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Psicologia da Educação 1 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
- Delimitar o foco de estudo e atuação profissional da Psicologia da Educação;
- Identificar abordagens teóricas à aprendizagem e implicações práticas;
- Identificar abordagens teóricas contextualmente integradoras ao desenvolvimento humano e implicações práticas;
- Compreender a importância da família, da escola, do grupo de pares e da diversidade sociocultural na investigação e prática em Psicologia da Educação.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável.

Método de Ensino

As aulas terão uma componente teórica e prática. A componente teórica incluirá a exposição e esclarecimento de conceitos, modelos conceptuais e resultados de investigação. A componente prática incidirá no questionamento, debate e análise crítica dos conteúdos abordados. Adota-se uma metodologia de avaliação contínua, sob realização de dois mini-testes e um trabalho de grupo.

Conteúdos Programáticos

1 Foco de estudo e atuação profissional da Psicologia da Educação;
2 Enquadramento histórico e sociopolítico da Psicologia da Educação;
3 Abordagens teóricas à aprendizagem e implicações práticas;
4 Abordagens teóricas contextualmente integradoras ao desenvolvimento humano e implicações práticas;
5 Considerações sobre a família, a escola, o grupo de pares, a diversidade sociocultural e populações específicas, relevantes para a investigação e a prática profissional em Psicologia da Educação.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Barros, J.O. (2010). Psicologia da Educação: Aprendizagem Aluno. Porto: Legis.
Bronfenbrenner, U. (1979). The ecology of human development: Experiments by nature and design. Cambridge: Harvard University Press.
Milaret, G. (1999). Psicologia da Educação. Lisboa: Instituto Piaget.
Redding, S. (2002). Parents and Learning. Geneva: International Academy of Education.
Sprinthall, N.A., & Sprinthall, R.C. (1993). Psicologia Educacional: Uma abordagem desenvolvimentista. Alfragide: McGraw-Hill.
Veiga, F.H. (2013). Psicologia da Educação. Lisboa: Climepsi Editores.

Bibliografia Complementar

Mendes, S.A., Lasser, J., Abreu-Lima, I.M., & Almeida, L.S. (2017). All different or all the same: Exploring the diversity of professional practices in Portuguese schools. European Journal of Psychology of Education, 32, 51-269. doi: 10.1007/s10212-016-0297-6
Pintrich, P.R. (2000). Educational psychology at the millenium: A look back and a look forward. Educational Psychologist, 35, 221-226. doi: 10.1207/S15326985EP3504_01

Planificação Semanal

- Semana 1: Apresentação. Foco de estudo e atuação profissional da Psicologia da Educação.
- Semana 2: Enquadramento histórico da Psicologia da Educação. Contributos de William James, Torndike e Binet. Enquadramento sociopolítico da Psicologia da Educação.
- Semana 3: Abordagens comportamentais à aprendizagem e implicações.
- Semana 4: Abordagens cognitivistas à aprendizagem e implicações.
- Semana 5: Abordagens socioconstrutivistas à aprendizagem e implicações.
- Semana 6: Abordagens contextualmente integradoras ao desenvolvimento humano; Modelo bioecológico de Bronfenbrenner.
- Semana 7: 1º Mini-teste.
- Semana 8: O papel da família na Psicologia da Educação.
- Semana 9: O papel da escola na Psicologia da Educação.
- Semana 10: O papel dos pares na Psicologia da Educação.
- Semana 11: A diversidade sociocultural na Psicologia da Educação.
- Semana 12: 2º Mini-teste.
- Semanas 13 e 14: A Psicologia da Educação e populações específicas.
- Semana 15: Entrega de relatórios e apresentação de trabalhos práticos.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos lecionados nesta unidade curricular favorecem um enquadramento inicial da Psicologia da Educação, destacando a aprendizagem e o desenvolvimento humano como objeto de trabalho e os contextos de vida como essenciais à compreensão das problemáticas, investigação e prática profissional em Psicologia da Educação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As aulas teórico-práticas e a metodologia de avaliação contínua permitem aos/às estudantes familiarizarem-se com conceitos, abordagens teóricas e pressupostos sistémicos inerentes à investigação e atuação profissional na Psicologia da Educação, promovendo paralelamente a reflexão e análise crítica sobre os conteúdos abordados.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsável  
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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