Como chegar
|
Contactos

Teoria dos Jogos 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Finda a Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender as decisões dos diferentes agentes económicos à luz da interacção estratégica entre as decisões de todos os participantes de um determinado jogo, num contexto estático e com informação completa.
- Compreender as decisões dos diferentes agentes económicos à luz da interacção estratégica entre as decisões de todos os participantes de um determinado jogo, num contexto dinâmico e com informação completa.
- Questionar a base teórica da ciência económica à luz do método científico da Economia Experimental.
- Compreender as decisões dos diferentes agentes económicos à luz da interacção estratégica entre as decisões de todos os participantes de um determinado jogo, num contexto estático e com informação incompleta.
- Adaptar a natureza estratégica da interacção entre diferentes jogadores ao contexto económico, empresarial, e do “dia-a-dia”.

Pré-Requisitos Recomendados

Economia Industrial

Método de Ensino

Método Expositivo
Método Interrogativo
Método de Gamificação
Método da Sala Invertida

Conteúdos Programáticos

1. Jogos estáticos com informação completa e equilíbrio de Nash
1.1 Representação Normal de um Jogo: Jogadores, Estratégias e Ganhos
1.2 Equilíbrio em Estratégias Dominantes
1.3 Equilíbrio de Nash
1.4 Estratégias Mistas

2. Jogos dinâmicos de informação completa e equilíbrio perfeito nos subjogos
2.1 Representação Extensiva: Árvores de Jogo
2.2 Equilíbrio de Nash e Indução Retroactiva
2.3 Ameaças e Ameaças Credíveis
2.4 Subjogos e Equilíbrio Perfeito nos Subjogos
2.5 Jogos Repetidos: Repetição Finita
2.6 Repetição Infinita e o Teorema Folk

3. Economia Experimental e Teoria dos Jogos

4. Jogos de informação incompleta
4.1 Jogos estáticos Bayesianos e equilíbrio Nash-Bayesiano
4.2 Estratégias Mistas em Informação Incompleta
4.3 O princípio da Revelação
4.4 Equilíbrio Bayesiano Perfeito
4.5 Jogos de Sinalização e Selecção Adversa

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Gibbons, Robert; A Primer in Game Theory. Harvester Wheatsheaf, 1992.
Harrington, Joseph; Games, Strategies and Decision Making, second edition. Freeman/Worth, 2014.
Osborne, Martin; An Introduction to Game Theory, International Edition. Oxford University Press, 2009.

Bibliografia Complementar

Tadelis, Steven; Game Theory: An Introduction, Princeton University Press, 2013.
Barron, Emmanuel; Game Theory: An Introduction, Second Edition. Wiley, 2013.

Planificação Semanal

1
1.1 Representação Normal de um Jogo: Jogadores, Estratégias e Ganhos
2
1.2 Equilíbrio em Estratégias Dominantes
3
1.3 Equilíbrio de Nash
4
1.4 Estratégias Mistas
5
2.1 Representação Extensiva: Árvores de Jogo
2.2 Equilíbrio de Nash e Indução Retroactiva
6
2.3 Ameaças e Ameaças Credíveis
2.4 Subjogos e Equilíbrio Perfeito nos Subjogos
7
2.5 Jogos Repetidos: Repetição Finita
2.6 Repetição Infinita e o Teorema Folk
8
3. Economia Experimental e Teoria dos Jogos
9
3. Economia Experimental e Teoria dos Jogos
10
4.1 Jogos estáticos Bayesianos e equilíbrio Nash-Bayesiano
4.2 Estratégias Mistas em Informação Incompleta
11
4.3 O princípio da Revelação
12
4.4 Equilíbrio Bayesiano Perfeito
13
4.5 Jogos de Sinalização e Selecção Adversa
14
Revisões de Conteúdos para o Primeiro Teste da Avaliação Contínua
Primeiro Teste da avaliação Contínua
15
Preparação e Apresentação dos Trabalhos da Unidade Curricular

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos foram preparados para dar resposta aos objetivos identificados para a unidade curricular. O primeiro objetivo é atingido através dos conteúdos presentes no capítulo 1. De igual forma, o segundo objectivo da unidade curricular é explicado através dos conteúdos presentes no capítulo 2. À prossecução do terceiro objectivo é satisfeita através dos conteúdos programáticos presentes no capítulo 3. O quarto objectivo é atingido através dos conteúdos programáticos do capítulo 4 da Unidade Curricular, enquanto o objectivo 5 é transversal a todos os conteúdos da unidade curricular.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Com o método expositivo pretende-se dar uma primeira explicação dos conteúdos da unidade curricular. Dada a grande aplicabilidade da matéria a exercícios mais práticos e a relação existente entre os conteúdos e o “mundo real”, com a metodologia interrogativa o docente procura perceber se os alunos atingiram os objectivos propostos à medida que a exposição dos conteúdos é feita. Com a gamificação, pretende-se que os alunos se incluam numa situação em que têm de tomar decisões estratégicas contra outros alunos, permitindo assim a obtenção dos conhecimentos de uma perspectiva mais prática. Com a metodologia da sala invertida, os alunos farão uma revisão dos conteúdos da matéria no fim de cada capítulo com recurso à plataforma Kahoot, onde depois terão de defender a opção que tomaram perante a turma.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.