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Organização de Empresas 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
Compreender cada uma das fases do Ciclo da Gestão, que servirão como pilar para o enquadramento dos
conhecimentos a adquirir nas disciplinas da área de Gestão de
Empresas.
Desenvolver e apresentar uma análise crítica de problemas de Gestão reais no âmbito do Planeamento,
Organização, Direção e Controlo, e de propor estratégias adequadas.
Desenvolver uma visão integrada da organização e das relações e fluxos de informação existentes entre diferentes áreas da Gestão.
Capacidade de trabalho de grupo, comunicação oral e análise crítica.

Pré-Requisitos Recomendados

N.a.

Método de Ensino

Método expositivo para apresentação dos conteúdos programáticos.
Aplicação de métodos demonstrativos e ativos com análise de situações reais e discussão em sala de aula.
Discussão dos trabalhos apresentados pelos alunos, com indicação dos pontos fortes e áreas a melhorar em
trabalhos futuros.

Conteúdos Programáticos

1. ORGANIZAÇÃO, EMPRESA E O PAPEL DO GESTOR
1.1. O conceito de Gestão
1.2. O ciclo da Gestão
1.3. Os níveis da Gestão
1.4. As tarefas e aptidões do gestor
1.5. A evolução da Gestão
2. A EMPRESA E O SEU AMBIENTE
2.1. A empresa como organização social
2.2. A empresa como sistema aberto
2.3. Objectivos e recursos
3. PLANEAMENTO
3.1. Função Planeamento
3.2. O Processo de Tomada de Decisões
4. ORGANIZAÇÃO
4.1. Processo e objetivos
4.2. Funções, departamentalização e diferenciação
4.3. Responsabilidade, autoridade e delegação
4.4. Princípios de organização
4.5. Estruturas organizacionais
4.6. Organização informal
4.7. Autoridade, influência e poder
4.8. Principais tendências na estruturação das empresas
5. DIREÇÃO
5.1. Teorias da Natureza Humana
5.2. Teorias da Motivação
5.3. Liderança nas Organizações
5.4. Comunicação
5.5. Cultura Organizacional
6. CONTROLO
6.1. Definição
6.2. Padrões e tipos de controlo
6.3. Ferramentas de controlo: Balanced Scorecard

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Teixeira, Sebastião (2013), “Gestão das Organizações”, Escolar Editora
Williams, Chuck (2015) Principles of Management, 7ª ed., Mason, Cengage Learning

Bibliografia Complementar

Baranger, P. e Outros (1993), “Gestão”, Ed. Sílabo
Brazinha, Manuel F. (2010), “Gestão das Organizações”, Escolar Editora
Ferreira, Santos, Reis e Marques (2010), Gestão Empresarial, Lidel
Linstead, S.; Fulop, L.; Liley, S. (2009), “ Management and Organization: a critical text”, Palgrave
Sousa, António (1999), “Introdução à Gestão – uma abordagem sistémica”, Editorial Verbo, Lisboa
Varela, Miguel e Dias, Álvaro Lopes (2015), Introdução à Gestão - Gestão Empresarial, Escolar Editora

Planificação Semanal

1 Apresentação: objetivos, programa, regime de avaliação e bibliografia. Definição dos grupos de trabalho.
2 Introdução. O conceito de Gestão. O Ciclo da Gestão.
3 Níveis de Gestão. Tarefas e aptidões do gestor. Evolução da Gestão.
4 A Empresa e o seu ambiente.
5 Função Planeamento.
6 Função Planeamento.
7 Função Planeamento.
8 Função Organização.
9 Função Organização.
10 Função Direção.
11 Função Direção.
12 Função Direção.
13 Função Controlo.
14 Apresentação de trabalhos.
15 Apresentação de trabalhos e Avaliação.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos partem de um enquadramento teórico que pretende enquadrar a importância da Gestão, apresentando esta unidade curricular como sendo introdutória a esta área do conhecimento. Cada um dos capítulos desenvolvidos ao longo das aulas está estruturado de forma a permitir a sua compreensão individual e o relacionamento entre si, formando um verdadeiro ciclo da Gestão. Os conteúdos programáticos
permitem ao aluno desenvolver uma visão integrada da organização e das relações e fluxos de informação
existentes entre diferentes áreas da Gestão. Permitem ainda a identificação de problemas de Gestão e a formulação de estratégias adequadas à realidade empresarial.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O método expositivo e a aplicação de métodos ativos e demostrativos permitem aos alunos a familiarização com os conceitos e a aplicação a situações reais nomeadamente desenvolver e apresentar uma análise crítica de problemas de gestão reais e ter uma visão integrada da organização e das relações e fluxos de informação existentes entre diferentes áreas da Gestão. A aplicação de métodos demonstrativos e ativos contribui para a capacidade de análise de casos reais e para o desenvolvimento das capacidades de comunicação oral e
análise crítica.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliação  
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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