Como chegar
|
Contactos

Psicologia da Saúde e do Bem-estar 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1) Caraterizar o desenvolvimento da psicologia da saúde ao longo do tempo
2) Conhecer e relacionar os conceitos de saúde, bem-estar e doença, caraterizar bem-estar subjetivo e qualidade de vida, e definir a relação entre saúde, bem-estar e comportamento
3) Conhecer as caraterística da promoção e proteção da saúde e bem-estar, assim como da prevenção da doença, sendo capaz de identificar estratégias de intervenção nestes âmbitos
4) Refletir criticamente sobre programas de promoção e proteção de saúde e de bem-estar e de prevenção de doença

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos no âmbito da biologia humana, da psicologia da motivação, da psicofisiologia, da avaliação psicológica e da metodologia de investigação.

Método de Ensino

Nesta unidade curricular será implementada uma metodologia de ensino ativa com recurso à utilização de estratégias de ensino e aprendizagem que proporcionem o envolvimento dos alunos. Serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura, exercícios de conhecimento, estudos de caso, simulações, trabalhos práticos e provas de avaliação de conhecimento. Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projetor de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis. A avaliação da uc será contínua, composta por trabalhos individuais e fichas de avaliação do conhecimento agendados ao longo do semestre.

Conteúdos Programáticos

1) A psicologia da saúde
1.1) História e emergência
1.2) A psicologia ao longo da evolução da saúde

2) Saúde, bem-estar e doença
2.1) Definição e relação
2.2) Bem-estar subjetivo
2.3) Qualidade de vida
2.3) Saúde e comportamento
2.3.1) Variáveis psicológicas
2.3.2) Fatores de risco e de proteção
2.3.3) Comportamentos e atitudes no âmbito da saúde
2.3.4) Modelos de modificação do comportamento de prejuízo da saúde

3)Promoção e proteção da saúde e do bem-estar, e prevenção da doença
3.1) Definição dos construtos
3.2) Critérios de conceptualização, desenvolvimento e avaliação da eficácia de programas de intervenção

4) Modelos de intervenção no âmbito de diferentes problemáticas
4.1) Stress e coping
4.2) Saúde sexual e reprodutiva, gravidez e interrupção da gravidez. Infertilidade
4.3) Comportamentos de risco
4.4) Dor crónica
4.5) Doença oncológica
4.6) Doença degenerativa e cuidar do cuidador

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baum, A., Reverson, T. A., & Singer, J. (2012). Handbook of health psychology (2nd edition). New York: Psychology Press

Brannon, L., Feist, J., & Updegraff, J. A. (2014). Health psychology: An introduction to behavior and health (8th edition). Belmont, CA: Wadsworth

Leal, I. (Coord.) (2006). Perspetivas em psicologia da saúde. Coimbra: Quarteto

Pais Ribeiro, J. P. (2007). Introdução à psicologia da saúde (2ª edição). Coimbra: Quarteto

Sarafino, E. P. (2008). Health psychology: Biopsychosocial interactions (6th edition). New Jersey: Wiley

Sharma, M., & Remas, J. (2012). Theoretical foundations of health education and health promotion (2nd edition). Sudbury, MA: Jones & Barlett Learning

National Child Traumatic Stress Network and National Center for PTSD (2015). Psychological first aid. USA. Disponível em http://www.nctsn.org/content/psychological-first-aid

Bibliografia Complementar

American Psychological Association (2009). Manual of the American Psychological Association (6th ed). Washington DC: American Psychological Association.

Glanz, K., Rimer, B., & Viswasnath, K. (2008). Health behavior and health education (4th edition). New York: Wiley

Lucas, K. & Lloyd, B. (2005). Health promotion: Evidence and experience. London: Sage Publications.

Moreira, P., & Melo, A. (2005). Saúde mental: Do tratamento à prevenção. Porto: Porto Editora

Moreira, P. (2005). Para uma prevenção que previna (4ª edição). Coimbra: Quarteto

Snyder, C., & Lopez, S. (2002). Handbook of positive psychology. Oxford: Oxford University Press.

