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Marketing de Serviços 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

O aluno deverá ser capaz de:
1-Analisar problemas de Marketing e propor soluções.
2-Saber definir uma a estratégia de marketing de acordo com a estratégia empresarial.
3-Ser capaz de articular as opções do marketing estratégico na implementação da ação de marketing operacional.
4-Compreender o conceito de Marca e integra-lo na estratégia de Marketing.
5-Identificar os passos para a elaboração do plano de Marketing

Pré-Requisitos Recomendados

N.a.

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em
trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao conceito de marketing.
2. A evolução do marketing e o marketing dos serviços.
3. Enquadramento organizacional da função de Marketing.
4. Marketing Tático e Estratégico.
5. Conhecimento dos clientes e da concorrência.
6. Conceito de Marca.
7. Marketing-Mix.
8. As grandes opções estratégicas: segmentação, posicionamento, diferenciação.
9. O Plano de Marketing.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kotler, Philip. Kartajajaya, Hermawan.Setiawan,Iwan (2017), Marketing 4.0,Conjuntura Atual editora.
Marques, Vasco(2014), Marketing Digital 360,Conjuntura Atual editora.
BRITO, Carlos e LENCASTRE, Paulo (org), Novos Horizontes do Marketing (2014), Publicações D. Quixote
KOTLER, Philip, KELLER, Kevin (2011), Marketing Management, 14th edition, Prentice Hall
Mercator da Língua Portuguesa – Teoria e Prática do Marketing, vários autores, 2015
Lencastre,Paulo (2005). O livro da marca. Dom Quixote.

Bibliografia Complementar

David Aaker, Joachimsthaler (2007). Liderança de Marca, Publico-Comunicação.
KOTLER, Philip (2010), Marketing para o Séc. XXI, 6ª edição, Editorial Presença
KOTLER, Philip, KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. (2010), Marketing 3.0 - from products to Customers to the Human Spirit, Wiley

Planificação Semanal

1. Introdução ao marketing.
2. A evolução do marketing.
3. Enquadramento organizacional da função de Marketing.
4. Marketing Tático e Estratégico. Conhecimento dos clientes e da concorrência.
5. Conceito de Marca.
6. As principais variáveis do Marketing-Mix: Produto, Preço, Distribuição, Comunicação, Pessoas, Processos,
Ambiente Físico, Marca.
7. As principais variáveis do Marketing-Mix: Produto, Preço, Distribuição, Comunicação, Pessoas, Processos,
Ambiente Físico, Marca.
8. As grandes opções estratégicas: segmentação, posicionamento, diferenciação.
9. O Plano de Marketing.
10.O Plano de Marketing.
11. Plano de Marketing.
12. Apresentação de trabalhos.
13. Apresentação de trabalhos.
14. Apresentação de trabalhos.
15. Avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

O conteudo 1 contribui para atingir os objectivos de apreendizagem (1) O conteudo 2 contribui para atingir os objectivos de apreendizagem (1,2) O conteudo 3 contribui para atingir os objectivos de apreendizagem (2) O conteudo 4 contribui para atingir os objectivos de apreendizagem (2,3) O conteudo 5 contribui para atingir os objectivos de apreendizagem (1,2,3) O conteudo 6 contribui para atingir os objectivos de apreendizagem (4) O conteudo 7 contribui para atingir os objectivos de apreendizagem (2,3,5) O conteudo 8 contribui para atingir os objectivos de apreendizagem (3,5) O conteudo 9 contribui para atingir os objectivos de apreendizagem (5)

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo e a aplicação de métodos ativos e demostrativos permitem aos alunos a familiarização com os conceitos e ferramentas apresentados e a sua aplicação a problemas de Marketing reais. Adicionalmente, ao fomentar a análise e discussão dos problemas na aula e ao valorizar processos autónomos de aprendizagem e investigação, a metodologia de ensino desenvolve as capacidades de análise crítica e de argumentação do aluno.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e síntese  
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade crítica e de avaliação  
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em contexto internacional  
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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