Como chegar
|
Contactos

Espanhol 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Espanhol
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Esta unidade curricular está desenvolvida para os alunos utilizarem e compreenderem a língua espanhola de
forma oral e escrita em situações relevantes tendo como referência as competências definidas para os níveis A1/A2 estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
1. Perceber e aplicar corretamente regras gramaticais básicas da língua espanhola em situações comunicativas significativas de forma oral e escrita.
2. Compreender e utilizar de forma certa vocabulário, fórmulas e expressões fundamentais da língua espanhola
em situações comunicativas orais e escritas.
3. Conhecer aspetos fundamentais da cultura e sociedade de países de língua espanhola.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimento e utilização de forma oral e escrita de uma língua de raiz latina.

Método de Ensino

A metodologia será ativa e participativa. Será fomentada uma aprendizagem significativa baseada nos interesses, experiências e conhecimentos prévios dos alunos. Os métodos dedutivo, indutivo e comparativo serão utilizados nas aulas em função dos conteúdos assim como os métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo. A forma de organização e de trabalho nas aulas será em grupo, pares e individual. Serão
utilizados vários recursos materiais: documentos escritos, imagens, gravações...

Conteúdos Programáticos

1. Conteúdos gramaticais:
1.1. Pronomes, artigos, conjunções, preposições, complementos, plural e apócopes
1.2. Nexos
1.3. Tempos verbais: "presente de indicativo", "presente de subjuntivo", verbos pronominais e tipo "gustar", "pretérito perfecto compuesto", "pretérito perfecto simple", "pretérito imperfecto", "condicional simple" e "imperativo".
1.4. Perífrases verbais
2. Conteúdos léxicos:
2.1. Vocabulário geral
2.2. Vocabulário específico próprio da área do turismo
2.3. Fórmulas e expressões comunicativas
3. Conteúdos sociais culturais
3.1. Relacionamento e atendimento
3.2. Manifestações culturais
3.3. Lugares

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Nuevo español en marcha básico (Alumno + CD), Castro F, et al. Madrid: SGEL. 2014
Método de español para extranjeros. Org. Grupo Prisma. Madrid: Edinumen, Lexilivros. 2009
www.infopedia.pt
www.rae.es
www.cervantes.es

Bibliografia Complementar

Dicionário Moderno de Espanhol-Português / Português-Espanhol. Porto: Porto Editora. 2016.
Meios de comunicação digitais (exemplos):
www.rtve.es
www.elpais.com
www.elmundo.es

Planificação Semanal

1. As pessoas
2. Eventos e reuniões
3. Objetos e lugares: a cidade e a natureza
4. Atividades da vida cotidiana
5. Turismo, lazer e tempos livres
6. Atendimento
7. Gastronomia
8. Primeiro momento avaliação
9. Viagens
10. O trabalho
11. Cultura e sociedade
12. Diligências
13. Estudos
14. Situações comunicativas de revisão
15. Segundo momento de avaliação

Coerência do programa para com os objetivos

Para atingir o objetivo 1 de perceber e aplicar aspetos fundamentais da gramática espanhola será preciso conhecer os elementos correspondentes ao grupo de conteúdos número 1.
O objetivo 2 será abrangido através dos conteúdos estabelecidos no apartado 2.
Para dar cumprimento ao objetivo 3, serão trabalhados os conteúdos da seção 3, relativos a elementos sociais e culturais.
Os conteúdos da disciplina (gramática,
funções comunicativas, vocabulário...) foram escolhidos e sequenciados para atingir os objetivos da disciplina
e estão interligados entre si.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Considerando que os objetivos 1, 2 e 3 da disciplina estão baseados na aprendizagem a nível básico de uma
língua estrangeira e aspetos socioculturais, orientados especialmente à parte comunicativa, é conveniente a
utilização de métodos pedagógicos que fomentem a participação ativa dos alunos e uma mistura de métodos e
técnicas para desenvolver os objetivos 1, 2 e 3. Para conseguir utilizar e compreender de forma correta as
regras gramaticais e o léxico (objetivos 1 e 2), os métodos dedutivo, indutivo e comparativo serão tidos
especialmente em conta, assim como técnicas pedagógicas próprias dos métodos expositivos, interrogativos e
demonstrativos. O atingimento do objetivo número 3, será desenvolvido com uma combinação de metodologia
interactiva e expositiva e a través do descobrimento. No mesmo sentido, a natureza e a diversidade dos
recursos materiais a utilizar como apoio da metodologia correspondem fundamentalmente aos objetivos 1 e 2
que fazem referência a aspetos comunicativos em situações de interação orais e escritas.
Os conteúdos, objetivos e metodologias desta UC podem ser adaptados em função de circunstancias eventuais que pudessem surgir ao longo semestre.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSim 
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Capacidade negocialSim 
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.