Como chegar
|
Contactos

Estágio II 2017/2018

Objetivos

No final do Estágio II, pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objetivos:
1. Revelar responsabilidade, capacidades de relacionamento interpessoal e trabalho de equipa, de comunicação oral e escrita e aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos na execução das tarefas de estágio;
2. Demonstrar capacidade de resolução de problemas, integração nas equipas de trabalho e competências comunicacionais no desempenho das tarefas acordadas na instituição;
3. Analisar os processos internos da organização conducentes ao desenvolvimento de uma análise swot.
4. Analisar um dos setores da instituição cooperante mediante o recurso a um estudo de investigação aplicada.

Pré-Requisitos Recomendados

Nenhum estudante poderá inscrever-se no estágio II sem ter obtido aprovação no estágio I.

Método de Ensino

O método de ensino/aprendizagem é do tipo tutorial em sala de aula; e do tipo de prática em contexto de trabalho, em formato de Estágio curricular.

Conteúdos Programáticos

1. Acompanhamento do Plano de Estágio II
1.1. Processos internos da organização cooperante – realização de análise SWOT
1.2. Estudo de investigação aplicada sobre um dos setores da instituição cooperante
1.3. Reflexão sobre a integração no Estágio e sobre a progressão na aprendizagem.
2. Componente prática
2.1. Desempenho de tarefas acordadas entre a instituição de acolhimento e o aluno estagiário

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Normas regulamentares do 1º Ciclo em Turismo (moodle)
Amaral, I. (2008). Imagem sucesso: guia de protocol para empresas. 8ª edição. Verbo. Lisboa
Pereira, A., Poupa, C. (2016). Como escrever uma Tese, monografia ou livro científico, usando o Word. 6ª edição. Edições Sílabo, Lisboa

Bibliografia Complementar

Material fornecido pelos docentes

Planificação Semanal

Semanas 1 e 2
1. Apoio e acompanhamento tutorial na elaboração do Relatório de Estágio
1.1. Processos internos da organização cooperante – realização de análise SWOT
Semanas 3 a 6
1. Apoio e acompanhamento tutorial na elaboração do Relatório de Estágio
1.2. Estudo de investigação aplicada sobre um dos setores da instituição cooperante
Semanas 7 a 10
1. Apoio e acompanhamento tutorial na elaboração do Relatório de Estágio
1.3. Reflexão sobre a integração no Estágio e sobre a progressão na aprendizagem
Semanas 11 a 14
2. Componente prática
2.1. Desempenho de tarefas acordadas entre a instituição de acolhimento e o aluno estagiário
Semana 15
Revisão geral do relatório e esclarecimento de dúvidas

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos da UC foram organizados de forma a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. Esta é uma unidade curricular de Orientação Tutorial em que os objetivos se relacionam com a aprendizagem ativa e com a aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da licenciatura em ambiente de trabalho.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino/aprendizagem são coerentes com os objetivos da unidade curricular, baseando-se em atividades de tutoria (em contexto de sala de aula), com o objetivo de orientar os alunos para o conhecimento da entidade cooperante onde vão desenvolver o seu estágio; e em prática em contexto de trabalho, assente no formato de Estágio curricular, de forma aos alunos poderem ter uma experiência prática efetiva de contacto com uma instituição/empresa do sector do turismo e lazer.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocialSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeiraSimSim
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumesSimSim
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em contexto internacionalSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidadeSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.