Como chegar
|
Contactos

Psicologia da Motivação 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar as bases biológicas da motivação humana;
- Analisar a importância da motivação na orientação do comportamento;
- Comparar o conceito de motivação com outros conceitos de natureza psicológica;
- Enumerar as diferentes teorias psicológicas da motivação, reconhecendo os seus pressupostos fundamentais;
- Demonstrar a transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica;
- Conhecer, selecionar e aplicar diferentes medidas de avaliação da motivação humana consoante as especificidades do contexto;
- Promover a motivação em diferentes domínios de ação psicológica.

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos alusivos às unidades curriculares de Psicologia da Cognição 1, História da Psicologia e Biologia Humana.
As aprendizagens efetuadas na presente unidade curricular estão em articulação e serão relevantes para a compreensão dos conteúdos programáticos da uc de Psicopatologia 1 (2º ano do plano curricular do ciclo de estudos).

Método de Ensino

A docência da unidade curricular implicará o uso de métodos de ensino/aprendizagem que envolverão aulas expositivas; exploração da leitura; sebentas; exercícios de conhecimento; desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento; trabalhos de grupo e individuais; orientação tutorial; investigação; debate; e aulas abertas.
Como recursos serão utilizados o quadro, o computador e o projector de vídeo. As bases de dados digitais da UPT, bem como a plataforma de elearning da UPT serão também ferramentas de trabalho indispensáveis.

Conteúdos Programáticos

1. Sistemas motivacionais
1.1. Bases biológicas da motivação humana

2. Motivação enquanto processo modulatório
2.1. Enquadramento conceptual
2.2. Motivação e construtos associados
2.3. Motivação como ação dirigida: sistemas de controlo e homeostasia
2.4. Fatores de motivação do comportamento humano

3. Teorias da motivação: teorias gerais e teorias organizacionais
3.1. Perspetiva comportamentalista
3.2. Perspetiva cognitivista
3.3. Perspetiva humanista
3.4. Perspetiva psicanalítica
3.5. Teoria motivacional de Maslow
3.6. Teoria motivacional de Herzberg
3.7. Teoria X e Y de McGregor

4.Transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica
4.1. Medidas de avaliação da motivação humana
4.2. Princípios gerais das ações de promoção da motivação humana em diferentes contextos (educativo; clínico e da saúde; judicial; organizacional)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

- Braver, T. S. (2016). Motivation and cognitive control. New York: Routledge

-Gleitman, H., Fridlund, A.J., & Reisberg, D. (2007). Psicologia (7ª edição). Fundação Calouste Gulbenkian. Serviço de Educação e Bolsas.

-Goleman, D. (2010). Trabalhar com inteligência emocional. Temas e Debates.

- Kressler, H. (2003). Motivate and reward: performance appraisal and incentive systems for business success. New York : Palgrave.

-Pinder, C. (2008). Work motivation in organization behavior. New York: Psychology Press.

-Sansone, C., & Harackiewicz, J. (2000). Intrinsic and extrinsic motivation : the search for optimal motivation and performance. San Diego : Academic Press.

-Weiner, I.B. (2003). Handbook of Psychology. John Wiley & Sons, Inc.

Bibliografia Complementar

No decorrer da apresentação dos conteúdos programáticos será dada informação adicional acerca de bibliografia complementar e/ou artigos de investigação científica relevantes para a aprendizagem dos conceitos cuja aquisição se pretende. Quando tal acontecer a referida bibliografia será disponibilizada através da plataforma moodle no sítio correspondente à unidade curricular.

Planificação Semanal

AULA DE 2017-02-06
- Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos programáticos, metodologias de ensino e de avaliação e planeamento da unidade curricular.
- Apresentação dos objetivos, estrutura e parâmetros de avaliação dos trabalhos práticos.

AULA DE 2017-02-07
- Em que consiste a motivação humana?
- Interesse do estudo da motivação humana.

AULA DE 2017-02-13
- Motivação humana e construtos associados: elementos constituintes da sequência motivacional.
- Tipos de motivos.
- Importância dos objetivos para a orientação do comportamento humano.

AULA DE 2017-02-14
- Aula de apoio tutorial para a realização dos trabalhos de grupo (análise dos artigos selecionados pelos diferentes grupos de trabalho e estruturação acompanhada do artigo de revisão).

AULA DE 2017-02-20
- Componente afetiva da motivação humana: satisfação e frustração das necessidades.
- Estratégias para lidar com a frustração.

AULA DE 2017-02-21
- Realização em grupo e discussão do exercício “O serão frustrado”.

AULA DE 2017-03-06
- Bases biológicas da motivação humana.

