Como chegar
|
Contactos

Interação Homem Máquina 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Como resposta aos novos desafios no desenho e implementação de IHM/IHC, a UC de Interação Homem-Maquina, pretende dotar o aluno de conhecimentos sobre a evolução dos interfaces, nomeadamente analisando a evolução dos modelos CLI, GUI e NUI. Análise e comparação dos paradigmas WIMP e Post-WIMP, nomeadamente a comparação de sistemas baseados em “Desktop” com modelos Naturais, como Gesture-based interfaces e Virtual reality systems.
No final, o aluno deverá ser capaz de identificar e desenhar adequadamente um modelo de interação para uma aplicação de software.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos de sistemas de informação e desenvolvimento de aplicações informáticas.

Método de Ensino

Expositivo nas matérias teóricas e demonstrativo nas matérias práticas.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos de IHM / IHC
1.1. Como o ser humano processa a informação, da óptica de IHM/IHC
1.2. A visão, audição e perceção do mundo real e sua importância no processo de interação
1.3. A perceção humana e as leis aplicáveis
2. A história e Evolução dos sistemas de Interação Homem-Máquina
3. Os sistemas CLI e GUI
4. Os sistemas NUI
5. A ergonomia
6. Desenho de Interfaces focado no ser humano
7. o futuro da IHM/IHC

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, Sharp H., Rogers Y., Preece J., 2nd Edition, Wiley, 2007. ISBN: 978-0-470-01866-8.
Introdução ao Design de Interfaces; Fonseca M., Campos P., Gonçalves D.; FCA, Outubro 2012; ISBN 978-972-722-738-9.
Human Computer Interaction, A. Dix, J. Finlay, G.D. Abowd and R. Beale, 3rd Edition, Prentice Hall, 2003, ISBN 0130461091.
Readings in Human-Computer Interaction: Toward the Year 2000, R. M. Baecker, J. Grudin, W. A. S. Buxton and S. Greenberg, Morgan-Kaufmann Publishers, 1995. ISBN 1-55860-246-1.
Handbook of Human-Computer Interaction, M. Helander, T. Landauer and P. Prabhu, Amsterdam: North-Holland, 1997. ISBN 0-444-81862-6.

Bibliografia Complementar

.

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos referidos em 1) e 2) pretendem dotar os alunos dos conhecimentos sobre as noções básicas, a história e a evolução dos interfaces, completando a primeira parte do programa.
Os conteúdos referidos no 3) e 4) completarão os objetivos dos conhecimentos em CLI, GUI e NUI, bem como a comparação dos paradigmas WIMP e Post-WIMP, de acordo com a segunda parte dos objetivos.
Finalmente os conteúdos programáticos referidos em 5), 6) e 7) pretendem dotar os alunos dos conhecimentos teórico-práticos para o aluno identificar e desenhar o seu próprio interface adequadamente, tal como indicado na parte final dos objetivos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas teóricas apresentam os conceitos com base expositiva, complementadas pelo uso de meios audiovisuais e do recurso a exemplos para ilustrar e permitir associar os conceitos teóricos, com exemplos reais e situações concretas.
As aulas Teórico-práticas são desenvolvidas com base na apresentação de casos de estudo que ilustram os conceitos e os aplicam, complementados por uma lista de exercícios para assegurar que o aluno adquire as competências necessárias para a resolução dos problemas apresentados.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacional  
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.