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Psicologia do Desenvolvimento 2 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

corpo docente

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
• Reconhecer os paradigmas do estudo do desenvolvimento humano, debatendo o processo de desenvolvimento numa perspetiva life-span development;
• Refletir acerca do papel de diferentes fatores para o desenvolvimento harmonioso e integrado do ser humano, tendo em conta a sua especificidade na idade adulta e velhice;
• Conhecer e caracterizar as dimensões psicológicas do desenvolvimento e envelhecimento humano, nomeadamente ao nível do desenvolvimento funcional, cognitivo, social e relacional na idade adulta e na velhice;
• Reconhecer o envelhecimento enquanto processo de adaptação e ajustamento psicológico, discutindo a importância do envelhecimento ativo para o ajustamento psicológico dos indivíduos;
• Conhecer metodologias de avaliação do desenvolvimento psicológico durante a idade adulta e velhice.

Pré-Requisitos Recomendados

Para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, serão essenciais os conhecimentos adquiridos na Unidade Curricular de Psicologia do Desenvolvimento 1 (1º Semestre do 2º ano do Plano de Estudos).

Método de Ensino

Serão utilizados métodos expositivos e métodos ativos. Os primeiros assentarão no recurso a meios áudio-visuais e eletrónicos. Os segundos irão basear-se na realização de atividades de carácter prático, nomeadamente brainstormings, análise e discussão de textos e/ou artigos científicos e/ou vídeos, atividades em pares/grupo no âmbito das aulas, bem como na análise de instrumentos de avaliação psicológica na idade adulta e velhice.

A avaliação da unidade curricular irá decorrer em regime de Avaliação Mista:
• Mini-teste – 35% (escala 0-20 valores) – neste elemento de avaliação, é requisito obrigatório uma nota mínima de 7.5 valores; notas inferiores remeterão os alunos para a Época de Recurso;
• Trabalho de grupo – 30% (componente escrita e apresentação à turma/defesa oral)
• Exame final – 35% (escala 0-20 valores) –neste elemento de avaliação, é requisito obrigatório uma nota mínima de 7.5 valores; notas inferiores remeterão os alunos para a Época de Recurso.

Conteúdos Programáticos

1. Perspetivas e modelos do desenvolvimento
1.1. Desenvolvimento humano: Conceito
1.2. Paradigmas do desenvolvimento humano
1.3. Perspetiva desenvolvimental do ciclo de vida

2. Dimensões psicológicas do desenvolvimento e envelhecimento humano
2.1. Cognição
2.1.1. Pensamento formal e pós-formal
2.1.2. Inteligência e memória
2.1.3. Sabedoria
2.2. Vinculação
2.2.1. Vinculação, relacionamento conjugal/familiar e relações sociais
2.2.2. Vinculação enquanto fator protetor do desenvolvimento psicológico
2.3. Trabalho, reforma e organização dos tempos livres

3. Desenvolvimento humano e adaptação
3.1. Acontecimentos de vida, stress e coping
3.2. Ajustamento psicológica na velhice
3.3. Perspetivas psicológicas sobre o envelhecimento ativo e bem-sucedido

4. O psicólogo na promoção do desenvolvimento e qualidade de vida do adulto e do idoso
4.1. Avaliação psicológica
4.2. Contextos e modalidades de avaliação e interven

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Baltes, P. B., & Smith, J. (2003). New frontiers in the future of aging. Gerontology, 49, 123-135.
Baltes, P. B., Staudinger, U. M., & Lindenberger, U. (1999). Lifespan psychology: Theory and application to intellectual functioning. Annual Review of Psychology, 50, 471-507.
Cavanaugh, J. & Blanchard-Fields, F. (2015). Adult development and aging (7th ed). New York: NY: Cengage.
Fonseca, A. M. (2005). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi.
Fonseca , A. M. (2006). O envelhecimento: Uma abordagem psicológica (2nd ed.). Lisboa: Universidade Católica Editora.
Fontaine, R. (2000). Psicologia do envelhecimento. Lisboa: Climepsi.
Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto Editora.
Ribeiro, O. & Paúl, M. C. (2012). Manual de gerontologia. Lisboa: Lidel.
Soares, I. (2009). Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: Teoria e avaliação. Braga: Psiquil