AULA DE 2017-03-07
- Realização de exercícios práticos para aplicação dos conceitos explorados até ao momento.
- Esclarecimento de dúvidas.

AULA DE 2017-03-13
- Especificidades das teorias psicológicas gerais e das teorias organizacionais da motivação humana.
- Pressupostos da perspetiva comportamentalista e sua importância para a compreensão da motivação humana (introdução).

AULA DE 2017-03-14
- Pressupostos da perspetiva comportamentalista e sua importância para a compreensão da motivação humana (conclusão).
- Pressupostos da perspetiva cognitivista e sua importância para a compreensão da motivação humana (introdução).

AULA DE 2017-03-20
- Pressupostos da perspetiva cognitivista e sua importância para a compreensão da motivação humana (conclusão).

AULA DE 2017-03-21
- Entrega do relatório preliminar necessário à realização do 1º elemento de avaliação (trabalho prático 1).
- Esclarecimento de dúvidas e apoio tutorial para a realização do 2º trabalho prático.

AULA DE 2017-03-27
- Pressupostos da perspetiva psicanalítica e sua importância para a compreensão da motivação humana (introdução).

AULA DE 2017-03-28
- Pressupostos da perspetiva psicanalítica e sua importância para a compreensão da motivação humana (conclusão).
- Pressupostos gerais da perspetiva humanista e sua importância para a compreensão da motivação humana.

AULA DE 2017-04-03
- Pressupostos da Teoria Motivacional de Maslow: hierarquia de necessidades.
- Importância desta perspetiva humanista para a compreensão da motivação humana em contexto organizacional.

AULA DE 2017-04-04
- Conceitos fundamentais da Teoria Bi-fatorial de Herzberg.

AULA DE 2017-04-18
- Conceitos fundamentais da Teoria X e da Teoria Y de McGregor.

AULA DE 2017-04-24
- Realização de exercícios para a consolidação dos conhecimentos adquiridos.
- Esclarecimento de dúvidas.

AULA DE 2017-05-02
- Entrega do 1º elemento de avaliação.
- Esclarecimento de dúvidas e apoio tutorial na realização do 2º elemento de avaliação.

AULA DE 2017-05-15
- Transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica: realização de aula aberta.

AULA DE 2017-05-16
- Realização de exercícios práticos para consolidação dos conteúdos programáticos abordados ao longo do semestre e esclarecimento de dúvidas.

AULA DE 2017-05-22
- Realização do mini-teste para avaliação de conhecimentos.

AULA DE 2017-05-23
- Realização acompanhada e avaliação individual do 2º trabalho prático.

AULA DE 2017-05-29
- Realização acompanhada e avaliação individual do 2º trabalho prático.

AULA DE 2017-05-30
- Realização acompanhada e avaliação individual do 2º trabalho prático.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos respeitantes aos “Sistemas motivacionais” e sub-tópicos vão ao encontro do objetivo "Identificar as bases biológicas"; os conteúdos “Motivação enquanto processo modulatório” e sub-tópicos remetem ao cumprimento dos objetivos "Reconhecer a importância da motivação na orientação do comportamento" e "Articular o conceito de motivação com outros conceitos"; os conteúdos relativos às “Teorias da motivação” relacionam-se com o objetivo "Enumerar as diferentes teorias psicológicas da motivação, reconhecendo os seus pressupostos fundamentais"; os objetivos "Reconhecer a transversalidade da motivação em diferentes domínios de investigação/ação psicológica", “Selecionar e conhecer diferentes medidas de avaliação da motivação humana consoante as especificidades do contexto” e "Promover a motivação em diferentes domínios de ação psicológica" associam-se à exploração dos conteúdos respeitantes à “Transversalidade da motivação em diferentes domínios” e sub-tópicos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O recurso a métodos expositivos de ensino complementados com a realização de debates envolvendo a participação ativa dos estudantes através da criação de exemplos práticos que espelhem os conceitos apresentados, de exercícios de conhecimento, de exercícios de exploração de leitura e sebentas será fundamental para a concretização dos objetivos de conhecimento e análise, manifestos essencialmente na identificação das bases biológicas da motivação humana, na análise da importância da motivação na orientação do comportamento, na comparação do conceito de motivação com outros conceitos de natureza psicológica e na enumeração das diferentes teorias psicológicas da motivação, reconhecendo os seus pressupostos fundamentais. Os recursos relativos ao desenvolvimento de competências com base no uso da biblioteca e outras fontes de conhecimento; trabalhos de grupo e individuais; orientação tutorial; investigação; debate; e aulas abertas, serão fundamentais para a concretização dos objetivos associ

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.