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Animação Turística e Gestão de Eventos 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Compreender o fenómeno dos eventos, bem como o seu contributo como fator estratégico para o desenvolvimento do turismo;
2. Fornecer instrumentos metodológicos para o planeamento e organização de eventos turísticos;
3. Facultar ferramentas para uma boa promoção dos eventos;
4. Proporcionar ferramentas para a captação e criação de eventos regionais, nacionais e internacionais;
5. Conhecer e articular eficazmente as técnicas de gestão de eventos;
6. Saber caracterizar, planear e organizar um evento nos seus aspetos administrativos, comerciais, operacionais e financeiros;
7. Conhecer as regras de protocolo em eventos;
8. A importância da animação turística nas atividades turísticas.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

As aulas combinarão a exposição formal de conceitos, teorias e modelos, estimulando a participação dos alunos através do debate, da intervenção constante e da reflexão crítica das temáticas abordadas. A abordagem expositiva/participativa será útil ao nível das questões conceptuais lecionadas.
Decorrerão sessões de natureza prática de orientação e apoio aos trabalhos a desenvolver pelos alunos, bem como sessões de apresentação e debate dos trabalhos desenvolvidos.
Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos com recurso a estudos de caso, visitas técnicas e palestras com oradores convidados.

Conteúdos Programáticos

Área 1 | Os Eventos
1.1. Conceito de evento
1.2. A importância e objetivos
1.3. Tipologias
1.4. O gestor de eventos
1.5. A animação turística e os eventos

Área 2 | Turismo de Eventos
2.1. Caraterização
2.2. Impactes económicos, sociais, ambientais e turísticos
2.3. Relação com a comunidade local

Área 3 | Planificação e gestão em eventos
3.1. O processo de planeamento e gestão de eventos
3.2. Fases do evento
3.3. Financiamento
3.4. Planos operacionais
3.5. Avaliação do evento

Área 4 | Protocolo em eventos
4.1. Protocolo social e empresarial
4.2. Lei das precedências
4.3. Protocolo nacional e internacional

Área 5 | Projeto de evento
5.1. Definição do tema do projeto
5.2. Descrição do projeto
5.3. Planos operacionais
5.4. Gestão do evento
5.5. Avaliação do evento
5.8. Ação, acompanhamento e adaptação
5.9. Avaliação dos resultados

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Bowdin, G.A.J., Allen, J., O'Toole, W., Harris, R. & McDonnell, I. (2011). Events management - 3rd ed.. Oxford. Elsevier Butterworth-Heinemann.
Getz, D. (1997). Event management and event tourism. New York. Cognizant Communications Corporation.
Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, 29, p. 403-428.
Marujo, M. N. (2017). Turismo, Turistas e Eventos: da teoria à prática. Castelo Branco. RVJ - Editores, Lda.
Pedro, F., Caetano, J., Christiani, K. & Rasquilha, L. (2012). Gestão de Eventos. Lisboa. Escolar Editora.
Vieira, J. M. (2015). Eventos e Turismo – Planeamento e Organização. Lisboa. Edições Sílabo.

Bibliografia Complementar

Allen, J., O’Toole, W., McDonnell, I., & Harris, R. (2002). Festival and special event management. Milton, Queensland: Wiley.
Gursoy, D. & Kendall, K. W. (2006). Hosting Mega Events. Modelling Locals’ Support. Annals of Tourism Research, Vol. 33 (3), p. 603-623.
Van der Wagen, L.& White, L. (2011). Event Management for tourism: Cultural, Business and Sporting Events. EUA. Prentice Hall.

Planificação Semanal

Semana 1 e 2 – Apresentação da disciplina (programa, objetivos, avaliação).
Área 1 | Os Eventos
Semana 3 e 4 - Área 2 | Turismo de Eventos
Semana 5, 6 e 7 - Área 3 | Planificação e gestão em eventos
Semana 8 e 9 - Área 4 | Protocolo em eventos
Semana 10 a 14 - Área 5 | Projeto de evento
Semana 15 – Apresentação dos projetos

Coerência do programa para com os objetivos

Os objetivos da unidade curricular adequam-se aos conteúdos programáticos, sendo desenvolvidos de acordo com a evolução na aprendizagem dos conteúdos, encontrando-se adaptados às várias partes em que se divide o programa proposto. Fazendo uma ligação estreita com exemplos e casos práticos de aplicação, a UC explorará os principais conceitos teóricos, os processos metodológicos e as técnicas de análise fundamentais da UC, aplicada aos eventos.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Atendendo a que os objetivos propostos equilibram as teorias fundamentais da Organização e Gestão de Eventos, associadas ao turismo e a aplicação prática dos conteúdos no domínio dos conceitos, a metodologia adotada cumpre esses fins. Transversal a todo o momento de ensino é a abordagem de investigação, patente no projeto de grupo a construir ao longo do percurso letivo, que se entende venha a constituir competência fundamental do futuro licenciado em turismo.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSim 
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSim 
Competência em língua estrangeiraSim 
Comportamento ético e responsávelSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSimSim
LiderançaSim 
Preocupação com a eficácia  
Preocupação com a qualidade  
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemas  
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
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