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História das Relações Internacionais 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Identificar e interpretar o conceito, significado, envolvência e representação das Relações Internacionais;
2. Identificar e interpretar a História das RI desde a Paz de Vestfália ao Congresso de Viena de 1815;
3. Identificar a conjuntura política e social interestadual no início do séc. XX, na multiplicidade e complexidade da vida internacional, como introdução às Guerras Mundiais em geral, e ao Holocausto em particular;
4. Concetualizar e Interpretar a Guerra Fria e as suas consequências para o rumo da Humanidade;
5. Reconhecer e interpretar o poder das RI no Oriente - Médio Oriente – Ocidente, em particular a Primavera Árabe;
6. Identificar o Terrorismo adentro das Relações Internacionais.

Pré-Requisitos Recomendados

Nesta Unidade Curricular não existem pré-requisitos recomendados.

Método de Ensino

As questões teóricas serão trabalhadas em aulas privilegiando o método expositivo. No entanto, e atendendo à necessidade de desenvolvimento da apreensão do conhecimento adquirido, desenvolver-se-ão exercícios analíticos para desenvolvimento e compreensão das temáticas abordadas. Sempre que possível, a matéria teórica será acompanhada por exercícios práticos, nomeadamente estudando textos e vídeos temáticos.

Conteúdos Programáticos

1. As Relações Internacionais da Paz de Vestfália ao Congresso de Viena;
2. As Relações Internacionais e a Globalização na História do Séc. XX:
2.1 A I GM, a queda dos Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Otomano, a redefinição geopolítica da Europa e o papel da Liga das Nações;
2.2 A II GM e o que (des)humanamente foi possível: o Holocausto e a lamentável história real de vidas reais: de Auschwitz a Hiroshima;
3. Da Guerra Fria - USA/URSS à Queda do Muro de Berlim - bipolaridade na ordem mundial;
4. Oriente-Médio Oriente - Ocidente e a Primavera Árabe: A Polarização das RI;
5. O Terrorismo e as RI: de NY/USA 11/09/2001 à Guerra invisível
6. Organizações Internacionais e Regionais como intervenientes da História das RI nos séc. XX e XXI.
7. Atores e Acontecimentos marcantes na construção e desenvolvimento histórico no cenário político das RI no séc. XXI.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

DUROSELLE, Jean-Baptiste; História das Relações Internacionais de 1919 a 1945. Edições Texto & Grafia, 2013. ISBN: 9789898285812
DUROSELLE, Jean-Baptiste; KASPI, André; História das Relações Internacionais
De 1945 aos nossos dias Armand Colin. Editor: Edições Texto & Grafia, 2014. ISBN 9789898285829.

Bibliografia Complementar

ARENDT, Hannah; A condição humana. Lisboa: Relógio de Água, 2001;
FULBROOK, Mary (coord.); A Europa desde 1945, Fio da Palavra Editores, 2009. ISBN: 9789898171153;
MILZA, Pierre; As Relações Internacionais de 1918 a 1939, Edições 70, 1998. ISBN: 9724409759;
PEREIRA, Juan carlos (coord.); Historia de las relaciones internacionales contemporáneas, Editorial Ariel, 2001. ISBN: 8434466325;
RENOUVIN, Pierre; DUROSELLE, Jean-Baptiste; Introduction à l'Histoire des Relations Internationales, Armand Colin, 1991. ISBN: 2200372493;
VAISSE, Maurice; As Relações Internacionais desde 1945, Edições 70, 1997. ISBN: 9724409538.

Planificação Semanal

1ª Semana
Apresentação: Conteúdos, Metodologia, Bibliografia e Avaliação.
Introdução à ‘História das Relações Internacionais’.

2ª Semana
As Relações Internacionais: Definição; Significados e Representatividade na História e na vida social e humana.

3ª Semana
A sociedade internacional, a globalização e as RI na génese do desenvolvimento social e político do séc. XX.
Debate.

4ª Semana
A I GM, a queda dos Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Otomano, a redefinição geopolítica da Europa e o papel da Liga das Nações.

5ª Semana
A II GM e o que (des)humanamente foi possível: o Holocausto.
Exercício.

6ª Semana
A II GM e o que (des)humanamente foi possível: de Auschwitz a Hiroshima.
Exercícios.

7ª Semana
As RI, a ONU e os Direitos Humanos no séc. XX: da DUDH (1948) ao Daesh.;

8ª Semana
Realização de Mini-teste, elemento de avaliação mista.

9ª Semana
Da Guerra Fria - USA/URSS à Queda do Muro de Berlim - bipolaridade na ordem mundial.
Exercício.

10ª Semana
A sociedade internacional e a polarização das RI: Oriente-Médio Oriente - Ocidente e a Primavera Árabe.
Leitura.

11ª Semana
RI e 11-09-2001 em NY/USA.
Estudo de Caso.

12ª Semana
A (confirm)ação da guerra mundial "invisível" contra o Terrorismo e as RI.
Exercício de debate e análise temática.

13ª Semana
As Organizações Internacionais e Regionais como intervenientes da História das RI nos séc. XX e XXI.

14ª Semana
Atores e Acontecimentos marcantes na construção e desenvolvimento histórico no cenário político das RI no séc. XXI.

15ª Semana
Finalização temática da UC.
Preparação para a Prova Escrita.

Coerência do programa para com os objetivos

Considerando os objetivos da Unidade Curricular que globalmente visam o ensino-aprendizagem da História das Relações Internacionais, abrangendo os mais marcantes acontecimentos, numa dinâmica de conteúdos que se norteiam pelos objetivos. Neste âmbito, inicia-se o percurso dotando os alunos de conhecimento desde a Paz de Vestfália até à atualidade para compreensão e interpretação das relações internacionais abrangendo sempre a dimensão humana, política e conjuntural internacional.
Assim, na UC atingir-se-ão os objetivos (Obj.)assim pelos Conteúdos Programáticos (CP):
- Obj. 1 pelos CP 1 e 2;
- Obj. 2 pelo CP 2
- Obj. 3 e 4 pelos CP 3 e 4;
- Obj. 5 e 6 pelos CP 5 e 6.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Esta UC propõe-se a dotar os alunos do conhecimento histórico necessário acerca do desenvolvimento das relações internacionais e da sociedade internacional, concebida de uma perspetiva global, por forma a conseguirem produzir análises estruturadas da realidade internacional contemporânea, assim como compreender os principais fenómenos sociológicos subjacentes a processos de desenvolvimento humano à escala global.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Preocupação com a eficáciaSim 
Preocupação com a qualidadeSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSim 
Trabalho em contexto internacionalSim 
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
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