World Health Organization (2013). World health report 2013: Research for universal health coverage.

Planificação Semanal

- Semana 1 - Apresentação da unidade curricular. Definição dos momentos de avaliação. Apresentação do programa Riscos & Desafios + Delimitação de conceitos e áreas de atuação em Psicologia da Saúde.
- Semana 2 - História e emergência da psicologia da saúde. A psicologia ao longo da evolução da saúde + Crenças de Saúde e Doença.
- Semana 3 - Formação Riscos & Desafios + Critérios de conceptualização, desenvolvimento e avaliação da eficácia de programas de intervenção.
- Semana 4 - Formação Riscos & Desafios + Comportamentos de risco.
- Semana 5 - Formação Riscos & Desafios + Doença Crónica.
- Semana 6 - Formação Riscos & Desafios + Doença degenerativa.
- Semana 7 - Fatores e risco e proteção. Bem-Estar subjetivo e Qualidade de Vida. Promoção e proteção da saúde e do bem-estar. Prevenção da doença + Aula aberta (convidado externo) Cuidar do cuidador.
- Semana 8 - Formação Riscos & Desafios.
- Semana 9 - Formação Riscos & Desafios + Monitorização de trabalhos de grupo.
- Semana 10 - Formação Riscos & Desafios + Aula aberta (convidado externo) Doença Oncológica.
- Semana 11 – Formação Riscos & Desafios + Aula aberta (convidado externo) sobre Saúde sexual e reprodutiva, gravidez e interrupção da gravidez. Infertilidade.
- Semana 12 – Stress e Coping. Aulas teórico-práticas, com a realização de atividades de leitura e exercícios.
- Semana 13 – Teste escrito de avaliação + Apresentação de trabalhos.
- Semana 14 – Modelos de mudança de comportamento + Apresentação de trabalhos.
- Semana 15 – Correção do teste escrito e balanço do semestre + Apresentação de trabalhos de grupo.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos abordados no módulo “A psicologia da saúde” permitirão “Caraterizar o desenvolvimento da psicologia da saúde ao longo do tempo”. Por seu turno, os conteúdos do módulo “Saúde, bem estar e doença” vão ao encontro do objetivo “Conhecer e relacionar os conceitos de saúde, bem-estar e doença, caraterizar bem-estar subjetivo e qualidade de vida, e definir a relação entre saúde, bem-estar e comportamento”. Os conteúdos do módulo “Promoção e proteção da saúde e do bem-estar e prevenção da doença” permitirão “Conhecer as caraterística da promoção e proteção da saúde e bem-estar, assim como da prevenção da doença, sendo capaz de identificar estratégias de intervenção nestes âmbitos”. Por último, o módulo "Modelos de intervenção no âmbito de diferentes problemáticas" permitirá “Refletir criticamente sobre programas de promoção de saúde e bem-estar e de prevenção de doença”.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

No âmbito do objetivo “Caraterizar o desenvolvimento da psicologia da saúde ao longo do tempo” serão realizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura e exercícios de conhecimento. No mesmo sentido, aulas expositivas, atividades de exploração de leitura e estudos de caso serão realizados relativamente ao objetivo “Conhecer e relacionar os conceitos de saúde, bem-estar e doença, caraterizar bem-estar subjetivo e qualidade de vida, e definir a relação entre saúde, bem-estar e comportamento”. Relativamente ao objetivo “Conhecer as caraterística da promoção e proteção da saúde e bem-estar, assim como da prevenção da doença, sendo capaz de identificar estratégias de intervenção nestes âmbitos” serão utilizadas aulas expositivas, atividades de exploração de leitura, simulações e estudos de caso. Por último, no âmbito do objetivo “Refletir criticamente sobre programas de promoção e proteção de saúde e de bem-estar e de prevenção de doença” serão realizadas aulas expositivas e

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisão  
Capacidade de investigação  
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsável  
Comunicação oral e escritaSim 
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSim 
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.