Como chegar
|
Contactos

Métodos e Técnicas de Investigação I 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

- Identificar a "Educação" como uma área de investigação e intervenção das Ciências Sociais;
- Caracterizar as diversas fases do processo de investigação científica e elaboração de projetos;
- Conhecer os paradigmas metodológicos correntes em investigação educacional;
- Distinguir métodos quantitativos e qualitativos, conhecendo as suas bases teóricas, as suas estratégias de investigação e as suas técnicas de recolha/análise de dados.

Pré-Requisitos Recomendados

O aluno deverá ter alguns conhecimentos básicos de estatística e informática na ótica do utilizador. É importante que o aluno seja capaz de interpretar alguns conteúdos em língua inglesa.

Método de Ensino

Os métodos de ensino recorrem à utilização de aulas expositivas teórico-práticas. A metodologia adotada implica quer a exposição de conteúdos, quer a análise de textos exemplificativos dos métodos e das técnicas de investigação mais trabalhadas no contexto socioeducativo. A análise dos textos é efetuada em grupo, existindo fichas de trabalho que determinam os objetivos da análise de cada texto, testando e integrando os conhecimentos adquiridos. Os alunos são ainda convidados a realizar individualmente um trabalho final onde lhes é requisitado que apresentem um projeto (proto-projeto) de investigação na área socioeducativa. Este trabalho deverá ser apresentado oralmente e por escrito, de acordo com as normas de estilo APA. A metodologia é mista já que contempla ainda a realização de um miniteste e de exame final.

Conteúdos Programáticos

1. Epistemologia e Metodologia:
1.1.Fundamentos do processo de Investigação Científica
1.2. Investigação em Educação e nas Ciências Sociais
2. Tipologias de Métodos e Técnicas de investigação
2.1. Métodos quantitativos e qualitativos: heterogeneidade e complementaridade
2.2. Métodos experimentais, relacionais e descritivos
3. Métodos quantitativos
3.1. Fundamentos estatísticos e procedimentos de medição
3.2. Planos (designs) quantitativos de investigação
4. Métodos qualitativos:
4.1. Planos qualitativos de Investigação
4.2. Técnicas qualitativas de recolha de dados
5. Métodos Mistos: Articulação entre análise qualitativa e quantitativa
5.1. Objetivos dos métodos mistos
5.2. Designs de métodos mistos
6. Redação de um artigo científico: normas da APA
7. Ética e investigação: dilemas e princípios ético-deontológicos em investigação educacional

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Amado, J. (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Almeida L. & Freire T. (2007). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação (5ª ed.). Braga: Psiquilíbrios.
American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington, DC: American Psychological Association.
Bogdan, R. & Biklen, S. (2010). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2011). Research Methods in Education (7th Ed.). London: Routledge.
Creswell, J. & Park, V. (Eds.) (2011). Designing and conducting mixed methods research. Thousand Oaks, CA: Sage.
McMillan, J. H. & Schumacher, S. (2014). Research in Education. Evidence-based Inquiry. (7th Ed.) Pearson New International Edition.
Quivy R. & Campenhaudt L. V. (1996). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.

Bibliografia Complementar

Ary, D. et al. (1990). Introduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rinehart and Winston, Inc.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.) (2007). Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: SAGE.
Lima, J. & Pacheco, J. A. (Orgs). (2006). Fazer Investigação. Contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora.

Planificação Semanal

...

Coerência do programa para com os objetivos

Através dos conteúdos da unidade curricular pretende-se que o aluno seja apresentado sustentadamente aos princípios teóricos e empíricos que norteiam a investigação em contexto socioeducativo. Pressupõe-se que o aluno, dada a natureza inicial do seu percurso académico, não tenha conhecimentos a priori acerca de métodos e técnicas de investigação, pelo que os conteúdos são abordados numa perspetiva introdutória e iminentemente prática. Esta abordagem pretende permitir ao aluno a interpretação eficaz e integrada de textos da área técnica da educação social, sendo ao mesmo tempo capaz de delinear de modo adequado o seu próprio projeto de investigação, sempre que as exigências profissionais ou académicas assim o exijam. Interessa que o aluno saiba selecionar (ou interpretar a seleção de outros) adequadamente um tipo de metodologia ou uma metodologia mista, saber como a poderá operacionalizar e gizar, de acordo com normas de estilo (APA, 6ª edição), um (proto) plano de investigação.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Recorrendo a uma metodologia mista de exposição e prática, pretende-se que o aluno seja capaz não só de adquirir conhecimentos teóricos novos, mas de os aplicar adequadamente. As aulas decorrem em dois momentos fundamentais: (i) apresentação e compreensão de conteúdos teóricos, (ii) e, aplicação dos conhecimentos adquiridos em grupo, através da realização de tarefas propostas em fichas de trabalho.
Pretende-se ainda fomentar a transposição dos conhecimentos a contextos o mais próximos possíveis do real. Assim, os alunos deverão construir e apresentar um projeto individual de investigação (trabalho final), onde se supõe a integração de alguns elementos fundamentais: i. Título, ii. Racional teórico/estado da arte; iii. Objetivos gerais e específicos, iv. Metodologia e métodos a utilizar, v. Enquadramento temporal de tarefas (a um ano) vi. Proposta de meios de disseminação de resultados e, vii, bibliografia utilizada.
Finalmente, esta unidade curricular pretende ser uma introdução às un

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações Sim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor Sim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.