D.P. & Schultz, S.E. (2009). História da psicologia moderna. São Paulo: Cengage Learning.
- https://psychcentral.com/classics/
- http://psychclassics.yorku.ca/

Bibliografia Complementar

- Goodwin, C.J. (2010). História da Psicologia moderna. São Paulo: Cultrix
- Benjamin, L.T. (2006). A history of psychology in letters (2nd ed.). Oxford: Blackwell
- http://www.yorku.ca/christo/podcasts/

Planificação Semanal

S1: Receção aos alunos por parte da UPT
S2: Apresentação da UC & Introdução ao estudo da história da psicologia
S3: Raízes filosóficas da psicologia – Grécia e Roma antiga & Renascimento
S4: Raízes filosóficas da psicologia – Racionalismo & Existencialismo
S5: Raízes fisiológicas da psicologia & Mini-teste I
S6: A psicologia como ciência aplicada – Funcionalismo
S7: A psicologia como ciência aplicada – Comportamentalismo
S8: A psicologia como ciência – Psicologia da Gestalt & Psicologia Humanista
S9: A psicologia como ciência – Psicanalise
S10: Analise critica e comparativa de conteúdos/ Apoio ao estudo & Mini-teste II
S11: A revolução cognitiva & Psicologia cognitiva
S12: O modelo cognitivo & A psicologia focada na aceitação e compromisso
S13: A psicologia focada na compaixão & O papel da psicologia na sociedade contemporânea
S14: Analise critica e comparativa de conteúdos/ Apoio ao estudo & Mini-teste III
S15: Correção dos mini-testes/ Balanço do semestre

Coerência do programa para com os objetivos

O primeiro objetivo (i.e., Descrever a formação histórica da psicologia para compreender a sua identidade em conexão com as suas raízes filosóficas e fisiológicas) será essencialmente concretizado pela abordagem dos conteúdos programáticos 2 e 3.
O segundo, terceiro e quarto objetivos (i.e., Conhecer a vida e obra dos autores que marcaram a história da psicologia, bem como os respetivos sistemas de pensamento e contextos de formação; Compreender a natureza sequencial dos pressupostos teóricos e/ou ideológicos das escolas psicológicas mais significativas ao longo da história e Reconhecer o contexto histórico global que instigou o desenvolvimento sequencial escolas psicológicas mais significativas) serão abordados e alcançados ao longo da abordagem dos temas 4 e 5. Por fim, o quinto objetivo (i.e., Articular uma visão englobante e integradora da psicologia como ciência e como profissão na sociedade contemporânea, no que se refere à sua área de estudo, métodos, técnicas e objetivos cient

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A UC de História da Psicologia tem por base objetivos fundamentalmente baseados na aquisição de conhecimentos, e na articulação e integração sequencial desses conhecimentos. Assim sendo, um método expositivo que não descure quer a exploração ativa, critica e cooperativa dos conteúdos quer a interatividade dos e com os alunos, surge como o mais apropriado ao alcançar deste tipo de objetivos. De igual modo, e no sentido de alcançar aprendizagens sucessivas e sequenciais, os alunos serão chamados a vários momentos de avaliação contínua, que incluem quer tarefas de reflexão e aplicação prática de conteúdos em sala de aula, quer mini-testes com perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.