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Teorias do Raciocínio Ético 2017/2018

  • 3 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1 - Compreender os conceitos associados à ética e à psicologia.

2 - Dominar as dimensões associadas à tomada de decisão em psicologia, tarefa central no exercício desta profissão.

3 - Desenvolver competências ao nível do raciocínio ético.

4 - Compreender a estruturação e as dimensões associadas aos Princípios Éticos da Psicologia.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

Aula expositiva; exercícios do conhecimento; desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes do conhecimento; estudos de caso; trabalho prático, demonstrações; trabalho de grupo; feed-back dos trabalhos; reflexão.

Conteúdos Programáticos

1 - Definição de ética e a sua relação com a moral. Ética como ciência da relação.

2 - A pessoa. Razão, relação e emoções. Conceitos de dignidade e valor da vida humana.

3 - A ética, a deontologia profissional e direito.

4 - Princípios e valores éticos de consensualização universal.

5 - O papel da inteligência e das emoções na tomada de decisão. Conceitos associados.

6 - As intuições e os pensamentos automáticos. Decisões conscientes ou inconscientes.

7 - Julgamento moral e raciocínio ético.

8 - Bases fundamentais do raciocínio ético por parte do psicólogo.

9 - Os Princípios Éticos dos Psicólogos Portugueses.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Beauchamp, T. & Childress, J. (2002). "Princípios de ética biomédica. Barcelona: Masson, S.A. (Do original: Principles of Biomedical Ethics, 1994, 4th Edition)

Declaração Universal dos Direitos do Homem. (1948). Proclamada pelas Nações Unidas em 10 de Dezembro

Goleman, D. (1997). Inteligência emocional. Lisboa: Temas e Debates. (Do original: Emotional intelligence, 1995)

Haidt, J. (2001). “The Emotional Dog and Its Rational Tail: A Social Intuitionist Approach to Moral Judgment”. Psychological Review, Vol. 108, n.º 4, pp. 814-834

Ricou, M. (2014). A ética e a deontologia no exercício da psicologia. Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Ricou, M. Sá, E. & Nunes, R. (2017). The Ethical Principles of the Portuguese Psychologists: A Universal Dimension. J med & Phyl 42

Ricou, M. (2017). Psicologia: uma profissão à procura da identidade. In Luís Fernandes (Coord.) Conhecimento de si na sociedade do conhecimento - cinco textos inquietos. Porto: Apuro Edições

Bibliografia Complementar

Damásio, A. (2001). O Erro de Descartes – Emoção, Razão e Cérebro Humano. 22ª edição. Mem Martins: Publicações Europa-América.

Damásio, A. (2000). O Sentimento de Si. Mem Martins: Publicações Europa-América.

Damásio, A. (2010). O Livro da Consciência. A construção do cérebro consciente. Maia: Temas e Debates. Círculo de Leitores.

Engelhardt, H. T. (1998). Fundamentos da Bioética. São Paulo: Edições Loyola.

Gauthier, J. (2005). “Toward a Universal Declaration of Ethical Principles for Psychologists: A Progress Report”. In M.J. Stevens & D. Wedding (Eds.). Psychology: IUPsyS Global Resource. Hove, UK: Psychology Press

Gazzaniga, M. S. (2005). The Ethical Brain. New York: Dana Press

Jonas, H. (1990). Le principe responsabilité. Paris: Cerf.

Rawls, J. (1993). Uma teoria da justiça. Lisboa: Editorial Presença.

Planificação Semanal

1 - Apresentação.

2 - Conceitos relacionados com a ética.

3 - Noção de pessoa. A dignidade humana.

4 - Ética, direito e deontologia.

5 - Os direitos humanos. Contextualização numa ética de consensos.

6 - As emoções. Emoções primárias e secundárias.

7 - A inteligência e a inteligência social.

8 - As intuições e os pensamentos automáticos.
Julgamento moral e raciocínio ético. Que diferenças?

9 - Mini-teste

10 - Condições fundamentais para o raciocínio ético por parte do psicólogo.

11 - Os princípios éticos dos psicólogos portugueses. Metodologia de construção de inspiração universal.

12 - As dimensões dos princípios.

13 - O raciocínio ético. Casos práticos.

14 - Apresentação de trabalhos.

15 - Revisões.

Coerência do programa para com os objetivos

1 - Compreender os conceitos associados à ética e à psicologia. Para tal torna-se central construir uma definição clara e operacional de ética, bem como conceitos práticos como pessoa, dignidade e vida humana.

2 - Dominar as dimensões associadas à tomada de decisão, tarefa central no exercício da psicologia. A tomada de decisão, tarefa central do psicólogo, envolve um conjunto de dimensões que importa compreender, com sejam as intuições, as emoções e a racionalidade.

3 - O raciocínio ético implica um conjunto de condições que importa ao psicólogo desenvolver no sentido de aumentar a qualidade do seu trabalho. Importa ainda estar ciente dos valores centrais em que assenta a sociedade moderna ocidental.

4 - Os princípios éticos são a homeostase cultural do raciocínio ético. Pelo que os princípios devem ser utilizados na discussão prática de dilemas éticos enquadrados no raciocínio ético.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A adopção de uma variedade de técnicas pretende manter e promover a atenção e o interesse dos alunos nas matérias trabalhadas. Sendo a psicologia uma actividade baseada na autonomia dos seus profissionais, será importante uma formação que desenvolva a responsabilidade, o envolvimento pessoal, o trabalho em grupo e a prática vivida.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escrita Sim
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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