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Psicologia da Cognição 2 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
1. Reconhecer estratégias de promoção de| e sinalização de défice de competências cognitivas, desde processos cognitivos básicos (atenção, perceção, memória) até aos processos cognitivos superiores (categorização, raciocínio, criatividade), para além de processos ou estratégias metacognitivas de resolução de problemas (metacognição, autorregulação).
2. Reconhecer o impacto de estratégias metacognitivas na aprendizagem
3. Caraterizar os componentes do Modelo PASS
4. Identificar eixos dos programas de desenvolvimento cognitivo
5. Reconhecer as caraterísticas cognitivas da Sobredotação
6. Compreender a utilidade e pertinência da rentabilização do Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST), da Escala de Avaliação Cognitiva para Crianças dos 4 aos 10 anos (ECCOs 4/10), da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 8/10) e da Aurora Battery.

Pré-Requisitos Recomendados

É recomendado que o aluno tenha frequentado com êxito a unidade curricular de Psicologia da Cognição I, para que já detenha conhecimentos básicos sobre o processamento da informação.

Método de Ensino

Expositivo
Interrogativo
Ativo

Conteúdos Programáticos

Atenção, perceção, memória
Categorização, raciocínio, criatividade
Metacognição, autorregulação
Componentes do Modelo PASS
Programas de desenvolvimento cognitivo: desenvolvimento de competências cognitivas, desde processos cognitivos básicos (atenção, perceção, memória) até aos processos cognitivos superiores (categorização, raciocínio, criatividade), para além de processos ou estratégias metacognitivas de resolução de problemas (metacognição, autorregulação).
Sobredotação e cognição
Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) + Escala de Avaliação Cognitiva para Crianças dos 4 aos 10 anos (ECCOs 4/10)+ Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 8/10)+ Aurora Battery

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Sternberg, R. (2000). Psicologia Cognitiva.Porto Alegre: ArtMed.
Eysenck, M. & Keane, M. (2007). Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed.

Kintsch, W. (1997). Memory and cognition. New York: John Wiley & Sons.


Nornan, D. (1976). Memory and attention: an introduction to human information processing. New York: John Wiley.

Pinto, A.C. (2011). Psicologia da Aprendizagem e Memória. Porto: Edições LivPsic.
Brito, L. (2000). Escala de Competências Cognitivas para Crianças (ECCOs): Construção e validação. Dissertação de Mestrado. Braga: Universidade do Minho.

Brito, L. (2009). Desenvolvimento e realização cognitiva na infância: Construção e validação da ECCOs 4/10. Tese de doutoramento. Braga: Universidade do Minho.

Salgado, A. (2014). Novos contributos na avaliação da inteligência: Bateria Aurora (Tese de mestrado não publicada). Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Braga.

http://search.epnet.com

Bibliografia Complementar

Stylesw, E. (2005). Attention, Perception and Memory: an integrated introduction. New York: Psychology Press.

Amaral, O. A. (2014). Inteligência e rendimento escolar: Estudo da sua relação tomando os dados da adaptação e validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR7/9) a alunos moçambicanos. Tese de doutoramento. Braga: Universidade do Minho.

Brito, L., & Almeida, L. S. (2009). Escala de Competências Cognitivas para Crianças (ECCOs 4/10): Manual. Porto: Edição dos autores.

Brito, L., Almeida, L S., Ferreira, A., & Guisande, A. (2011). Contribución de los procesos y contenidos a la diferenciación cognitiva en la infancia: un estudio con escolares portugueses. Infancia y Aprendizaje, 34, 323-336.

Brito, L., & Almeida, L. S. (2014). Escala de Competências Cognitivas para Crianças dos 4 aos 10 anos (ECCOs 4/10). In, L. S. Almeida, M. R. Simões, & M. M. Gonçalves (Eds.), Instrumentos e Contextos de Avaliação Psicológica, Vol. II. Coimbra: Edições Almedina.

Planificação Semanal

1, 2
atenção, perceção, memória
3,4
categorização, raciocínio, criatividade
5,6
metacognição, autorregulação
6
Componentes do Modelo PASS
7, 8, 9, 10 e 11
Revisão. Programas de desenvolvimento cognitivo: : desenvolvimento de competências cognitivas, desde processos cognitivos básicos (atenção, perceção, memória) até aos processos cognitivos superiores (categorização, raciocínio, criatividade), para além de processos ou estratégias metacognitivas de resolução de problemas (metacognição, autorregulação).
12, 13, 14
Sobredotação e cognição
14 e 15
Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST) + Escala de Avaliação Cognitiva para Crianças dos 4 aos 10 anos (ECCOs 4/10)+ Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 8/10)+ Aurora Battery

Coerência do programa para com os objetivos

os conteúdos serão abordados com o intuito de potenciarem competências de conhecimento e compreensão.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A rentabilização de metodologias interrogativas, com recurso a debates, argumentação e diálogos, e a metodologias ativas, sob a forma de trabalho de grupo, apresentação e discussão dos trabalhos com recurso a interrogatório, debate e tempestade de ideias permitirá validar a aquisição dos objetivos propostos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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