Bibliografia Complementar

Não obstante outra bibliografia complementar e/ou artigos científicos que sejam oportunamente indicados no decorrer da apresentação dos conteúdos programáticos, indicam-se, como bibliografia complementar à UC de Psicologia do Desenvolvimento 2, as seguintes referências:

Baltes, M. & Baltes, P. B. (1990). Successful aging. Cambridge: Cambridge University Press.
Baltes, P.B. & Mayer, K.U. (1999). Berlin Aging Study: Aging from 70 to 100. Cambridge: Cambridge University Press.
Cavanaugh, J. & Blanchard-Fields, F (2010). Adult development and aging. Cengage Learning.
Fernández-Ballasteros, R. (2008). Active aging: The contribution of psychology. Cambridge, MA: Hogrefe & Huber Publishers.
Hook, D., Watts, J., & Cockcroft, K. (2002). Developmental psychology. London: Lansdowne.
Simões, A. (1999). A personalidade do adulto: Estabilidade e/ou mudança? Psychologica, 22, 9-26.
Simões, A. (2006). Factos e factores do desenvolvimento intelectual do adulto. Psychologica, 42, 25-43.

Planificação Semanal

Semana 1: Apresentação da docente e dos estudantes; Apresentação da UC: objetivos, conteúdos programáticos e modalidade de avaliação; Conceito de desenvolvimento humano

Semana 2: Paradigmas e teorias do desenvolvimento humano

Semana 3: Paradigmas e teorias do desenvolvimento humano

Semana 4: Cognição na idade adulta e velhice: Pensamento formal e pós-formal

Semana 5: Cognição na idade adulta e velhice: Inteligência, memória

Semana 6: Cognição na idade adulta e velhice: Sabedoria

Semana 7:Esclarecimento de dúvidas; Mini-teste

Semana 8: Vinculação na idade adulta e velhice

Semana 9: Trabalho, reforma e organização dos tempos livres

Semana 10: Acontecimentos de vida, stress e coping na idade adulta e velhice

Semana 11: Ajustamento psicológico na velhice

Semana 12: Envelhecimento ativo e bem-sucedido

Semana 13: Avaliação psicológica na velhice: análise e treino na utilização de instrumentos de avaliação

Semana 14: Apresentação e defesa oral dos trabalhos de grupo

Semana 15: Apresentação e defesa oral dos trabalhos de grupo (conclusão); Encerramento da UC: Balanço crítico e avaliação das aulas e do semestre decorrido

Coerência do programa para com os objetivos

A apresentação dos conteúdos relativos aos paradigmas do desenvolvimento humano e aos fundamentos da psicologia do ciclo de vida será essencial para a aquisição de sólidas bases teóricas, permitindo debater o desenvolvimento numa perspetiva de life-span development e a refletir acerca do papel de diferentes fatores para o desenvolvimento humano harmonioso e integrado. A caracterização do desenvolvimento funcional, cognitivo, social e relacional na idade adulta e na velhice permitirá a concretização do objetivo referente ao conhecimento e caracterização das dimensões psicológicas do desenvolvimento e envelhecimento humano. O tratamento dos conteúdos ao ajustamento psicológico na idade adulta e velhice será fundamental para a compreensão da perspetiva psicológica do processo de envelhecimento ativo e bem-sucedido. Os conteúdos relacionados com a avaliação do desenvolvimento e intervenção psicológica na adultez e velhice permitirão conhecer metodologias de avaliação respetivas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A utilização do método expositivo para apresentação dos conteúdos teóricos constitui um processo basilar para a aquisição de conhecimentos relativos aos paradigmas de estudo do desenvolvimento humano, aos fundamentos da perspetiva desenvolvimental do ciclo de vida, às dimensões psicológicas do desenvolvimento e envelhecimento humano, bem como para a construção de uma conceção de envelhecimento ativo e bem-sucedido como resultado de um processo adaptativo ao longo do curso de vida. O recurso a métodos ativos, por meio de brainstormings, análise e discussão de textos/artigos científicos, da realização de atividades de pares/grupo no âmbito das aulas, bem como da análise de instrumentos de avaliação psicológica na idade adulta e velhice, permitirá desenvolver nos alunos as competências de interpretação e aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações de carácter mais prático. A conjugação das diferentes metodologias permitirá, deste modo, a prossecução dos objetivos propostos para a

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoal  
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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