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Avaliação de Programas de Intervenção Comunitária 2017/2018

  • 8 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Conhecer as funções, objetivos e modelos de referência em Avaliação
2. Saber integrar procedimentos de planificação e de avaliação no desenvolvimento de Programas de Intervenção Comunitária
3.Definir critérios, tipos e aplicar técnicas para a avaliação de um projeto social.
4.Integrar e sistematizar o conhecimento da UC através de um trabalho de multimédia

Pré-Requisitos Recomendados

Não Aplicável

Método de Ensino

A Unidade Curricular apresentará um caráter teórico-prático, pelo que os métodos de ensino expositivos, interrogativos e ativos serão privilegiados. A dinamização das aulas envolverá a leitura e discussão de textos de referência, complementadas com sínteses teóricas e o recurso a estudos de caso e ao trabalho de projeto, envolvendo pesquisa e estudo/trabalho autónomo. A avaliação terá por base participação nas atividades letivas (10%), a realização de uma recensão crítica (30%) e de um trabalho de investigação (60%).

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento concetual da avaliação: função(ões), objetivo(s) e modelos de referência
• Definição de avaliação
• Importância da avaliação nos projectos sociais
• Funções, propósitos e caraterísticas da avaliação
• Projetos nacionais e internacionais de intervenção comunitária
• Diferença entre monitorização e avaliação

2. Critérios da avaliação e papel do avaliador
• Perfil e papel do avaliador
• Padrões de qualidade
• Ética da avaliação

3.Tipos de Avaliação
-A Avaliação como procedimento anterior e interno à planificação
-A Avaliação do processo: procedimentos de monitorização
-A Avaliação dos resultados: definição de critérios e técnicas operacionais
4. Etapas na concepção e implementação do dispositivo de acompanhamento e avaliação
- Relatório de avaliação
5. Avaliação de Programas de Intervenção Comunitária com impacto nacional e internacional

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Alves, M. P. & Machado, E. A. (2008). Avaliação com sentido(s): Contributos e Questionamentos. Santo Tirso: De facto

Alves, M. P. & Machado, E. A. (2011). O sentido do currículo e os sentidos da avaliação. In M. P. Alves & J-M. De Ketele (Orgs.), Do Currículo à Avaliação, da Avaliação ao Currículo (pp. 59-70). Porto: Porto Editora

Callejas, G. V. & Freitas, O. M. P. (2008). Educação e Desenvolvimento Comunitário Local. Porto: Profedições

Carmo, H. (2007). Desenvolvimento comunitário. Lisboa: Universidade Aberta

Figari, G. (1996). Avaliar: Que referencial? Porto: Porto Editora

Hadji, C. (1993). A avaliação, regras do jogo. Porto: Porto Editora

Machado, E. A. (2013). Avaliar é ser sujeito ou sujeitar-se? Elementos para uma genealogia da avaliação. Mangualde: Edições Pedago

Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos. Porto: Porto Editora

Bibliografia Complementar

UNESCO (2009). Guia para Monitoramento e Avaliação de Projetos Baseados em Comunidades, Paris.

Equipa K’CIDADE (2007). Roteiro de Acompanhamento e Avaliação de Projectos de Intervenção Comunitária (GPS), K’CIDADE:Lisboa.

Antunes, C. L. M., Pinto, J. Evaristo, T. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos - Guião prático,
Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Director-Geral: Selenova, Lda. ISBN 978-972-742-285-2. http://www.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=CWn-Iijgy1k%3D&tabid=3004

Cohen, E. e Franco, R. (1995). Avaliação de Projetos Sociais, Petrópolis, Editora Vozes.

Whitehead, Tony L. (09-15-2002). Traditional Approaches to the Evaluation of Community Based Interventions: Strengths and Limitations. University of Maryland.

Perea Arias, Óscar D. e Plataforma de ONG de Acción Social (Coords.) (2003).Guía devaluación de Programas y Proyectos Sociale

Planificação Semanal

Mar 1 Session. Introduction
Apr 2 Sessions Temas 1-2 Trabalho 1
Mai 5 Sessions Themes 3,4,5 Trabalho 1
Jun 1 Session Theme 5
Jul 1 Session Final Work Delivery

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos foram pensados tendo em consideração os objetivos propostos nesta Unidade Curricular. Os conteúdos 1. e 2. Procuram responder aos objetivos 1. e 2., centrando-se no fornecimento de ferramentas que permitam aos estudantes apropriarem-se dos quadros concetuais em termos da avaliação em geral e, especificamente, ao nível da avaliação de programas de intervenção comunitária. Ao mesmo tempo e coordenados com as bases teoréticas, estão contemplados conteúdos (3., 4. e 5.) que visam facilitar o desenvolvimento de competências de análise, implementação e operacionalização de estratégias de avaliação no campo da intervenção comunitária, respondendo aos objetivos 3., 4. e 5.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino centram-se em estratégias que procuram responder aos objetivos da Unidade Curricular recorrendo-se, para tal, aos métodos expositivos, interrogativos e ativos. Para responder aos objetivos 1. e 2., ao nível da apropriação de conceitos pelos estudantes, serão analisados e discutidos textos relevantes, de onde surgirão sistematizações teóricas. O estudo de casos , por sua vez, procura dar resposta aos objetivos 3., 4. e 5., sustentando o desenvolvimento das competências que estarão na base da análise, reflexão e operacionalização das principais estratégias de avaliação de programas de intervenção comunitária.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos Sim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situações  
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de decisão  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Comportamento ético e responsável Sim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
CriatividadeSimSim
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
Liderança  
Preocupação com a eficácia Sim
Preocupação com a qualidade Sim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerir Sim
Trabalho em equipa  
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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