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Econometria 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

O objectivo é fornecer ao aluno os conhecimentos teóricos e práticos (informáticos) necessários para que possa criar e analisar um modelo de regressão linear. Assim, o aluno terá de ser capaz de i) quando na presença de problemas relacionados com a Economia e a Gestão, aplicar modelos de regressão linear da forma correcta ii) tendo disponível um modelo estimado, verificar se este cumpre os pressupostos necessários para que os seus resultados sejam considerados válidos iii) Interpretar e concluir à luz da ciência económica os resultados encontrados iv) Estimar e analisar modelos econométricos a partir de software informático adequado, nomeadamente, o SPSS.

Pré-Requisitos Recomendados

Matemática, Estatística, Macroeconomia, Microeconomia

Método de Ensino

Metodologia Demonstrativa: Aulas de natureza essencialmente teórica, complementados com exercícios e exemplos onde se demonstra a importância da econometria para a ciência económica e para a compreensão de certos fenómenos dessa natureza.

Metodologia de Prática guiada: A componente prática da Unidade Curricular requer a utilização do software SPSS, pelo que os alunos terão também alguma preparação ao nível deste software.

Haverá lugar a um trabalho de grupo, onde os alunos poderão descobrir qual a melhor maneira de aplicar os conhecimentos adquiridos na Unidade Curricular.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Econometria
2. Modelo de Regressão Linear Simples
3. Modelo de Regressão Linear Múltipla
4. Heteroscedasticidade
5. Autocorrelação
6. Modelos com variável dependente binária: Logit e Probit.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Gujarati, D. and D. Porter (2009). Basic econometrics (5th ed.). Boston: McGraw Hill.

Gujarati, D. and Porter, D. Econometria Básica (2011), 5a Edição. Boston: McGraw Hill.

Bibliografia Complementar

Maddala, G. (2001). Introduction to Econometrics (3th ed.). New York: John Wiley and Sons.
Oliveira, M., Fortuna, N., Santos, L. (2011). Econometria – Exercícios.
Ferreira, P. (2013). Princípios de Econometria. Editora Rei dos Livros.

Planificação Semanal

1
Apresentação e Introdução à Econometria
2
Modelo de Regressão Linear Simples
3
Modelo de Regressão Linear Simples
4
Modelo de Regressão Linear Simples
5
Modelo de Regressão Linear Múltipla
6
Modelo de Regressão Linear Múltipla
7
Modelo de Regressão Linear Múltipla
8
Modelo de Regressão Linear Múltipla
9
Heteroscedasticidade
10
Heteroscedasticidade
11
Autocorrelação
12
Autocorrelação
13
Modelos com variável dependente binária: Logit e Probit.
14
Modelos com variável dependente binária: Logit e Probit.
15
Apresentação dos trabalhos da Unidade Curricular.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos permitem ao aluno a obtenção dos conhecimentos básicos de Econometria indispensáveis para a estimação e interpretação dos modelos que sejam necessários na sua vida profissional ou académica. O aluno será assim dotado com a base teórica que lhe permita atingir os objetivos propostos para a unidade curricular. A sequência dos conteúdos programáticos visa a uma introdução lógica e progressiva dos conhecimentos econométricos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A natureza essencialmente teórica das aulas permite ao aluno a compreensão dos conteúdos da unidade curricular. O complemento da componente prática consolida os conhecimentos do aluno, desperta o seu interesse pelos conteúdos e permite a compreensão da importância da Econometria para a ciência económica. Assim, a metodologia de ensino adotada facilita a obtenção dos objetivos da unidade curricular.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
CriatividadeSimSim
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
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