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Planeamento Empresarial 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O estudante deve ser capaz de:
1.Identificar o planeamento como uma função da gestão, enquadrando-o com as demais funções da gestão;
2.Reconhecer e relacionar os níveis e os princípios do planeamento empresarial
3.Definir missão, visão, objetivos e valores
4.Identificar e descrever as técnicas mais utilizadas na análise da envolvente e de diagnóstico externo e interno, reconhecendo e sintetizando a informação.
5.Identificar as diferentes etapas no processo de planeamento sintetizando a formulação, implementação e o controlo
6.Identificar as diferentes técnicas de tomada de decisão.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de língua inglesa.
Conhecimentos básicos de Organização de Empresas.

Método de Ensino

É aplicado um método misto, combinando a exposição teórica numa abordagem inicial das matérias com a participação ativa dos estudantes, sendo fomentada a leitura e análise crítica de textos especificamente selecionados, o debate, a argumentação e a aplicação dos novos conceitos e técnicas, bem como a autoaprendizagem através da resolução guiada de problemas sugeridos em casos de estudo. Os seminários complementam os conhecimentos teóricos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao planeamento
1.1 Como uma função de gestão
1.2. Competências da gestão
1.3. Princípios do planeamento
1.4. Níveis de planeamento
2. Processo de planeamento
2.1 Missão, visão, objectivos e valores
2.2 Análise da envolvente e o diagnóstico estratégico
2.3 Formulação, implementação e monitorização estratégica
3. Planeamento e a tomada de decisão
3.1 Processo de tomada de decisão
3.2 Técnicas de apoio à tomada de decisão

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida, F. (2016). Introdução à Gestão das Organizações, Escola Editora.
Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica, Escola Editora
Carvalho, J e Filipe, J (2014) Manual de Estratégia: conceitos, prática e roteiro, Sílabo.
Sousa, A. (1990). Introdução à Gestão – Uma abordagem Sistemática, Verbo
Kotter, J e Rathgeber, H (2017) O nosso icebergue está a derreter, Ideias de Ler
Kaplan, R e Norton, D (2008) The Execution Premium – Linking strategy to Operations for competitive advantage - Harvard Business School Press

Bibliografia Complementar

Hill, C.W. , McShane, S. L: (2008), Principles of Management, McGrawHill Irwin
Hill, C.W. e Jones, G.R., (2012) Strategic Management: An integrated Approach. Cengage Learning.
Hit, M.A.,Ireland, R.D, & Hoskisson, R. E. (2016), Strategic Management: Concepts and Cases: Competitiveness and Globalization. SouthWestern Publishing Company
Rodrigues, L. e Sousa, M. (2002) Balanced Scorecard, um instrumento de gestão estratégica para o seculo XXI, Rei dos Livros
Fernández, J. (2006) Direccion por Implicacion (DPI), Piramide

Planificação Semanal

1. Introdução ao planeamento (1,5 sessões)
1.1 Como uma função de gestão
1.2. Competências da gestão
1.3. Princípios do planeamento
1.4. Níveis de planeamento
2. Processo de planeamento
2.1. Missão, visão, objetivos e valores (1,5 sessões)
2.2Análise da envolvente e o diagnóstico estratégico (6 sessões)
Preparação e apresentação de ficha de trabalho de grupo (2 sessões)
Seminário (1 sessão)
Avaliação 2º Teste Escrito 1,5h (1 sessão)
2.3Formulação, implementação e monitorização estratégica (6 sessões)
3. Planeamento e a tomada de decisão (3 sessões)
3.1 Processo de tomada de decisão
3.2 Técnicas de apoio à tomada de decisão
Preparação e apresentação de ficha de trabalho de grupo (2 sessões)
Seminário (1 sessão)
Avaliação 2º Teste Escrito 1,5h (1 sessão)

Coerência do programa para com os objetivos

Para o objectivo 1 e objectivo 2 serão leccionados os conteúdos do ponto 1.
Para o objectivo 3 será abordado o ponto 2.1 dos conteúdos. Para o objectivo 4 serão utilizadas as técnicas apresentadas no ponto 2.2. O objectivo 5 será
será apoiado no ponto 2.4. dos conteúdos, e o último objectivo será suportado no ponto 3 dos conteúdos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino adaptam-se aos objetivos que se pretendem atingir. Os objetivos serão alcançados através da junção entre: a exposição teórica dos conteúdos, a participação e discussão dos alunos, e a resolução de problemas e casos práticos relacionados com esses conteúdos.
Para atingir cada um dos objectivos propostos irá ser inicialmente utilizada uma exposição teórica, que será complementada com casos práticos, promovendo o debate em sala de aula, e a aplicação no contexto real das empresas.
Os objectivos propostos serão atingidos com a conjugação das várias metodologias referidas e promovendo a autoaprendizagem através da resolução guiada de duas fichas de trabalho de grupo proposto.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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