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Economia Política 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Caraterizar a economia política como ciência social, definindo o seu objeto e metodologia.
2. Definir os pressupostos fundamentais da disciplina de economia política.
3. Compreender o âmbito da Macroeconomia, o sistema atual de medição da atividade económica, e as
principais variáveis de referência para o macroeconomista.
4. Compreender as noções básicas do funcionamento dos mercados em concorrência perfeita, bem como as
consequências para os mercados da intervenção estatal.
5. Caraterizar as principais correntes do pensamento económico.

Pré-Requisitos Recomendados

N/A

Método de Ensino

As aulas teóricas serão essencialmente expositivas. Adicionalmente, será incentivada a participação dos
alunos através de debates, expressão da opinião e da análise de obras de referência e de outros documentos relevantes. Para além destes, introudizr-se-á a análise de dados quantitativos, nomeadamente de natureza macroeconómica, que auxiliem a compreensão dos conteúdos programáticos.
Nas aulas práticas, será privilegiada a aplicação dos conhecimentos teóricos através da resolução de exercícios, numa lógica de complementaridade.
Paralelamente, incentiva-se o estudante à pesquisa e promove-se o seu estudo autónomo.

Conteúdos Programáticos

I. A economia política
II. Pressupostos fundamentais
III. Macroeconomia
IV. Microeconomia
V. A evolução do pensamento económico

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Denis, Henri. (1990) História do Pensamento Económico. Lisboa: Livros Horizonte.
Mankiw, N. Gregory. (2014) Introdução À Economia. São Paulo: Cengage Learning. Tradução da 6ª Edição Norte-americana.
Samuelson, Paul e Nordhaus, William. (2009) Economia. Lisboa: McGraw-Hill, 19ª edição.
Soares Martínez, Pedro. (2010) Economia Política. Coimbra: Almedina, 11ª edição.

Bibliografia Complementar

Brue, Stanley. (2005) História do Pensamento Económico. São Paulo: Thomsom.
Lopes, José. (2006) A economia portuguesa desde 1960. Lisboa: Gradiva.
Nunes, António. (2013) Noção e Objecto da Economia Política. Coimbra: Almedina, 3ª edição.

Planificação Semanal

Aulas teóricas
Aula 1:
Apresentação: objetivos, programa, avaliação e bibliografia

Aula 2:
I. A Economia Política
1.1. Conceções
1.2. Objeto

Aula 3:
1.3. Metodologia

Aula 4:
II. Conceitos fundamentais
2.1. Necessidade económica e bem económcio
Aula 5:
2.2. Utilidade Económica.
Aula 6:
2.3. Custo económico.
Aula 7:
2.4. Valor económicos.
Aula 8:
2.3. Problemas económicos fundamentais

Aula 9:
2.4. Demografia e processo económico
2.5. Desenvolvimento económico

Aula 10:
V. A evolução do pensamento económico
5.1. Antiguidade Clássica e Idade Média

Aula 11:
5.2. Mercantilismo

Aula 12:
5.3. Fisiocracia

Aula 13:
5.4. Liberalismo Económico

Aula 14:
5.5. Socialismo

Aula 15:
5.6. Correntes marginalistas
5.7. Keynesianismo.


Aulas práticas:
III - Macroeconomia
Aula 1: A Macroeconomia
Aula 2: Oferta e Procura Agregada
Aula 3: Medida da Atividade Económica
Aula 4: Consumo e Investimento
Aula 5: Ciclo Económicos e Procura Agregada
Aula 6: Moeda e Sistema Financeiro
Aula 7: Política Monetária e Económica
IV - Microeconomia
Aula 8:
4.1. Lei da Procura e Curva da Procura
Aula 9:
4.2 Lei da Oferta e Curva da Oferta
Aula 10:
4.3 Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social
Aula 11:
4.3 Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social
Aula 12:
4.3 Equilíbrio de Mercado e Bem-Estar Social
Aula 13:
4.4. Elasticidade-Preço da Procura e Elasticidade-Preço da Oferta
Aula 14:
4.5 Intervenção Estatal – Impostos, Subsídios e Fixação de Preços
Aula 15:
4.5 Intervenção Estatal – Impostos, Subsídios e Fixação de Preços

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos foram preparados para dar resposta aos objetivos identificados para a unidade curricular. Nesse sentido, a lecionação do capítulo I dos conteúdos promoverá o objetivo 1. O capítulo 2 dará resposta ao objetivo 2. O temática 3 responderá ao objetivo 3 e os capítulos 4 e 5 pretendem alcançar os objetivos 4 e 5, respetivamente.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Com o intuito de alcançar os objetivos 1 a 5, as aulas consistirão maioritariamente no método expositivo,
dentro do qual os alunos terão espaço para debate e comentário de textos previamente fornecidos e
especialmente relevantes para as temáticas em análise. Os conteúdos que assim o justifiquem, principalmente
os referentes aos objetivos 3 e 4, serão reforçados com uma componente mais prática de resolução de
exercícios. Para todos os objetivos, os alunos terão que realizar estudo autónomo e consolidar as suas
aprendizagens através do debate devidamente acompanhado e estruturado em aula.

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