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Tecnologias e Comunicação Educacional 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

. Refletir sobre o papel das novas tecnologias da informação e a comunicação no contexto da educação social.
. Oferecer uma visão geral da utilização das TIC nos diferentes contextos da educação social.
. Desenvolver um trabalho da utilização das TIC na acção formativa no marco da educação social

Pré-Requisitos Recomendados

Não se aplica

Método de Ensino

Método, Recursos, Avaliação
O curso desenvolverá um conjunto de atividades teórico-práticas orientadas para refletir e descobrir a
importância e impacto dos recursos tecnológicos e a comunicação na educação social.
Apresentação teórica do marco concetual e trabalhos individuais e de grupo.
Utilização de ferramentas tecnológicas aplicadas à educação social.
AVALIAÇÃO
A avaliação será mediante recensão crítica de um artigo e um trabalho de projeto, integrando conteúdo da UC
previamente acertado com a professora e a utilização de uma ferramenta multimédia em trabalho de grupo, aplicado a um área da educação social.

Conteúdos Programáticos

Introdução
1. Nativos e Imigrantes Digitais: novos modelos de conhecimento e aprendizagem
2. As tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto atual-
3. A Web2.0: participação e interacção educativa
4. Evolução dos modelos de educação on-line: e-learning, b-learning, m-learning

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Carvalho, Ana Amélia A. (Org.). (2008). Manual de Ferramentas web 2.0 . Ministério de Educação/DGIDC:
Selenova.
Castells, M. (2001). A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Fundação Calouste
Gulbenkian. Lisboa.
Dias, P., Osório, A. J. (2008). Ambientes educativos emergentes. Universidade do Minho- Centro de
Competência da Universidade do Minho. Candeias Artes Gráficas.
Freixo, M. J. V. (2011). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
Giddens, A. (20055). O mundo na era da Globalização. Lisboa: Presença.
Gillani, Bijan B. (2003). Learning Theories and the design of e-learning enviroments, University Press of
America, Inc. : USA.
Leung, L. (2008). Etnicidad virtual. Barcelona: Gedisa.
Lobato Miranda, G. (Org.) (2009). Ensino On-line e Aprendizagem Multimédia. Lisboa: Relógio d’Agua.

Bibliografia Complementar

Freixo, M. J. V. (2011). Teorias e Modelos de Comunicação. (2ª ed.). Lisboa: Instituto Piaget.
Kaplún, M. (1998). Una pedagogia de la communicación. Madrid: Ediciones de la Torre.
Negri, P. S. (2008). Comunicação Didática: A intencionalidade pedagógica como estratégia de ensino.
Londrina: Labted.
Reinard, J. C. (2008). Introduction to Communication Research (4ª ed.). New York: McGraw-Hill.
Sousa, R. P. et al. (orgs). (2011). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB

Planificação Semanal

Docente Diana de Vallescar
7 Nov.- 17H-20H Tema 1
9 Nov. - 16H-19h Tema 2
14 Nov.-17H-20H Tema 3
21 NOV. 14H-17H Tema 3
23 Nov. 14-17H (OT)
28 NOV. 14H-16H Tema 4
5 Dez 17H.19H Tema 4

Docente Sandra Fernandes
20 Dez. 15h-17h - Tema 2
03 Jan. 14h-17h - Tema 3
05 Jan. 15h-17h (OT)
05 Jan. 17h-20h - Tema 3
10 Jan. 14h-17h (OT)
10 Jan. 17h-20h - Tema 4
12 jan. 16h-20h - Tema 4

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos propostos em termos de aquisição de conhecimentos e competências visam adquirir conhecimentos básicos da UC e promover a reflexão crítica sobre a evolução e novas aprendizagens na educação a partir da incorporação das TIC.
A coêrencia entre os objetivos e os conteúdos está assegurada em termos pedagógicos, disciplinares, contextuais e interdisciplinares, tendo sempre presente a realidade dos destinatários.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

As metodologias de ensino centram-se em estratégias que procuram responder aos objetivos da Unidade
Curricular. As sessões privilegiarão as metodologias activas e serão sempre de carácter teórico-prático,
promovendo o intercâmbio e a participação. Serão utilizadas as técnicas audiovisuais e trabalho de grupo.
Adotar-se-á a metodologia de trabalho pessoal e de trabalho de grupo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricos  
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedor  
Capacidade negocial  
Competência em língua estrangeira  
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Gestão da informação e da aprendizagem  
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoal  
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