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Marketing de Empresas Turísticas 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1.Identificar as características do mercado turístico
2.Distinguir as diferentes motivações e tipologias de turistas
3.Discriminar as diferentes formas de segmentação do mercado turístico
4.Descrever as várias componentes do Marketing-Mix
5.Explicar a atividade de marketing aplicada aos diferentes sectores da atividade turística
6.Identificar as fases de planeamento das estratégias de Marketing

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

As horas de contacto teórico-práticas serão lecionadas através do método expositivo complementadas com a análise e debate de estudos-caso. Será feita orientação tutorial para o apoio prático do percurso letivo dos alunos, particularmente na realização de trabalhos de grupo e individuais que serão posteriormente apresentados oralmente em contexto de aula, de forma a estimular a reflexão, a capacidade crítica e a interação nos alunos.

Conteúdos Programáticos

1.Marketing Turístico
2.Marketing-Mix
3.Segmentação do mercado turístico
4.Posicionamento dos destinos turísticos
5.Elaboração das estratégias de marketing
6.Plano de marketing turístico

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Kotler, P., Bowen, J. & Makens, J. (2014). Marketing for Hospitality and Tourism, Sixth Edition. Harlow: Pearson

Material de estudo disponibilizado pelo docente.

Bibliografia Complementar

Morrison, A. (2013). Marketing and managing tourism destinations. New York: Routledge

Planificação Semanal

A definir.

Coerência do programa para com os objetivos

As temáticas abordadas nesta unidade curricular permitem que o aluno compreenda a importância que as estratégias de marketing têm para o sucesso das empresas turísticas e para a atividade turística dos destinos. Permitem também dotar o aluno de ferramentas de marketing que irão permitir a leitura do mercado e as necessidades dos clientes de uma empresa turística.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

s horas de contacto teórico-práticas lecionadas através do método expositivo e complementadas com a análise e debate de estudos-caso vão ao encontro dos objetivos inicialmente propostos e possibilitam aprendizagem e contextualização dos conceitos associados às problemáticas do marketing no turismo. A orientação tutorial no apoio prático do percurso letivo dos alunos, mais concretamente na realização de trabalhos de grupo e individuais que serão posteriormente apresentados oralmente em contexto de aula, ajuda à prossecução do trabalho autónomo dos alunos e aplicação dos conceitos ao contexto real.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSim 
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em contexto internacional  
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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