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Psicologia Forense 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Adquirir conhecimentos acerca do enquadramento histórico e concetual da psicologia forense, enquanto uma área específica da psicologia e a sua articulação com o direito.
Identificar os contextos de aplicação da psicologia forense e áreas associadas, caracterizando as formas de atuação do profissional, os intervenientes e as especificidades práticas;
Adquirir e aplicar conhecimentos acerca das especificidades do processo de avaliação psicológica forense, através do estudo de casos práticos.

Pré-Requisitos Recomendados

Não existem.

Método de Ensino

São utilizadas atividades de ensino-aprendizagem que combinam o método expositivo-participado com pedagogias ativas, em que o estudante assume um papel de elevado protagonismo no seu processo de aprendizagem.

Conteúdos Programáticos

1.I ntrodução à Psicologia Forense:
1.1 Enquadramento histórico e concetual
1.2 Especificidades e objeto de estudo
1.3 Áreas de atuação
1.4 O perito em tribunal

2.Processo de Avaliação Forense:
2.1 Características e especificidades
2.2 Problemas técnicos
2.3 Questões Éticas

3.Avaliação Psicológica em Processo Penal de agressores e vítimas

4.Avaliação Psicológica em Processo Cível e responsabilidades parentais

5.Avaliação do Risco

6.Relatório Pericial

7.Casos Práticos

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Agulhas, R. & Anciães, A. (2014). Casos práticos em psicologia forense. Lisboa: Edições Sílabo
Cordeiro, J. C. D. (2011). Psiquiatria forense. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Gonçalves, R. A. (2011). Manual de psicologia forense. Braga: Psiquilíbrios.
Fonseca, A. C. (2009). Psicologia e justiça. Coimbra: Almedina.

Bibliografia Complementar

Fonseca, A. C., Simões, M. R., Taborda Simões, M. C., & Pinho, M. S. (2006). Psicologia forense. Coimbra: Almedina.
Gonçalves, R. A. (2010). Psicologia forense em Portugal: Uma história de responsabilidades e desafios. Análise Psicológica, 1(28), 107-115.

Planificação Semanal

1- Apresentação dos conteúdos programáticos, metodologia de avaliação e bibliografia recomendada. Organização de grupos de trabalho.
2 - Introdução à Psicologia Forense: Enquadramento histórico e concetual; Especificidades e objeto de estudo
3 - Introdução à Psicologia Forense: Áreas de atuação; O perito em tribunal.
4 - Feriado
5 - Processo de Avaliação Forense: Características e especificidades; Problemas técnicos; Questões Éticas. Entrega do estado da arte do trabalho de grupo.
6 – Mini teste + Avaliação Psicológica em Processo Penal de agressores e vítimas
7 - Correção do mini-teste + Avaliação Psicológica em Processo Penal de agressores e vítimas
8 – Avaliação Psicológica em Processo Cível e responsabilidades parentais.
9 - Avaliação do Risco e relatório pericial
10 – Aula aberta: "Vitimas de violência doméstica e homicídio" (convidado externo)
11 - Apresentação de Casos Práticos.
12 – mini-teste
13 - Apresentação de Casos Práticos.
14 – Correção do mini-teste + balanço do semestre.

Coerência do programa para com os objetivos

Através da aquisição dos conhecimentos teóricos lecionados, nomeadamente, o enquadramento histórico e concetual, especificidades e objeto de estudo e áreas de atuação, o estudante conseguirá identificar os contextos de aplicação da psicologia forense, caracterizando as formas de atuação do profissional, dos intervenientes e as especificidades práticas.
Nas aulas de análise dos casos práticos, o estudante será capaz aplicar conhecimentos acerca das especificidades do processo de avaliação psicológica forense.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Através da metodologia expositiva, o estudante irá adquirir os conhecimentos teóricos que irá aplicar na discussão de casos práticos.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de adaptação a novas situaçõesSim 
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSim 
Capacidade de decisãoSimSim
Capacidade de iniciativa e espírito empreendedorSim 
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em informática e uso de novas tecnologiasSimSim
Competência em língua estrangeira  
Comportamento ético e responsávelSimSim
Comunicação oral e escritaSimSim
Conhecimento de outras culturas e costumes  
Criatividade  
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
Preocupação com a eficáciaSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSim 
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Valorização da diversidade e da multiculturalidade  
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