Como chegar
|
Contactos

Fundamentos de Programação de Computadores 2017/2018

  • 4 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

No final do semestre o aluno será capaz de:
1. Compreender o papel dos algoritmos na resolução de problemas
2. Compreender os conceitos básicos de desenho de programas e de programação
3. Usar tipos de dados primitivos e estruturas de dados oferecidos pelo ambiente de desenvolvimento
4. Escolher uma estrutura de dados adequada para a resolução de um problema simples
5. Desenvolver aplicações simples
6. Desenhar, implementar e testar um programa que usa as seguintes construções de programação: computação
básica, entrada/saída de dados, estruturas condicionais e iterativas e a definição de funções.
7. Testar aplicações

Pré-Requisitos Recomendados

sem pré-requisitos

Método de Ensino

Método Aprendizagem Colaborativa; Método Aprendizagem pela resolução de problemas Método expositivo

Conteúdos Programáticos

1.Algoritmos
2.Resolução de problemas e algoritmos
3.Desenho de programas
4. Conceitos de programação: variávies, constantes, tipos, expressões, procedimentos, funções, parâmetros,
operadores e operações, lógica de decisão, ciclos, estruturas de controlo
5.Estruturas de dados: tipos primitivos, tipos compostos, arrays; ficheiros
6.Entrada e saída de dados
7.Visão geral e história das linguagens de programação
8.Ambientes integrados de desenvolvimento – uso de uma linguagem de programação
9.Testes de usabilidade

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Carrano, F., Data Structures and Abstractions with Java, Pearson Education; 3rd edition, 2011.
Cormen, T., Leiserson, C., Rivest, R., Stein, C., Introduction to Algorithms, MIT Press; 3rd edition, 2009.
David J. Barnes & Michael Kölling, Objects First with Java, A Practical Introduction using BlueJ, Fifth edition, Prentice Hall
/ Pearson Education, 2012

Bibliografia Complementar

Carrano, F., Prichard, J., Data Abstraction and Problem Solving with Java: walls and mirrors, Pearson Education;
3rd Ed., 2011.

Planificação Semanal

Apresentação da UC. Resolução de prblemas.

Resolução de problemas: Top-Down, algoritmos, Traçagens.

Operadores e expressões. Expressões matemáticas e computacionais. Estrutura de controlo condicional: SE-ENTÃO-SENÃO, IF-THEN-ELSE. Ifs embricados

Linguagem C.

Uso dos ciclos: Repetição por contagem: DO-FOR; DO-WHILE; Repetição condicional até: REPEAT-UNTIL. Conversão dum ciclo REPEAT-UNTIL num ciclo DO-WHILE.

Arrays e matrizes.

Manipulação de alfanuméricas.

Teste escrito (03-10-2017 às 15h)
Teste pratico (31-10-2017 às 15h)
Teste pratico (29-11-2017 às 9h)
Teste escrito (19-12-2017 às 15h)

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos lecionados permitem aos alunos adquirir conhecimentos relevantes com os quais serão capazes
de perceber a complexidade do desenho de um algoritmo e como implementar um programa usando um ambiente integrado
de desenvolvimento. Nomeadamente os conteúdos 1, 2 e 3 permitem ao aluno compreender o papel dos algoritmos na
resolução de problemas. Os conteúdos 4 e 5 contribuem para a compreensão dos conceitos básicos de programação e para
conhecer e saber usar tipos de dados primitivos e estruturas de dados. Através dos conteúdos 6 a 8 os alunos adquirirão as
competências para desenvolver aplicações simples num dado ambiente de desenvolvimento. O conteúdo 9 dá a conhecer aos
alunos testes que lhe permitirão testar aplicações avaliando a sua usabilidade. O conjunto integrado dos conteúdos contribuem
para que o aluno saiba desenhar, implementar e testar um programa

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

Sendo uma disciplina de fundamentos, será necessário apresentar alguns conceitos o que será feito recorrendo ao método
expositivo. As competências de saber fazer, relacionadas com o saber desenhar, implementar e testar um programa serão
desenvolvidas através da combinação da aprendizagem colaborativa e a resolução de problemas.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)
Por favor dispense alguns minutos para responder a umas perguntas rápidas sobre o nosso website.