Como chegar
|
Contactos

Turismo Patrimonial e Cultural 2017/2018

  • 6 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

1. Compreender os conceitos e definições de Turismo Cultural e Turismo Patrimonial.
2. Compreender a importância da cultura e do património no âmbito do Turismo.
3. Conhecer a Carta Internacional de Turismo Cultural e as classificações do património cultural.
4. Entender funcionamento e gestão dos atores devalorização e interpretação de Património – Centros de interpretação, museus, casas-museus.
5. Conhecer programas e atividades em equipamentos culturais: publicações, centros de interpretação, exposições, eventos históricos e recriação histórica, artesanato, música, tradições culturais em Portugal de norte a sul do país.
6. Entender a diversidade cultural no Mundo
7. Realizar um trabalho de investigação tendo em conta que 2018 é o ano europeu do património cultural.

Pré-Requisitos Recomendados

Não aplicável

Método de Ensino

.

Conteúdos Programáticos

1.Estado da Arte: conceitos e definições de Turismo Cultural e Turismo Patrimonial. A importância da cultura e do património no âmbito do Turismo. Património natural e cultural, tangível e intangível. Património vernacular. Paisagem Cultural. Classificações e a importância das classificações para o turismo.
2. Carta Internacional de Turismo Cultural
3. Valorização e interpretação de Património – Centros de interpretação, museus, casas-museus.
4. Programas e atividades em equipamentos culturais: publicações, centros de interpretação, exposições, eventos históricos e recriação histórica, artesanato, música, tradições culturais em Portugal de norte a sul do país. Exploração dos sentidos e experiências pela arte. Estudos de caso.
5. Diversidade cultural no Mundo: artesanato, música, dança, tradições culturais: casos.
6. 2018: ano europeu do Património Cultural
7. Trabalho de investigação: Turismo cultural e patrimonial estudo de caso no Porto e em Guimarães.

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

.

Bibliografia Complementar

.

Planificação Semanal

.

Coerência do programa para com os objetivos

.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Preocupação com a qualidadeSimSim
Resolução de problemasSimSim
Trabalho em equipaSimSim
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)