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Gestão de Segurança em Sistemas de Informação 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Contínua

Objetivos

Apreender os conceitos fundamentais da Segurança em Sistemas de Informação. Compreender os riscos,
ameaças e vulnerabilidades. Conhecer políticas e procedimentos, mecanismos de ataque e defesa, análise de
risco, recuperação e segurança da informação.
Deverão ficar aptos a esquematizar uma plataforma de gestão de segurança que seja considerada uma mais
valia para o negócio.
Estes objetivos contribuem para os objetivos do curso nos seguintes tópicos:
- Identificar, avaliar e selecionar soluções tecnológicas alinhadas com as
necessidades e objetivos organizacionais;
- Criar e gerir arquiteturas organizacionais;
- Controlar os riscos associados às tecnologias de informação;
- Assegurar a segurança da informação;

Pré-Requisitos Recomendados

Conhecimentos gerais de sistemas de informação, nomeadamente dos seus domínios base: Utilizador, posto
de trabalho, LAN, LAN-WAN, WAN, Acesso remoto, Sistema/ Aplicações

Método de Ensino

Apresentação teórica dos temas com discussão dos aspetos fundamentais.

Conteúdos Programáticos

1 - Necessidade de Segurança em Sistemas de Informação
2 – Mudanças na forma de comunicação de pessoas e negócios
3 – Ataques maliciosos, ameaças e vulnerabilidades
4 – Razões para a segurança de informação nas organizações
5 – Controlo de Acesso
6 – Adimistração e Operações de segurança
7 – Auditoria, teste e monitorização
8 - Risco, respostas e recuperação
9 – Criptografia
10 – Redes e Telecomunicações
11 – Standards de Segurança em SI

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Krutz, R.L. & Vines, R.D. (2002).The CISSP Prep Guide: Gold Edition
Kim, D. & Solomon, M.G. (2013). Fundamentals Of Information Systems Security. (2Ed). Jones & Bartlett
Learning
Wikipedia

Bibliografia Complementar

Documentação fornecida pelo professor

Planificação Semanal

Equivalente aos conteúdos programáticos.
Será abordado um por semana, com revisão final.
A realização de um miniteste por semana e a discussão dos temas provocará um realinhamento permanente
pelo que a folga para o total das semanas de aulas será usada.

Coerência do programa para com os objetivos

Os conteúdos programáticos cobrem todos os conceitos necessários aos objectivos e constituem o seu
desenvolvimento sistematizado por áreas.

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

O carácter teórico do tema com a consequente necessidade de aquisição continuada de conhecimentos obriga
a que também a sua apreensão seja avaliada de forma permanente.

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
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