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Métodos e Técnicas de Investigação II 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

1. Adquirir competências metodológicas e heurísticas para que o estudante se torne apto para a discussão crítica de trabalhos de pesquisa e para a participação em projetos de investigação em Educação (de forma autónoma ou através da integração em equipas);
2. Conhecer os planos de investigação de tipo quantitativo, qualitativo e misto, identificando as suas potencialidades e limites segundo os objetivos e contextos de investigação;
3. Desenvolver, mais especificamente, a capacidade de planificação e elaboração de projetos de investigação em Educação Social, incluindo as diversas operações heurísticas: revisão e construção de modelos teóricos, formulação de hipóteses, operacionalização de variáveis, seleção e/ou construção de instrumentos de avaliação, recolha e arquivo de dados, análise dos dados e aplicação de testes estatísticos, redação de artigos científicos.

Pré-Requisitos Recomendados

Seria recomendável que os estudantes tivessem conhecimentos básicos de estatística e métodos quantitativos.

Método de Ensino

1. Aulas expositivas teóricas
2. Aulas teórico-práticas com trabalho de grupo.
3. Exercícios de iniciação à pesquisa teórico-empírica: atividades de revisão bibliográfica e atividades de
análise de dados (com suporte informático, SPSS e NVivo).
4. Redação de relatórios de trabalho e respetiva apresentação oral.

Conteúdos Programáticos

1. Processo de Investigação
2. Definição de problemas
2.1. Revisão teórica e estado da arte
2.2. Variáveis
2.3. Hipóteses
3. Planos de investigação: Tipologias
3.1. Experimentais
3.2. Relacionais
3.3. Descritivos
4. Sujeitos e amostras
4.1. Amostras aleatórias
4.2. Comparação de grupos
4.3. Estudos de caso
5. Instrumentos de Recolha de Dados
5.1. Processos de validação
5.2. Avaliação da fidelidade/consistência
6. Técnicas de Análise de Dados com software
6.1. Dados Quantitativos: SPSS
6.2. Dados Qualitativos: NVIVO
6.3. Análise de dados em Planos Mistos
7. Redação e Apresentação da Investigação
7.1. Relatórios e Artigos
7.2. Posters
7.3. Comunicações orais

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Almeida L. & Freire T. (2007). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Braga:
Psiquilíbrios.
American Psychological Association (2009). Publication Manual of the APA. Washington, DC: APA.
Bogdan, R. & Biklen, S. (2010). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.
Charmaz, K. (2006). Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis. Thousand Oaks, CA: Sage.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds. (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: Sage.
Eye, A. (1999). Statistical methods in longitudinal research. Boston: Academic Press.
Foddy, W. (2002). Como perguntar: perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.
Marôco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics. Pero Pinheiro: Report Number.
Moreira, J. (2004). Questionários: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.

Bibliografia Complementar

AFONSO, Natércio (2005). Investigação Naturalista em Educação: Um guia prático e crítico. Porto: Edições
ASA.
COLEMAN, Marianne, & Briggs Ann R. (Eds.) (2002). Research Methods in Educational Leaderships and
Management. London: Paul Chapman Publishing.
DENZIN, Norman K., & LINCOLN, Yvonna S. (Eds.) (2007). Handbook of Qualitative Research. Thousand
Oaks, CA: SAGE.
MATHEWS, M.R. (Ed.) (1999). Constructivism in science education. A philosophical examination. Dordrecht:
Kluwer Academic Publishers.

Planificação Semanal

1ª semana
1. Processo de investigação educacional

2ª semana
2. Definição de problemas
2.1. Revisão teórica e estado da arte

3ª semana
2.2. Variáveis
2.3. Hipóteses

4ª semana
Exercícios práticos de Revisão da Literatura, Identificação de variáveis e Formulação de hipóteses.

5ª semana
3. Planos de investigação: Tipologias
3.1. Experimentais
3.2. Relacionais
3.3. Descritivos


6ª semana
4. Sujeitos e amostras
4.1. Amostras aleatórias
4.2. Comparação de grupos
4.3. Estudos de caso


7ª semana
5. Instrumentos de Recolha de Dados
5.1. Processos de validação
5.2. Avaliação da fidelidade/consistência


8ª semana
6. Técnicas de Análise de Dados com software
6.1. Dados Quantitativos: SPSS


9ª semana
Exercícios práticos de análise de dados com SPSS.

10ª semana
6. Técnicas de Análise de Dados com software
6.2. Dados Qualitativos: NVIVO

11ª semana
Exercícios práticos com NVivo.

12ª semana
6.3. Análise de dados em Planos Mistos
Exercícios práticos: SPSS e NVivo.

13ª semana
7. Redação e Apresentação da Investigação
7.1. Relatórios e Artigos
7.2. Posters
7.3. Comunicações orais

14ª e 15ª semana
Apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos estudantes.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos foram elaborados a partir da construção dos objectivos considerados essenciais para esta
unidade curricular, pelo que cada um está desdobrado e desenvolvimento por um ou mais conteúdos
curriculares. Assim, os conhecimentos metodológicos traduzem-se na assimilação e treino de procedimentos,
técnicas e estratégias que são mobilizados ao longo de todo o processo de pesquisa, desde a definição do
problema até à discussão dos resultados, passando pela definição do plano de pesquisa e pela recolha e
análise de dados.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias utilizadas vão ao encontro dos objetivos propostos, proporcionando aos alunos espaços de reflexão, recolha de informação e de construção de projectos de investigação aplicáveis à realidade socioeducacional do meio envolvente. Deste modo, privilegia-se a aprendizagem pelo envolvimento ativo e
colaborativo em tarefas práticas, individuais e grupais, com recurso a meios informáticos. A própria avaliação da aprendizagem centrar-se-á nas competências necessárias para a participação teórico-prática em todas as etapas de um projeto de investigação.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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