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Educação e Processos de Comunicação 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Reconhecer a dimensão comunicativa como central no ato educativo
- Compreender a natureza interdisciplinar dos estudos sobre a comunicação
- Identificar diferentes modelos e processos de comunicação em Educação
- Refletir sobre o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da Educação.
- Desenvolver competências de comunicação e de relacionamento interpessoal
- Criar instrumentos didáticos para o desenvolvimento e avaliação de competências comunicacionais

Pré-Requisitos Recomendados

Sem pré-requisitos.

Método de Ensino

Nesta unidade curricular será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos. Especificamente serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura, visionamento de vídeos explicativos, exercícios de conhecimento e trabalhos práticos.
Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

1. COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
- Características, componentes e teorias explicativas
- Modelos de Comunicação
- Códigos e funções da comunicação

2.A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICATIVO
- A importância do contexto educacional na aquisição competências comunicacionais e linguísticas
- O contexto familiar
- O contexto escolar

3. COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
- Estilos de comunicação
- Escuta ativa
- A comunicação verbal e não verbal
- Apresentação em público

4. TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
- As TIC no campo da Educação
- Modelos de Comunicação Online

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Azevedo, S. & Coorreia, F. (coord) (2014). Educação e Integração Social - 3º congresso internacional de educação social. Livro de atas. APTSES. Porto: Fronteira do Caos Editores.
Carvalho, A. A. A. (2013). Aprender através dos Recursos online. Lisboa: RBE.
Carvalho, Ana Amélia A. (Org.). (2008). Manual de Ferramentas web 2.0 . Ministério de Educação/DGIDC: Selenova.
Castells, M. (2001). A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
Correia, L. M. (2008). Inclusão e NEE - um guia para educadores e professores. 2ª Ed. Porto: Porto Editora
Coutinho, C. , Lisboa, E. (2011). Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação
Freixo, M. J. V. (2011). Teorias e modelos de comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.

Bibliografia Complementar

Reinard, J. C. (2008). Introduction to Communication Research (4ª ed.). New York: McGraw-Hill.
Sousa, R. P. et al. (orgs). (2011). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB.

Planificação Semanal

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Coerência do programa para com os objetivos

Atendendo aos objetivos a atingir, organizou-se o conjunto dos conteúdos programáticos, entre o plano teórico e o plano prático. Tendo em conta a necessidade de promover o desenvolvimento de competências dos alunos, houve o cuidado de estruturar o trabalho, de modo a que enquadrasse trabalho individual e de grupo, no recurso prático existente inerente aos sistemas de comunicação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A metodologia a utilizar nas aulas foi pensada de forma a que os alunos adquiram os conhecimentos desejados e desenvolvam as competências consideradas fundamentais para um bom desempenho profissional, garantindo uma formação alicerçada na capacidade de investigação, de crítica e autocritica, assim como de recursos a meios e técnicas mais adequadas a uma aprendizagem dos alunos de maior qualidade.
Tentou-se evidenciar a necessidade de recorrer a várias situações inerentes à metodologia de ensino, permitindo que, fundamentalmente, o trabalho dos alunos se desenvolvesse à volta do trabalho individual, do trabalho em grupo, trabalho autónomo e trabalho diversificado na sala de aula.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigação  
Capacidade negocial  
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escrita  
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagem  
Liderança  
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir  
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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