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Género e Educação 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Inglês
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Objetivos
.Tomar consciência sobre a transmissão dos estereótipos sexistas no âmbito da educação, da família, dos meios de comunicação, etc.
. Conhecer e refletir na categoria analítica do género e nas suas implicações na educação
. Analisar o currículo educativo e a produção dos materiais didáticos sexistas

Competências
• Conhecimentos gerais básicos
• Capacidade para recuperar e analisar informação de diferentes fontes
• Capacidade de análise crítica
• Capacidade de aplicar a teoria à prática
• Capacidade para desenvolver trabalho em grupo (cooperativo e colaborativo)

Pré-Requisitos Recomendados

Os correspondentes à formação de um 1º ciclo de estudos.

Método de Ensino

Exposição, análise, discussão, trabalho de grupo, casos práticos.

As sessões privilegiarão as metodologias ativas e serão sempre de carácter teórico-prático, promovendo o intercâmbio, participação, discussão e apresentação de trabalhos em grupo. Serão utilizadas técnicas audiovisuais e dinâmicas de grupos.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua mediante a realização de diversas tarefas propostas para entregar em datas concretas. Pode ser realizada em duas modalidades à escolha dos alunos/as:
1ª. Modalidade Avaliação continua
Frequência - Prova escrita: 40%
Trabalho de grupo: 40%
Participação e trabalhos de sala aula: 20%

Critérios
•Clareza de exposição oral e apresentação escrita
•Interligação e aplicação de conceitos básicos da disciplina
•Conceição e plano do projecto colaborativo baseado na metodologia científica.

2ª Modalidade
Exame escrito final para 100 % de classificação.

Período Avaliação
5 de junho a 19 de julho

Conteúdos Programáticos

Introdução
1.Dignidade e diversidade do ser humano: homem e mulher
2.Conceitos básicos: sexo, sexualidade, processo de sexuação, género, processo de atribuição sexual, identidade de género, sistema sexo-género
3.Nascimento e socialização de género
4.Análise e evolução histórica dos modelos educativos
- Escola da segregação
- Escola mista
- Escola da coeducação
5.Igualdade de oportunidades – inclusão - pistas de acção a nível educativo
6.Igualdade de género e políticas públicas (estratégias de mainstreaming)

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Leite, C. e Lopes, A. (2007). Escola, currículo e formação de identidades. Porto: ASA.
Marias, J. (1990). La mujer en el siglo XX. Madrid: Alianza Editorial.
Thébaud, F. (Dir.). (1991). História das Mulheres, v. 5 – O Século XX. Porto: Edições Afrontamento.
Actas do VII Cursos Internacionais de Verão. Cascais. (2001). A sexualidade na Civilização Occidental. VII Cursos Internacionais de Verão. Cascais: Câmara Municipal de Cascais.
Vicente, A. (1998). Os poderes das mulheres Os poderes dos homens. Lisboa: Círculo dos Leitores.
Pereirinha, José António (Coord.), Nunes, F., Bastos, A., Casaca, Sara Falcão, Fernandes, Rita e Machado, Carla (2008), Género e Pobreza: Impactos e Determinantes da Pobreza no Feminino, Lisboa, Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 169 pp.
Pereirinha, J. A. (coord.). (2008), Género e Pobreza: Impactos e Determinantes da Pobreza no Feminino, Lisboa : Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Bibliografia Complementar

Henriques, F. (1994). Igualdades e Diferenças. Propostas Pedagógicas. Porto: Porto editora.
De Vallescar P. D. (2005). El impacto del género en la filosofía latinoamericana. Utopía y Praxis. Revista Internacional de Filosofía iberoamericana y Teoría Social. (Venezuela), Año 10 (31), 79-92.
De Vallescar P. D. (2004). Género e Interculturalidade: uma questão aberta. In N. Vaz e Silva e J. Miguel Back (org.), Multiculturalismo e outredade (pp.63-97). Universidade La Salle. Canoas - RS, (Brazil). Porto Alegre (Brazil): Nova Harmonia.

Planificação Semanal

PLANIFICAÇÃO SEMANAL
Fev. Semanas 2= 9 h Introdução eTema 1
Fev. Semanas 1= 3h Tema 2
Mar. Semanas 4= 12h Tema 2 , Orientacão Trabalhos, Tema 3
Abr. Semanas 3= 9h Tema 4 e Tema 5
Mai. Semanas 4= 12Tema 6 e Tema 7 (Evaluação)
Jun. Semana 1= 3h Repasso geral/Entrega notas e repasso

Período de Avaliação: 6 nde junho a 16 de julho

Coerência do programa para com os objetivos

Os objectivos propostos em termos de aquisição de conhecimentos e competências visam adquirir conhecimentos básicos da disciplina, promover o conhecimento da metodologia e a reflexão crítica.
A coerência entre os objectivos e os conteúdos está assegurada em termos pedagógicos, disciplinares, contextuais e interdisciplinares, tendo sempre bem presente a realidade dos destinatários.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino acima propostas (teórico-práticas e desenvolvimento de trabalhos de projeto colaborativo de intervenção, que serão apresentados e debatidos pelos alunos) vão ao encontro dos objetivos postulados e pressupõem a aquisição de competências específicas e transversais que se prendem com a reflexão crítica e com a exposição argumentativa das ideias, para além do domínio de conhecimentos e técnicas especializadas no âmbito disciplinar em questão.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologias  
Competência em língua estrangeira  
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