Como chegar
|
Contactos

Metodologia de Investigação 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
1 - Compreender a natureza da investigação científica;
2 - Conceber um projecto de investigação, reconhecendo os princípios da ética científica;
3 - Conhecer e utilizar métodos de recolha e análise de dados;
4 - Conhecer as principais fontes de informação na área científica, a nível nacional e internacional;
5 - Citar adequadamente as fontes de informação e saber geri-las recorrendo a ferramentas automáticas.
6 - Analisar e interpretar um conjunto de dados (com recurso ao software estatístico SPSS);
7 - Escrever um texto científico e comunicar adequadamente os resultados da investigação;

Pré-Requisitos Recomendados

-

Método de Ensino

É adotada uma metodologia mista, aplicando métodos expositivos, com recurso ao power-point ou a ilustrações diretas na Internet, para a apresentação inicial das matérias, e métodos participativos de maneira a estimular a construção autónoma das aprendizagens. Em cada aula são realizados trabalhos de grupo que incluem a leitura, a análise formal e de conteúdo e a discussão de textos, bem como a realização de exercícios, privilegiando-se a auto-descoberta e a discussão coletiva, de forma a sedimentar os conhecimentos obtidos a partir da solução de problemas.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos gerais e paradigmas da investigação científica. Ética da investigação e responsabilidade social do investigador;
2.O processo de investigação. Modelos de investigação: classificação quanto à natureza, abordagens, métodos e técnicas;
3. Desenho e construção de um projecto de investigação: problema, hipóteses, objectivos, metodologia e métodos;
4. Fontes de informação para a investigação em Gestão. Critérios e estratégias de pesquisa, recuperação, análise e avaliação das fontes de informação. Normas e estilos de citação e programas de gestão de bibliografias;
5. A escrita e publicação de artigos científicos. Organização formal e revisão da literatura.
6. Estatística Descritiva: 1)Distribuições de Frequências e suas representações gráficas.2)Medidas descritivas: medidas de localização; medidas de dispersão; medidas de assimetria e de achatamento. 3) Correlação e Regressão Simples.
7. Utilização do software estatístico SPSS.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Day, R. A. (2006). How to write and publish a scientific paper (6ª Ed.). Cambridge: Cambridge University Press.
Fortin, M. F. (2003). O processo de investigação: da concepção à realização (3ª. Ed.). Loures: Lusociência.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica (7ª. Ed.). São Paulo: Atlas.
Maroco, J. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics (6.ª Ed.). Pêro Pinheiro: ReportNumber.
Murteira, B., Ribeiro, C. R., Silva, J. A., Pimenta, C. & Pimenta F.(2015) Introdução à Estatística (3ª edição). Lisboa: Escolar Editora.
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2008). Research Methods for Business Students (5th. Edition). Essex: Pearson Education.
Sousa, M., & Baptista, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios. Lisboa: Pactor.
Stake, R. E. (2007). Investigación con estudio de casos. Madrid: Ediciones Morata.

Bibliografia Complementar

Barrett, T., Cashman, D. (Eds) (2010) A Practitioners’ Guide to Enquiry and Problem-based Learning.Dublin: UCD Teaching and Learning
Magalhães Hill, M., Hill A. (2008) Investigação por Questionário (2ª edição). Lisboa: Sílabo.
Neuman, W. (2003). Social research methods: qualitative and quantitative approaches (5th ed.). Boston: Allyn and Bacon.

Planificação Semanal

Aula 1: Fundamentos gerais e paradigmas da investigação científica. Ética da investigação científica e responsabilidade social. O processo de investigação. Modelos de investigação em Ciências Sociais: classificação quanto à natureza, abordagens, objectivos, métodos e técnicas.
Aula 2: Desenho e construção de um projecto de investigação: problema, hipóteses, objectivos, metodologia e métodos. Fontes de informação para a investigação na área científica. Critérios e estratégias de análise e avaliação das fontes de informação. Exercícios práticos.
Aula 3: Normas e estilos de citação. Revisão de Literatura: como se realiza e estrutura. Exercícios práticos.
Aula 4: A comunicação da investigação: a construção do texto científico. Análise de artigos.
Aula 5: Estatística Descritiva: 1) Distribuições de Frequências e suas representações gráficas. 2) Medidas descritivas: medidas de localização; medidas de dispersão; medidas de assimetria e de achatamento. 3) Correlação e Regressão Simples.
Aula 6: Utilização do software estatístico SPSS: 1) Iniciar o SPSS; interfaces do SPSS. 2) Gerir os dados: criação de ficheiros de dados. 3) Transformação dos dados: criação e codificação de variáveis.
Aula 7: Utilização do software estatístico SPSS: 4) Análise estatística dos dados: tabelas; medidas descritivas; representações gráficas; regressão.
Aula 8: Ferramentas de gestão automatizada de bibliografia

Coerência do programa para com os objetivos

O Objectivo 1, "Compreender a natureza da investigação científica e reconhecer os princípios da ética científica", é atingido pelo ponto 1 dos conteúdos programáticos. O segundo ponto dos conteúdos programáticos permite alcançar o objetivo 2, "Identificar tipos de investigação e métodos de recolha e análise de dados". Para "Conhecer as principais fontes de informação na área científica, a nível nacional e internacional", é desenvolvido e trabalhado o conteúdo 3, enquando o objetivo 4 é alcançado através da aplicação e exercício do conteúdo "Desenho e construção de um projecto de investigação: problema, hipóteses, objectivos, metodologia e métodos". Os pontos 6 e 7 do programa permitem alcançar o objetivo 5. Já os objetivos 6 e 7 são atingidos através do trabalho desenvolvido no ponto 5 do programa.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O primeiro e segundo objectivos são alcançados através da combinação da exposição teórica com a leitura, análise e discussão de textos exemplificativos e de alguns exercícios práticos, de forma participativa, isto é, elaborados e discutidos por todos. O 3.º objectivo corresponde a uma breve exposição ilustrada na Internet e seguida de processos de auto-descoberta e discussão na aula de dificuldades e sucessos. Para o 4.º objectivo desenvolvem-se trabalhos de grupo durante a aula, permitindo esboçar um projecto de investigação ficcionado e a partir de textos recuperados pelos alunos na aula anterior. Os métodos expositivo e participativo são também utilizados para atingir os objetivos 5, 6 e 7.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSim 
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSim 
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Relacionamento interpessoal  
Trabalho em equipa  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.