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Gestão Estratégica 2017/2018

  • 5 ECTS
  • Lecionada em Português
  • Avaliação Mista

Objetivos

Depois de concluída a unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
1. Identificar a importância determinante da gestão estratégica para a atividade empresarial e descrever e aplicar os instrumentos indispensáveis à sua implementação e monitorização;
2. Construir diagnósticos estratégicos;
3. Desenhar planos estratégicos;
4. Utilizar ferramentas de apoio à execução e monitorização da estratégia.

Pré-Requisitos Recomendados

CONTABILIDADE GERAL; ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS

Método de Ensino

- Apresentação das bases conceptuais e modelos de referência, no âmbito do diagnóstico, planeamento e controlo estratégico.
- Apresentação de empresas / casos, através de vídeos, folhetos corporativos, sítios na Internet, demonstrações financeiras e relatórios de gestão.
- Brainstorming, na sequência da apresentação de casos práticos, procurando estimular a análise crítica e a criatividade na procura e no debate de soluções.

Metodologia de avaliação Mista, com trabalho de grupo (ponderação de 50%) e exame final (50%).

Conteúdos Programáticos

ENQUADRAMENTO
1.1 ECONOMIA E COMPETITIVIDADE
1.2 EMPRESA E CRIAÇÃO DE VALOR
1.3 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
2. O DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO (ONDE ESTAMOS?)
2.1 ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE
2.2 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO DA EMPRESA
3. O RUMO DA ORGANIZAÇÃO (PARA ONDE QUEREMOS IR?)
3.1 VISÃO
3.2 MISSÃO
3.3 VALORES
3.4 OBJETIVOS
4. DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
4.1 INTRODUÇÃO
4.2 ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO
4.3 A ESTRATÉGIA PARA A EMPRESA COMO UM TODO
4.4 ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
5. GESTÃO ESTRATÉGICA & CONTROLO
6. PORQUE FALHAM AS ESTRATÉGIAS?
7. NOVAS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESTRATÉGICA

Bibliografia e Webgrafia Recomendada

Hitt, M., Ireland, R e Hoskisson, R. (2015) Strategic Management: Competitiveness and Globalization, Concepts and Cases. South-Western, Mason, USA., 11th edition
Carvalho, José C. e Filipe, José C. (2014). Manual de Estratégia - Conceitos, Prática e Roteiro. 4ª edição. Edições Sílabo.
Serra, Fernando R., Ferreira, Manuel P., Torres, Maria C. e Torres, Alexandre P. (2012).Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, 3ª edição. Lidel
Johnson, G., Wittington, R.,Scholes, K.,Angwin, & D.,Regnér, P. (2014). Exploring Strategy,Text and Cases.10th ed.Pearson
Amason, Allen. (2011). Strategic Management: From Theory to Practice. Routledge – Taylor & Francis Group.
Textos de apoio a disponibilizar pelo docente
Sítios na Internet de empresas e artigos para apoio ao estudo de casos, a indicar nas aulas.

Bibliografia Complementar

Santos, R.A. (2008) Gestão Estratégica. Escola Editora
Amason, Allen. (2011). Strategic Management: From Theory to Practice. Routledge – Taylor & Francis Group.
Drucker, P.(1964). Managing for Results. W. Heinemann.
Kaplan, Robert S., Norton, David P. (1996). The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Harvard Business School Press.
Kim, W.C. & Mauborgne R. (2015) Blue Ocean Strategy, Expanded Edition: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant
Sun Tzu. (1972). The Art of War, translated and with na introduction by Samuel B. Griffith. Penguin Books, London.
Mintzberg, H. (1994). The Rise and Fall of Strategic Planning. London, Prentice-Hall
Johnson, G., Wittington, R.,Scholes, K.,Angwin, & D.,Regnér, P.(2014). Exploring Strategy, Text and Cases. 10th ed.Pearson

Planificação Semanal

Semana 1
APRESENTAÇÃO
1. ENQUADRAMENTO
1.1 ECONOMIA E EMPRESA
1.2 EMPRESA E CRIAÇÃO DE VALOR
Semana 2
1.3 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Semana 3
2. O DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO (ONDE ESTAMOS?)
2.1 O AMBIENTE EXTERNO GLOBAL

Semanas 4 e 5
2.2 AMBIENTE EXTERNO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA (ANÁLISE DA ATRATIVIDADE DA INDÚSTRIA/SETOR)

Semana 6 e 7
2.3 O AMBIENTE INTERNO
Semanas 8 e 9
TRABALHO GRUPO
Semana 10
3. O RUMO DA ORGANIZAÇÃO (PARA ONDE QUEREMOS IR?)
3.1 VISÃO
3.2 MISSÃO
3.3 VALORES
3.4 OBJETIVOS

Semana 11 e 12
4. DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
4.1 INTRODUÇÃO
4.2 ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO
4.3 A ESTRATÉGIA PARA A EMPRESA COMO UM TODO
Semana 13
4.4 ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
Semanas 14 e 15
5. GESTÃO ESTRATÉGICA & CONTROLO
6. PORQUE FALHAM AS ESTRATÉGIAS?
7. NOVAS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESTRATÉGICA

Coerência do programa para com os objetivos

O capítulo 1 permitirá ao aluno o domínio dos conceitos essenciais no contexto da gestão estratégica e o seu enquadramento e importância na gestão das empresas (objetivo 1). Os capítulos 2 e 3 permitirão desenvolver diagnósticos estratégicos, mediante a identificação das fontes de informação, dos modelos e das metodologias a utilizar (objetivo 2). No capítulo 4 os alunos aprenderão a desenvolver planos estratégicos, a partir da missão e dos objetivos definidos pela empresa e dos resultados decorrentes do diagnóstico (objetivo 3). No capítulo 5 serão apresentadas ferramentas de controlo estratégico, com aplicação às diferentes áreas funcionais, de modo a assegurar o bom desempenho da gestão estratégica (objetivo )4. O capitulo 6 permitirá ao aluno conhecer as ‘novas’ formas de gestão estratégica (objetivo 1). No capítulo 7, os alunos serão confrontados com situações que configuram domínios críticos na conceção e implementação da estratégia (todos os objetivos).

Coerência dos métodos de ensino para com os objetivos

A apresentação e estudo de conceitos e ferramentas utilizados para efeitos de diagnóstico, planeamento e controlo estratégico, e o bom entendimento da sua necessária relação com a missão e os objetivos da empresa, constituem pré-requisitos essenciais para assegurar uma contribuição efetiva para o bom desempenho empresarial (objetivo 1). A apresentação de empresas e estudos de casos através dos meios indicados proporcionará aos alunos uma maior proximidade a ambientes reais e, consequentemente, uma melhor apreensão e maior sensibilidade para o desenvolvimento de competências em matéria de diagnóstico, planeamento e controlo estratégico, o que será devidamente aprofundado com o incentivo ao debate e à análise critica dos casos, soluções e problemas apresentados (objetivos 2, 3 e 4).

competência genérica relevantedesenvolvida?avaliada?
Análise e sínteseSimSim
Aptidão para aplicação na prática dos conhecimentos teóricosSim 
Capacidade crítica e de avaliaçãoSimSim
Capacidade de auto-critica e de auto-avaliaçãoSimSim
Capacidade de investigaçãoSimSim
Capacidade negocial  
Competência em língua estrangeiraSim 
Comunicação oral e escritaSimSim
CriatividadeSim 
Gestão da informação e da aprendizagemSim 
LiderançaSim 
Relacionamento interpessoalSim 
Resolução de problemasSimSim
Saber organizar, planear e gerirSimSim
Trabalho em equipaSim 
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