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Psicologia da Cognição 2 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

A disciplina propõe-se:

(1) situar as principais teorias da percepção e da atenção (identificar as principais linhas de investigação e os paradigmas operatórios em ambos os domínios e, no caso da atenção, as conexões com uma gama variada de tópicos de estudo no âmbito dos processos básicos),
(2)responder a duas questões:
1. Que tipos representacionais e processos utiliza o sistema cognitivo humano para produzir símbolos de entidades e acontecimentos do mundo exterior, passíveis de serem transmitidos e interpretados por outros sistemas cognitivos humanos?
2. Que tipos representacionais e processos utiliza o sistema cognitivo humano para, a partir do conhecimento do valor de verdade de um conjunto de afirmações acerca do mundo, criar novas afirmações acerca desse mundo, conhecendo(ou estimando a probabilidade)do valor de verdade das novas afirmações, sem recurso à observação do exterior?
(3) Desenvolvi/ de uma compreensão integrada dos processos envolvidos na aprendizag e na memór

Pré-Requisitos Recomendados

É recomendado que o aluno tenha frequentado com êxito a unidade curricular de Psicologia da Cognição I, para que já detenha conhecimentos básicos sobre o processamento da informação.

Método de Ensino

Expositivo
Interrogativo
Ativo

Conteúdos Programáticos

Classificações da atenção.
Teorias Cognitivas da Atenção
Paradigmas de estudo da atenção
Percepção
Linguagem (Compreensão da linguagem+Produção da Linguagem)
Raciocínio(Taxonomias do pensamento humano+ Teorias e métodos no estudo dos processos inferenciais+ Raciocínio dedutivo + Aspectos de lógica formal + Teorias psicológicas da dedução + Raciocínio indutivo)
Habituação(Aprendizagem sobre co-ocorrências (condicionamento clássico): procedimentos básicos; condicionamento indirecto e interferência; condicionamento inibitório; contiguidade temporal versus contingência. Aprendizagem sobre consequências (condicionamento operante): programas de reforço simples e complexos; controlo de estímulo; aprendizagem sem erros.
Processos básicos da memória: codificação/armazenamento, retenção e recuperação. Tipos/sistemas de memória. Modelos de memória: modelo modal e outros. Esquecimento: declínio e interferência; acessibilidade versus disponibilidade; inibição.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Fromkin, V., & Rodman, R. (1993). Introdução à linguagem. Coimbra: Almedina.

Manktelow, K. (1999). Reasoning and Thinking. Hove: Psychology Press.

Spinelli, E., & Ferrand, L. (2009). Psicologia da linguagem. Lisboa: Instituto Piaget Editora.

Traxler, M (2011). Introduction to psycholinguistics. Chichester:Wiley-Blackwell.
Anderson, J. R. (2000). Learning and memory: An integrated approach (2nd edition). Danvers. MA: Wiley.

Baddeley, A. (1997). Human memory: Theory and practice (revised edition). Hove: Psychology Press.

Baddeley, A., Eysenck, M. W., & Anderson, M. C. (2009). Memory. Hove: Psychology Press.

Domjan, M. (1998). The principles of learning and behavior (4th edition). Pacific Grove, CA: Brooks/Cole.

Dudai, Y. (2002) Memory from A to Z: Keywords, concepts and beyond. Oxford: Oxford University Press,

Mazur, J. E. (2005). Learning and behavior (6th edition). Upper Sadle River, NJ: Prentice Hall.

Bibliografia Complementar

Stylesw, E. (2005). Attention, Perception and Memory: an integrated introduction. New York: Psychology Press.

Amaral, O. A. (2014). Inteligência e rendimento escolar: Estudo da sua relação tomando os dados da adaptação e validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR7/9) a alunos moçambicanos. Tese de doutoramento. Braga: Universidade do Minho.

Brito, L., & Almeida, L. S. (2009). Escala de Competências Cognitivas para Crianças (ECCOs 4/10): Manual. Porto: Edição dos autores.

Neath, I., & Surprenant, A. M. (2003). Human memory: An introduction to research, data, and theory (2nd edition). London: Thomson/Wadsworth.

Tulving, E., & Craik, F. I. M. (2005). The Oxford handbook of memory. Oxford: Oxford University Press.

Planificação Semanal

1, 2, 3
Classificações da atenção.
Teorias Cognitivas da Atenção
Paradigmas de estudo da atenção
Percepção
4, 5, 6
Linguagem (Compreensão da linguagem+Produção da Linguagem)
Raciocínio(Taxonomias do pensamento humano+ Teorias e métodos no estudo dos processos inferenciais
7-8
Raciocínio dedutivo + Aspectos de lógica formal + Teorias psicológicas da dedução + Raciocínio indutivo)
9-10
Habituação(Aprendizagem sobre co-ocorrências (condicionamento clássico): procedimentos básicos; condicionamento indirecto e interferência; condicionamento inibitório; contiguidade temporal versus contingência. 7
Aprendizagem sobre consequências (condicionamento operante): programas de reforço simples e complexos; controlo de estímulo; aprendizagem sem erros.
11-15
Processos básicos da memória: codificação/armazenamento, retenção e recuperação. Tipos/sistemas de memória. Modelos de memória: modelo modal e outros. Esquecimento: declínio e interferência; acessibilidade versus disponibilidade; inibição.

Coerência do programa para com os objetivos

os conteúdos serão abordados com o intuito de potenciarem competências de conhecimento e compreensão.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A rentabilização de metodologias interrogativas, com recurso a debates, argumentação e diálogos, e a metodologias ativas, sob a forma de trabalho de grupo, apresentação e discussão dos trabalhos com recurso a interrogatório, debate e tempestade de ideias permitirá validar a aquisição dos objetivos propostos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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