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Psicologia Social 1 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

A unidade curricular de Psicologia Social 1 tem como objetivo contribuir para um conhecimento aprofundado das áreas substantivas da psicologia social, desenvolvendo competências de análise crítica e problematização.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
- Ter adquirido conhecimento aprofundado sobre o objeto de estudo da Psicologia Social;
- Ter adquirido conhecimento aprofundado sobre o enquadramento histórico da Psicologia Social;
- Conhecer algumas das principais teorias e investigações da Psicologia Social;
- Posicionar-se ativa e criticamente face às principais teorias e investigações da Psicologia Social;
- Desenvolver a capacidade de usar ideias e informações;
- Desenvolver a capacidade crítica.

Pré-Requisitos Recomendados

Competências adquiridas no âmbito de Metodologia da Investigação 1 e Metodologia da Investigação 2

Método de Ensino

Serão utilizados métodos expositivos e métodos ativos. Os primeiros assentarão grandemente no recurso a suporte multimédia. Os segundos irão basear-se na realização de atividades de carácter prático, nomeadamente brainstormings, análise e discussão de textos e artigos científicos, análise e discussão críticas de filmes e/ou documentários relativos a temas relevantes na psicologia social, trabalhos de grupo com apresentação e discussão em contexto de aula.

Conteúdos Programáticos

1. O domínio da psicologia social
1.1. Definição e objeto
1.2. Contexto e evolução histórica
1.3. Paradigmas na Psicologia Social
1.4. Níveis de análise
1.5. Relações interdisciplinares

2. Cognição e pensamento social
2.1. Representações sociais: Conceito, funções e perspetivas teóricas
2.2. Atitudes, mudança de atitudes e persuasão
2.3. Perceção das pessoas e processos de atribuição causal

3. Estrutura e dinâmica de grupos
3.1. Normas, estatutos e papéis
3.2. Processos e efeitos do grupo: a presença dos outros
3.3. Influência social em grupos: influência social maioritária e influência social minoritária

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Hogg, M. A. & Caughan, G. M. (2008). Social psychology. Harlow: Prentice Hall.
Leyens, J.P. (1994). Psicologia Social. Lisboa: Edições 70.
Myers, D. G. (2009). Exploring Social Psychology. New York: McGraw-Hill.
Michener, H. A., Delamater, J. D., & Myers, D. J. (2005). Psicologia Social (tradução E. Fittipaldi & S. S. M. Cuccio). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Neto, F. (2000). Psicologia Social. Lisboa: Universidade Aberta.
Vala, J. & Monteiro, M. B. (Eds.). (2013). Psicologia Social (9ª edição revista e actualizada). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Bibliografia Complementar

Aronson, E., Wilson, T. D., e Akert, R. M. (2005). Social psychology (5ª ed). New York: Pearson
Castro, P. (2006). Applying social psychology to the study of environmental concern and environmental worldviews: Contributions from the social representations approach. Journal of Community and Applied Social Psychology, 16, 247-266.
Doise, W. (2002). Da psicologia social à psicologia societal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 18(1), 27-35.
Hewstone, M., Stroebe, W., & Jonas, K. (2008). Introduction to social psychology: A European perspective. New York: Blackwell.
Valentim, J. P. (2008). Identidade pessoal e social: Entre a semelhança e a diferença. Psychologica, 47, 109-123.
Valentim, J. P. (2011). Societal approaches in social psychology. Bern: Peter Lang.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação da UC; Psicologia Social: Contexto, evolução histórica, paradigmas, níveis de análise e relações interdisciplinares

Semana 2: Representações sociais: Conceito, origens e processos sociocognitivos

Semana 3: Representações sociais: Abordagens ao estudo das representações sociais

Semana 4: Atitudes: Conceitos, medição e funções

Semana 5: Atitudes: Formação, mudança e sua relação com os comportamentos

Semana 6: Atribuição causal

Semana 7: Revisões e esclarecimento de dúvidas; Mini-teste 1

Semana 8: Estrutura, processos e efeitos do grupo

Semana 9: Influência social maioritária (experiências da normalização de Sherif; experiências do conformismo de Asch)

Semana 10: Influência social maioritária: obediência e autoridade (experiências de Milgram e Zimbardo)

Semana 11: Influência social minoritária

Semana 12: Visualização e análise crítica de documentários/filmes que ilustram temas relevantes na psicologia social; Preparação dos trabalhos de grupo para apresentação

Semana 13: Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo

Semana 14: Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo

Semana 15: Mini-teste 2

Coerência do programa para com os objetivos

De modo a promover nos estudantes o conhecimento relativo ao objeto de estudo da psicologia social, os conteúdos programáticos focam áreas relevantes da psicologia social, apresentando, igualmente, uma perspetiva do seu desenvolvimento. Ao permitir a aquisição de conhecimentos relativos às áreas de estudo fundamentais da psicologia social, os presentes conteúdos programáticos contribuem para a construção de um quadro de leitura da realidade social, ajudando a compreender o indivíduo enquanto ser psicossocial que, como tal, simultaneamente influencia e é influenciado pelo contexto social no qual se insere. Adicionalmente, os conteúdos propostos permitem iniciar os alunos na compreensão dos principais processos e fatores psicossociais na construção do pensamento social e nas interações grupais. Finalmente, os conteúdos programáticos contemplados na presente UC permitirão que os estudantes utilizem essa informação para o desenvolvimento da sua capacidade de reflexão e posicionamento críti

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Conjugando metodologias de exposição oral, com metodologias ativas/participativas por parte dos alunos, a estratégia global de ensino-aprendizagem irá, deste modo, permitir concretizar os objetivos definidos para a unidade curricular, na medida em que permitirão transmitir aos alunos os conhecimentos de base acerca das principais áreas de conhecimento em psicologia social, ao mesmo tempo que estimularão nos alunos competências de análise crítica da realidade psicossocial das sociedades contemporâneas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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