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Psicologia das Organizações 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1) Compreender a complexidade dos seres humanos nas organizações; 2) desenvolver o conhecimento próprio e a consciência de como o Outro é simultaneamente similar e diferente; 3) Adquirir o conhecimento necessário de Psicologia aplicada a gestão; 4)desenvolver competências em comunicação, motivação e liderança.

Pré-Requisitos Recomendados

n/a

Método de Ensino

Os métodos de ensino estão de acordo com os os objectivos da unidade curricular e são desenvolvidos com o processo de aprendizagem e são adequados às diferentes partes do programa. O programa está estruturado de modo a permitir e encorajar os estudantes a estudar por si mesmos. A metodologia une a teoria com a prática, permitindo aos estudantes ver a aplicação dos conhecimentos teóricos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução / História do comportamento organizacional, tendências e desafios
2. Personalidade, percepções e atribuições
3. Satisfação, motivação e compromisso
4. Emoções e stress
5. Processos grupais e de equipa
6. Liderança
7. Trocas sociais: justiça, apoio e confiança
8. Cultura organizacional
9. Mudança organizacional

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Ferreira, J., Neves, J. e Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora

Craig, P. (2008) Work motivation in organizational behavior (2ª ed.). Londres: Psychology Press, Taylor & Francis Group.

Bibliografia Complementar

Matthewman, L.,Rose, A.& Hetherington, A. (2009), Work psychology. Oxford: Oxford University Press.
Neves, J., Garrido, M & Simões, E. (2008) (2ªed.) Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais. Lisboa: Edições Sílabo.
Rothmann, I. & Cooper, C. (2008). Organizational and work psychology. Londres: Hodder Education.

Planificação Semanal

Semanas 1 e 2: Introdução / História do comportamento organizacional, tendências e desafios
Semana 3: Personalidade, percepções e atribuições
Semana 4: Satisfação, motivação e compromisso
Semana 5: Emoções e stress
Semana 6: Processos grupais e de equipa
Semana 7: Revisões e Mini-teste
Semanas 8 e 9: Liderança
Semana 10: Trocas sociais: justiça, apoio e confiança
Semana 11: Cultura organizacional
Semana 12. Mudança organizacional
Semana 13: Apresentação de trabalhos de grupo
Semana 14: Apresentação de trabalhos de grupo
Semana 15: Esclarecimento de dúvidas para o exame

Coerência do programa para com os objetivos

A unidade curricular cobre o essencial de Psicologia ocupacional (ou organizacional). O sistema de avaliação pede a participação activa dos estudantes na aula. discussões em grupo e role play.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Os objectivos da unidade curricular são alcançados com a aquisição dos conhecimentos teóricos e exemplos de aplicação prática , e devem desenvolver o conhecimento próprio e a consciência do Outro.Adicionalmente devem desenvolver competências especificas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSim 
Conhecimento de outras culturas e costumesSim 
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em equipaSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSim 
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